Toda instituição de Ensino Superior tem suas normas para selecionar os candidatos aos cursos oferecidos em sua grade, certo? Chegou a vez de conhecer melhor o vestibular UCEFF. Com uma história de aproximadamente 20 anos, a universidade conquistou o oeste catarinense e evoluiu muito ao longo do tempo, sempre acreditando no poder transformador do conhecimento.

A partir de agora, o foco é proporcionar para os estudantes “um salto para o futuro” — lema que retrata tanto a maturidade da instituição quanto a oportunidade de pessoas mudarem as suas vidas por meio do aprendizado.

Para entender melhor todos os detalhes do processo seletivo entrevistamos a diretora de ensino da UCEFF de Chapecó, Silviane Lawall. Confira todas as informações a seguir para ficar por dentro e descobrir como fazer a sua inscrição!

Como funciona o vestibular da UCEFF?

Ainda que não seja a única, o vestibular da UCEFF é a principal forma de ingresso para as pessoas que estão interessadas em fazer um curso de graduação oferecido pela instituição. A cada semestre, uma data é marcada para a realização da prova. A próxima será no dia 23 de novembro.

A avaliação reúne questões sobre conhecimentos gerais e conteúdos das disciplinas cursadas durante o Ensino Fundamental e Médio (previstas no edital que é disponibilizado a cada edição). Além dessa parte objetiva, há ainda uma prova de redação para avaliar a capacidade de escrita, interpretação e argumentação dos candidatos — que, a propósito, não pode ser zerada.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa interessada nos cursos pode fazer a sua inscrição para o vestibular, desde que tenha um certificado de conclusão do Ensino Médio ou que esteja prestes a concluir seus estudos (até a data prevista para matrícula).

Vale dizer ainda que o fator financeiro não deve ser uma preocupação, já que todos os candidatos estão isentos de taxas. Basta acessar o site da UCEFF e completar o formulário para fazer todo o processo gratuitamente.

Quais são as outras formas de ingresso?

Como foi dito, o vestibular não é a única alternativa para quem deseja iniciar um curso na UCEFF. Silviane destaca outras possibilidades para quem não puder ou não quiser participar do processo seletivo semestral: prova agendada, nota do ENEM ou do Encceja, análise de histórico escolar e portador de diploma de curso superior.

Segundo ela, o que importa é que “o estudante pode se inscrever no nosso processo seletivo a qualquer momento e ele tem diferentes opções de inscrição”. Por exemplo, quem optar pela prova agendada deve marcar uma data para fazer uma avaliação individual.

O resultado obtido no ENEM também é aceito, desde que atenda aos requisitos determinados pela instituição. Para isso, é preciso apresentar o boletim de desempenho do exame como comprovação.

Quais cursos a UCEFF oferece?

Durante todos esses anos, a universidade buscou ampliar os campos dos seus cursos para formar uma comunidade acadêmica cada vez mais diversificada e multidisciplinar. Da vocação para a Engenharia e Gestão, outras possibilidades surgiram ao longo do caminho e tornaram a UCEFF um centro de ensino diferenciado.

Atualmente, os cursos de graduação disponíveis para o vestibular são:

Lembrando que os cursos são ofertados no campus Chapecó e no campus Itapiranga. Lembre-se de conferir a disponibilidade de cada um na unidade que você pretende estudar.

Em quais locais posso fazer um curso da UCEFF?

Por falar em campus, a instituição conta com três unidades: um Centro Universitário em Itapiranga, além de um Centro Politécnico e a Unidade Central em Chapecó — todos no estado de Santa Catarina. Esses são os polos de ensino e a abertura de turmas para cada curso depende do resultado do processo seletivo.

Uma das novidades é a implementação do ensino a distância (EAD), que vem acontecendo recentemente. Depois de muito estudar todas as modalidades, a UCEFF apostou no modelo semipresencial. Esse estilo híbrido combina o ensino online com o presencial, o que tende a garantir maior flexibilidade para os alunos.

Nesse contexto, o estudante não precisa comparecer à sala de aula todos os dias. Dependendo do caso, ele pode visitar a instituição de uma a três vezes por semana para cumprir as suas tarefas, fazendo o restante em uma plataforma virtual de aprendizagem. Ou seja, aos poucos, a internet está se tornando mais um polo de ensino da UCEFF.

A UCEFF é reconhecida pelo mercado? 

Se tem uma coisa de que a UCEFF se orgulha é do seu reconhecimento pelo mercado. A tradição na área de gestão e negócios fez com que o empreendedorismo estivesse em seu DNA, o que chamou a atenção das empresas regionais. Não por acaso, diversos ex-alunos são hoje empresários ou gestores de muito sucesso.

Além da empregabilidade ser um ponto de destaque, existe ainda o reconhecimento por parte do Ministério da Educação. A UCEFF tem conceito geral 4 no MEC, o que é uma ótima média. Já o credenciamento para os cursos de EAD foi avaliado com nota máxima (5). O Enade e outros indicadores ajudam a confirmar a qualidade dos cursos.

A diretora de ensino conta que a equipe está sempre “buscando e trazendo novas formas de aprender” para engrandecer o aprendizado. A introdução de aulas mais práticas na grade foi uma das coisas que trouxe efeitos positivos, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados.

Diante disso, fica claro para o estudante que ele tem uma verdadeira parceira para a construção da sua trajetória. Uma organização que está preocupada em ajudá-lo a se desenvolver como pessoa e profissional para conquistar os seus objetivos.

Vale a pena fazer o vestibular da UCEFF?

Essa é uma resposta que depende muito de cada pessoa, afinal, cada caso é único. Existem aquelas que estão buscando uma segunda graduação e não precisam fazer a prova, enquanto outras já tiveram um excelente resultado no ENEM.

Mesmo assim, fazer o vestibular não deixa de ser um treino e uma experiência de autoconhecimento. Para quem está voltando a estudar depois de um tempo afastado, essa é uma oportunidade para avaliar as suas habilidades e adquirir um bom ritmo de estudos novamente. Para os que já estão vivendo uma rotina intensa de provas, vale aproveitar mais o teste.

Como é gratuito, o principal é se organizar para participar da seleção e dar o seu melhor. Inclusive, essa é uma boa ocasião para a própria instituição conhecer um pouco dos seus futuros alunos. Logo, não perca tempo e aproveite essa chance!

Gostou de saber mais sobre o vestibular UCEFF? Lembre-se de que esse é o primeiro passo para iniciar o curso dos seus sonhos e construir uma carreira de sucesso. Então, faça já a sua inscrição!

 

Facebook Comments