Já conhece o ensino EAD da UCEFF? A instituição teve sua inauguração em 2003, com ensino presencial e, desde então, vem demonstrando constante desenvolvimento. Em 2009, chegou a Chapecó, e em 2018 recebeu o título de maior instituição particular de ensino superior do oeste catarinense.

Aqui, para nós, evoluir é um dos principais valores. Em todos esses anos, acumulamos experiências, que, agora, nos permitem entregar uma aprendizagem de qualidade. Além disso, também iniciamos a prática no ensino a distância.

Temos diversos cursos de graduação e pós-graduação, um ótimo ambiente virtual de aprendizagem, biblioteca virtual e uma grande equipe integrada, para garantir que nossos alunos tenham um ensino alinhado às exigências do mercado.

Conversamos com Ricardo Werlang, coordenador do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) na UCEFF, que nos ajudou a entender melhor o que a instituição oferece. Confira a seguir!

Como funciona o ensino EAD da UCEFF?

O ensino EAD da UCEFF começou em 2018, quando muitas pessoas ainda não falavam sobre isso. Nesse início, o modelo fornecido era o híbrido, com aulas presenciais e online, ao mesmo tempo.

Ricardo conta que, então, a instituição resolveu aprimorar essa oferta. “Em 2019, fizemos uma reformulação, tentando adaptar as demandas dos estudantes. Antes, oferecíamos poucas matérias online. Agora, disponibilizamos toda a grade, seguindo as regras do MEC”.

Por isso, mesmo os cursos presenciais contam com esse incremento do EAD. Isso permite aos professores terem oportunidades de entregar atividades valiosas, para que possam usar abordagens mais instigantes, a exemplo da sala de aula invertida.

O coordenador do NEAD conta que, devido a esse preparo, quando a pandemia chegou, a UCEFF não sentiu um impacto tão grande. Foi preciso fazer algumas adaptações no ambiente, mas tudo se resolveu de forma prática.

O ensino EAD da UCEFF oferece tanto cursos semipresenciais como os 100% online. Todos são autorizados pelo MEC e contam com a mesma duração de um curso presencial. As aulas são promovidas por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, e o aluno recebe apoio de professores e tutores, quando precisa. Na modalidade totalmente a distância, as provas acontecem no fim de cada disciplina, em um encontro presencial.

Quais são os diferenciais da UCEFF?

Ao longo dos anos, a UCEFF acumulou alguns diferenciais, o que a ajuda a se destacar de outras instituições. Conheça alguns!

Experiência e qualidade em EAD

A faculdade começou a atuar no EAD em 2018 e, desde então, tem investido no próprio desenvolvimento. Esse acúmulo de bagagem dá a ela um olhar apurado, de modo a saber quais pontos melhorar. “Agora, em 2020, por exemplo, lançamos um projeto de expansão para 40 cursos a distância”, acrescenta Ricardo.

O coordenador no NEAD lembra, ainda, que acumular essa experiência em EAD facilita propiciar uma aprendizagem mais dinâmica e com qualidade: “o ensino a distância transforma o aluno em protagonista, pois ele dita o seu próprio ritmo de estudos. Além disso, enriquece a transmissão de conhecimentos do professor. Quando o aluno chega à aula presencial, o professor usa o conteúdo com mais eficácia”.

Contando um pouco sobre os recursos, Ricardo diz que um dos utilizados é o Google Meet. “Temos essa integração com o Google e, então, integramos essa ferramenta ao nosso ambiente virtual, da plataforma de aprendizagem UCEFF Connect”.

Assistência ao aluno

Ricardo também destaca, como diferencial, a assistência personalizada. “Independentemente do modelo, todos os alunos são bem assistidos por coordenação, equipe técnica, suporte e professores. Aqui, enxergamos cada aluno como único, e não apenas mais um. Quando aparece um problema, fazemos de tudo para resolver e proporcionar mais satisfação. Damos atenção a cada história, dor ou dificuldade, mas, também, preocupamo-nos com a aprendizagem para o mercado e o sucesso profissional”.

Qualidade do corpo docente

Todos os professores têm grande bagagem teórica e técnica. “Eles levam vivências, compartilham conhecimentos, reforçam conteúdos já estudados e, quando o curso exige a prática, eles ajudam os alunos, dando apoio em diversos contextos, como atividades em grupo e laboratório”.

Núcleo EAD

O Núcleo de EAD da UCEFF é um órgão de apoio, criado para desenvolver e aprimorar o ensino a distância. Ele conta com uma equipe multidisciplinar. Entre as várias atividades, proporcionam capacitação de professores, suporte aos alunos e customização do ambiente de aprendizagem.

Outra função realizada pelo NEAD é uma triagem nos conteúdos online. “Disponibilizamos uma matriz de design educacional. Os professores encaminham o material para o Núcleo, que faz as postagens dos conteúdos a serem utilizados, explica Ricardo”. A intenção é promover uma boa experiência de estudo. Nisso, o aluno é o maior beneficiado, pois a preocupação é garantir a constante qualidade.

Economia no bolso

As mensalidades dos cursos a distância da UCEFF são bem em conta. Como não há necessidade de utilizar a infraestrutura física todos os dias, os custos são menores. Sem contar que o aluno economiza em alimentação e transporte.

Uma prática de qualidade

Apesar do grande investimento no ensino a distância, muitos cursos ainda precisam da prática. A UCEFF considera isso e desenha a matriz curricular de modo a propiciar essa vivência necessária.

“Um curso da área de saúde ou o de Engenharia, por exemplo, precisa de laboratório, para o aluno adquirir as habilidades da profissão. Por isso, investimos em uma experiência cada vez melhor no ensino híbrido”, revela Ricardo.

Desenvolvimento de habilidades

Toda a proposta da faculdade também foca em acrescentar aos alunos as habilidades necessárias para o mercado de trabalho. Estudar online exige autonomia, organização, disciplina e automotivação, pois só assim as tarefas serão cumpridas. A instituição incentiva essa capacitação e oferece o devido suporte a quem tiver dificuldades.

Conquistar essas competências já na faculdade facilita a construção do plano de carreira, aumenta as oportunidades profissionais, permite que o sucesso chegue mais rápido e diminui riscos de instabilidade financeira.

Enfim, o ensino EAD da UCEFF permite ao aluno o acesso a uma plataforma virtual com conteúdos excelentes, conexão com professores bastante capacitados e um ensino diferenciado. Apostar nessa instituição é investir no futuro e dar a si mais chances na construção de uma sólida carreira.

Gostou de ficar por dentro das informações? Caso tenha ficado com dúvidas, é só entrar em contato!

Facebook Comments