Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Acompanhar a evolução da tecnologia é importante para aproveitar as facilidades que ela pode nos oferecer. Um ótimo exemplo para isso é a possibilidade de fazer uma pós-graduação EAD, já que a modalidade de educação a distância não está restrita aos cursos de graduação.

Aliás, essa é a melhor alternativa para quem precisa conciliar compromissos pessoais com trabalho e estudos. Essa é a sua realidade? Conversamos com a diretora de ensino da UCEFF, Silviane Lawall, para saber melhor como funciona essa oportunidade. Não deixe de conferir todas as informações a seguir! 

Como funciona a graduação EAD da UCEFF?

O detalhe mais importante a ser ressaltado é que o modelo da UCEFF não é totalmente a distância, pois também conta com encontros presenciais. Então, ele pode ser considerado como semipresencial, pois existe a necessidade de visitar a instituição algumas vezes durante a formação.

Na prática, isso quer dizer que o aluno tem uma aula programada ao fim de cada etapa e aproveita a ocasião da visita para fazer uma avaliação do que foi estudado ao longo desse intervalo. Fora isso, todos as atividades e materiais são disponibilizados no ambiente virtual. 

Quais cursos estão disponíveis?

Ao todo, são mais de 20 cursos de pós-graduação oferecidos pela Instituição e que abrangem áreas diversas do conhecimento. Por enquanto, apenas a pós-graduação em Gestão Empresarial está disponível na modalidade EAD/semipresencial.

Essa é uma formação voltada para o desenvolvimento de gestores competitivos, que poderão atuar no mercado de trabalho de forma estratégica e contribuir com a otimização de recursos e o sucesso dos negócios. Durante a capacitação, o aluno tem contato com disciplinas como Marketing, Finanças, Inovação, Tecnologia, Planejamento Tributário, Gestão de Pessoas e de Projetos.

Qual a carga horária dos cursos?

A carga horária de todos os cursos respeita as orientações do MEC (Ministério da Educação), o que é importante para a validação do diploma dos estudantes. Sendo assim, a pós-graduação tem carga mínima de 360 horas/aula, que são divididas entre atividades online e presenciais.

Preciso ir até a UCEFF com que frequência?

Como já foi dito, as aulas presenciais ocorrem apenas ao fim de cada módulo. Isso quer dizer que elas devem acontecer somente uma vez ao mês, quando as disciplinas previstas para aquela etapa são concluídas. Para facilitar ainda mais a rotina dos alunos e não comprometer o período de trabalho, os encontros geralmente são marcados aos sábados.

Como são as atividades avaliativas?

Essa é uma questão que depende do tipo de curso escolhido pelo aluno. Segundo a diretora Silviane, “o modelo de avaliação será baseado no desenvolvimento do currículo do curso”. Por exemplo, um curso voltado para projetos deve seguir essa mesma linha na hora de avaliar o progresso do estudante.

De qualquer forma, todas as atividades são computadas até chegar a uma nota final, o que valoriza o desempenho de cada um ao longo dos estudos e não apenas na última prova. A avaliação presencial tem um peso maior (cerca de 60%), mas as tarefas online e estudos de caso também ajudam a compor o resultado.

E no caso de dúvidas, tenho um suporte?

Com certeza. Inclusive, a UCEFF tem como diferencial essa preocupação de oferecer o melhor suporte possível para seus alunos, mesmo (ou principalmente) para aqueles que estão distantes.

Na verdade, muitas pessoas acham que a distância é um fator que prejudica o relacionamento entre a instituição e o estudante. Contudo, isso não acontece quando há uma boa estrutura para oferecer essa modalidade. Foi pensando nisso que a UCEFF criou o NEAD – Núcleo de Educação a Distância, um órgão focado em manter a qualidade já reconhecida da instituição nos seus cursos EAD.

Um time altamente capacitado e multidisciplinar cuida da produção dos conteúdos, da preparação dos professores, do funcionamento do ambiente virtual e, claro, do atendimento aos alunos. Todo esse conjunto favorece uma comunicação direta e eficaz, além de evitar maiores dificuldades no aprendizado.

É possível conciliar o trabalho e a pós?

Sim, e essa é uma das grandes vantagens de optar pela modalidade EAD ou semipresencial. Uma pessoa interessada em fazer uma pós-graduação já tem um diploma do Ensino Superior e normalmente está inserida no mercado de trabalho. Aliás, a evolução da carreira é um dos principais motivos para ela apostar em uma especialização.

Como grande parte das atividades é realizada na plataforma de aprendizagem online, o aluno pode cumprir com suas obrigações de qualquer lugar que tenha acesso à internet, sem perder tempo com deslocamento frequentemente ou ter que seguir um horário rígido de aulas. Ou seja, isso não compromete tanto a sua rotina, que pode ser organizada de forma mais flexível e com mais autonomia.

No caso da UCEFF, os encontros presenciais ficam restritos ao período de conclusão dos módulos e são marcados com antecedência pela instituição para que o estudante se programe. No entanto, é claro que a dedicação precisa ser intensa durante todo o curso, pois o fato de poder realizar as tarefas virtualmente não significa que estudar a distância é mais fácil.

O que preciso para fazer uma pós-graduação EAD?

O principal critério para fazer uma pós-graduação é, como o próprio nome indica, já ter feito uma graduação antes. Logo, é natural que essa seja uma exigência de qualquer instituição de ensino para aceitar os candidatos.

A diferença da educação a distância é ter a garantia de que o aluno conseguirá acompanhar a programação virtual, o que requer fácil acesso à internet e habilidade para lidar com a plataforma.

O diploma é reconhecido?

A UCEFF cumpre todos os requisitos do MEC para que a certificação seja reconhecida e válida em todo o território nacional. Essa é uma dúvida comum, mas que precisa ser desmistificada. O fato mais importante para o reconhecimento de um diploma é a conformidade do curso em relação aos parâmetros do órgão, independentemente se o curso é presencial ou EAD.

Enfim, a decisão de fazer uma pós-graduação EAD deve ser avaliada levando em conta as vantagens que pode oferecer e a qualidade do curso para agregar valor à formação do aluno, aumentando suas chances de sucesso no mercado.

Agora que você já sanou as principais dúvidas sobre essa oportunidade, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir mais detalhes dos nossos cursos para escolher a pós ideal para você!

Facebook Comments