EAD tem aulas práticas? Descubra como funciona essa modalidade!

6 minutos para ler

O mercado de trabalho apresenta uma concorrência cada vez maior, com profissionais altamente capacitados. Por isso, é fundamental contar com um diploma de Ensino Superior para competir pelas melhores vagas. Porém, quando a pessoa já atua em uma jornada integral, pode ser difícil conciliar trabalho e estudo.

Para esses profissionais que desejam adquirir uma formação de nível superior, o Ensino a Distância (EAD) pode ser uma opção mais que bem-vinda. Afinal, essa modalidade oferece uma série de vantagens, como a possibilidade de assistir às aulas onde e quando puder.

Se você tem interesse de aprimorar o seu currículo com uma graduação, mas não sabe como aliá-la à rotina corrida, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar como funciona e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino, se o EAD tem aulas práticas e a qual perfil se destina. Confira!

Como funciona um curso na modalidade EAD?

Você provavelmente se lembra — ou já ouviu falar — dos telecursos que passavam na televisão e dos cursos por correspondência, não é mesmo? Pois saiba que a modalidade EAD nada mais é do que a evolução dessas opções de aprendizado, possibilitada pelo avanço tecnológico e pelo maior acesso da população à internet.

O EAD, portanto, é uma modalidade de ensino que visa aliar a rotina atarefada de trabalho e atividades domésticas com o Ensino Superior — seja na forma de graduação, curso tecnólogo ou pós-graduação. Dessa forma, é uma excelente alternativa tanto para jovens como para adultos que desejam conseguir uma formação e se destacar no mercado.

Para isso, basta que o aluno seja aprovado no vestibular e tenha um computador com acesso à internet para usufruir e interagir na plataforma EAD. É nesse ambiente que ele terá acesso às aulas, às tarefas e aos professores e tutores, além de conseguir se comunicar com os demais alunos.

Como são as aulas nessa modalidade de ensino?

É no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) que o aluno terá acesso aos tutores em EAD. Nessa plataforma, será possível assistir também às aulas do seu curso, podendo ser na forma de vídeos ao vivo ou gravados. Também estarão disponíveis os conteúdos em áudio e em texto para auxiliar os estudos.

Muita gente se pergunta se o EAD tem aulas práticas. No Ensino a Distância, as aulas são 100% online e o aluno deverá entregar as atividades e trabalhos dentro do prazo estipulado. Ao final do semestre, será preciso comparecer ao polo da instituição de ensino indicado para a realização das avaliações — únicas atividades presenciais do curso.

Essa estrutura é diferente, por exemplo, do ensino semipresencial híbrido, que mescla o EAD com aulas práticas na faculdade, em encontros de menor frequência que aqueles necessários em um curso presencial.

Qual é o perfil do aluno EAD?

Para se destacar nesse tipo de formação, o perfil do aluno EAD precisa ser o de alguém esforçado, dedicado e organizado. Afinal, como não há encontros presenciais, é preciso que o estudante determine os seus horários de estudos.

Como o ensino é feito a distância, é preciso adquirir uma posição ativa no processo de construção do conhecimento, participando nos fóruns de discussão, enviando mensagens aos tutores e encontrando motivação para dar continuidade ao aprendizado.

Por fim, é necessário ter disciplina para evitar as distrações externas ao curso — como redes sociais e televisão —, entregar as atividades nos prazos determinados e seguir a rotina de estudos com responsabilidade.

Quais são as vantagens de fazer um curso EAD?

Como vimos, os cursos na modalidade EAD são ótimas opções para aquelas pessoas que têm uma rotina corrida, mas que querem investir na sua formação de nível superior. Com dedicação e organização, é possível aliar os estudos ao trabalho e às demais atividades diárias.

De fato, o Ensino a Distância oferece uma série de vantagens. A seguir, vamos explicar algumas delas. Confira!

Flexibilidade

Uma das principais vantagens do Ensino a Distância é a possibilidade de o aluno montar os seus próprios horários de estudo, além de poder assistir às aulas desde qualquer lugar e no horário que for mais conveniente. Apenas é necessário ter um dispositivo com acesso à internet.

Dessa forma, mesmo que você trabalhe em jornada de escala, por exemplo, poderá cursar uma graduação sem ter o seu aprendizado prejudicado por faltas na faculdade.

Custo reduzido

Outra vantagem, que inclusive torna o curso mais acessível, é o seu custo reduzido. Como as interações ocorrem de forma virtual — apenas as avaliações semestrais são presenciais —, a instituição de ensino tem menos custos com instalações físicas, o que possibilita o oferecimento de graduações por um preço mais baixo.

Além de economizar na matrícula e nas mensalidades, o estudante também não terá gastos extras com transporte e alimentação, ajudando na economia.

Variedade de cursos

Com a popularização da modalidade de Ensino a Distância, hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de cursos em uma série de instituições de ensino por todo o país. Você pode, até mesmo, fazer uma graduação EAD em Ciências Contábeis, não é incrível?

Diploma reconhecido

Outro benefício do EAD que atrai muitos estudantes é o fato de o diploma ter o mesmo peso daquele emitido por um curso presencial, além de ser aceito em todo o território nacional. Porém, para que ele seja válido, é preciso que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC.

Desenvolvimento de habilidades

Por fim, como o Ensino a Distância exige do estudante uma organização e um comprometimento maiores do que aqueles exigidos por cursos presenciais, o EAD é uma excelente forma de desenvolver as habilidades profissionais que as empresas mais procuram em seus funcionários, sendo mais um diferencial para o seu currículo.

Agora que você já sabe como funciona essa modalidade de ensino e se o EAD tem aulas práticas, não perca mais tempo: procure agora mesmo uma instituição de ensino de qualidade e confiança, que seja reconhecida pelo MEC, e invista na sua formação!

Se gostou deste post, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a dar o próximo passo!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This