Você sabe qual é o papel dos tutores em EAD? Entenda a importância

tutores em ead
6 minutos para ler

A educação a distância envolve uma série de fatores que vão muito além do ensino presencial. A modalidade, além de contar com professores, também conta com agentes que são essenciais para melhorar a experiência dos alunos no processo de aprendizagem: os tutores em EAD.

Mesmo que suas funções sejam parecidas com as dos docentes, o tutor em EAD geralmente atua com o objetivo de aumentar o rendimento e a produtividade dos estudantes nas aulas em formato virtual. Além disso, o profissional realiza o acompanhamento e analisa os resultados dos discentes, a fim de garantir que os conteúdos estão sendo assimilados pela turma.

Para entender mais sobre o trabalho dos tutores em EAD e como eles influenciam o aprendizado, continue a leitura deste post que preparamos sobre o assunto!

O que faz um tutor em EAD?

O tutor é o profissional responsável pela orientação dos alunos no processo de adaptação ao ensino EAD. Ele auxilia a esclarecer dúvidas e a repassar informações importantes para os estudantes. O tutor ainda atua como facilitador da aprendizagem, mediando as relações com o professor de uma determinada disciplina.

Esse agente também é fundamental para garantir o bom andamento do curso EAD, uma vez que seu trabalho é voltado para permitir o máximo de aproveitamento da turma nos conteúdos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem. O tutor ainda oferece orientações sobre atividades, materiais didáticos, funcionalidades e recursos da plataforma.

Por conta disso, os tutores em EAD são considerados imprescindíveis para a melhora do processo de ensino a distância. Sem um tutor, por exemplo, os estudantes podem ter os estudos comprometidos, o que acaba por aumentar as chances de desistência ou evasão escolar.

Qual é a importância dos tutores em EAD?

O tutor é uma figura central de auxílio, principalmente para quem cursa uma faculdade com horário flexível. Por trabalhar para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, o profissional é fundamental para manter os alunos engajados e motivados com a aprendizagem. Isso faz com que as aulas sejam bem aproveitadas e proporciona bons resultados para os discentes na modalidade EAD.

Os tutores geralmente são qualificados e familiarizados com uma série de recursos e funcionalidades das plataformas de ensino a distância. Assim, ele garante que a turma acompanhe as aulas, as atividades e os conteúdos da melhor forma, sempre buscando indicar os melhores caminhos para que a formação seja integral e completa.

Quais são as vantagens da tutoria EAD?

A tutoria EAD oferece uma série de benefícios para os estudantes e para o processo de ensino e aprendizagem como um todo. A prática pedagógica também recebe contribuições significativas quando a faculdade conta com tutores qualificados, tornando o cotidiano escolar e os estudos muito mais eficientes.

Na modalidade a distância, é muito importante que os conteúdos e as aulas sejam atrativas para os alunos, e o tutor tem, justamente, essa função dentro de um curso. Para ter bons resultados, é imprescindível que o profissional esteja presente no cotidiano da turma, seja para tirar dúvidas e identificar as principais dificuldades, seja para estimular os discentes nos diferentes conhecimentos e disciplinas.

A seguir, confira quais são as vantagens que a tutoria possibilita para os estudantes no formato EAD.

Eliminar dúvidas sobre as disciplinas

Como o tutor em EAD conhece bem todas as disciplinas e materiais que serão utilizados no curso a distância, ele consegue tirar e eliminar dúvidas, além de fornecer informações importantes para os discentes. Com o feedback, a turma tem novas perspectivas sobre os conteúdos e os conceitos apresentados pelo professor, contribuindo de forma positiva para a prática pedagógica.

Ter um processo de aprendizado alinhado

Por meio da tutoria, é possível ter um processo de aprendizado mais alinhado e completo. Para isso, o tutor aplica avaliações constantes para verificar a presença e o nível de aproveitamento dos estudantes. Com isso, o profissional pode oferecer meios mais modernos e apresentar recursos que viabilizam uma formação de qualidade.

Além disso, por se basear nas análises apresentadas pelos alunos, o profissional define os melhores materiais e formatos para o repasse dos conteúdos e disciplinas.

Contar com um mentor incentivando os estudos

Quando a instituição de ensino prioriza a tutoria na modalidade EAD, é possível fazer com que a turma se sinta mais incentivada e motivada para se dedicar aos estudos. Para isso, é imprescindível desenvolver um bom relacionamento e atuar para despertar as melhores capacidades e habilidades dos discentes, a fim de aperfeiçoar o processo educativo.

Como ter um tutor influencia seu aprendizado?

No momento de optar por um curso de graduação, geralmente o futuro aluno considera uma série de fatores antes de se matricular, como flexibilidade de horários e redução dos custos. Mas também é fundamental levar em conta se a faculdade oferece um programa de tutoria especializado.

Na modalidade EAD, contar com a figura do tutor online faz toda a diferença no processo de aprendizagem. O profissional responsável pela tutoria deve contar com conhecimentos e características que atendam às necessidades específicas de cada curso.

Assim, o estudante se sente mais motivado com os estudos e com a plataforma virtual utilizada para viabilizar o ensino EAD. Além disso, ele pode contar com uma série de benefícios, como:

  • acompanhamento pedagógico;
  • esclarecimento de dúvidas;
  • apoio para se adaptar à metodologia EAD;
  • incentivo para estudar;
  • feedbacks sobre a construção do aprendizado;
  • apoio para superar possíveis dificuldades do uso das ferramentas tecnológicas.

Dessa maneira, os alunos podem ter suas dificuldades e principais demandas atendidas. Com o apoio, a formação acadêmica é aperfeiçoada e permite que a turma apresente melhores resultados, tanto na adaptabilidade quanto no uso das funcionalidades da plataforma virtual.

Sem dúvidas, os tutores em EAD têm um papel vital para manter o bom aproveitamento dos estudantes na modalidade a distância. Com o acompanhamento do profissional, os discentes têm mais chances de evoluir no aprendizado e de desenvolver uma formação completa e de excelência. Antes de optar por uma faculdade ou curso online, verifique se a instituição conta com o serviço de tutoria, pois com isso você terá mais segurança para iniciar os estudos e se dedicar às aulas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para conhecer mais sobre os cursos e modalidades de ensino ofertados pela UCEFF!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This