Está buscando uma forma de se reinventar na quarentena? Pois saiba que se matricular em um curso para desenvolver suas habilidades pode ser a alternativa ideal neste momento!

Por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos podem estudar de qualquer local e em qualquer horário, exigindo apenas uma conexão estável com a internet para ter acesso às aulas e atividades. Além da flexibilidade, fica muito mais cômodo se dedicar e organizar os seus horários para dar conta de todos os compromissos estudantis.

Pensando nisso, preparamos o post para que você saiba como funcionam as interações na plataforma EAD e, ainda, quais são as maiores vantagens da ferramenta para o aperfeiçoamento dos estudos. Confira a seguir!

Interações em ambientes virtuais valem a pena?

Com a atual paralisação das atividades educativas em todo o país, devido à pandemia do novo coronavírus, as escolas e faculdades tiveram que adequar todo o planejamento do ano letivo para não prejudicar o processo de ensino dos estudantes. A situação requer paciência, pois ainda é bastante incerto quando as aulas presenciais voltarão.

Nesse contexto, diversas instituições têm implementado ou melhorado seus ambientes de aprendizagem virtuais para dar continuidade ao calendário. Por meio da ferramenta, os alunos contam com recursos digitais que auxiliam a transmissão e a compreensão dos conteúdos, permitindo que os professores, tutores e discentes interajam e mantenham uma comunicação frequente sobre as disciplinas.

Com o avanço e a popularização da tecnologia, portanto, atualmente é possível manter o distanciamento social, sem gerar grandes perdas para os alunos. Sem a plataforma EAD, portanto, o andamento das práticas pedagógicas seria, praticamente, impossível. Ou seja, mais do que valer a pena, a interação nos ambientes virtuais é vital para o aperfeiçoamento estudantil e para o desenvolvimento integral do ensino.

Como funcionam essas interações?

Na plataforma EAD, os estudantes geralmente contam com um espaço para enviar mensagens para os docentes e tutores, que pode ser em forma de sugestão ou dúvida. A troca constante de informações também se estende para todos os participantes do ambiente virtual, ou seja, a turma pode e deve conversar entre si para construir um espaço de diálogo horizontal e democrático.

Basicamente, a interação acontece no decorrer das aulas e das atividades, onde os discentes têm liberdade para expor opiniões, ideias e críticas. Acompanhando frequentemente os resultados pedagógicos, os professores e tutores podem indicar materiais didáticos, textos, sites para estudar, dentre outros recursos que auxiliam o desenvolvimento da aprendizagem.

Quais são as vantagens das interações EAD?

Não é segredo para ninguém que a tecnologia vem tomando conta do setor educativo há alguns anos. Com a melhoria das ferramentas e dos recursos digitais, atualmente qualquer pessoa pode iniciar os estudos sem a necessidade de participar de aulas e atividades presenciais.

O mais bacana é que já existe quase todo tipo de modalidade de cursos nas plataformas virtuais. Caso você queira estudar Marketing Digital EAD, por exemplo, basta escolher uma instituição certificada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se matricular para dar início aos estudos.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens das plataformas EAD no processo de transmissão e absorção do conhecimento.

Facilidade para tirar dúvidas

A tão falada interatividade dos ambientes virtuais permite que os alunos tenham maior facilidade para tirar dúvidas, escrever sugestões, contribuições e ideias que possam melhorar a dinâmica das aulas. Com o feedback, os docentes e tutores podem aperfeiçoar a prática pedagógica para atender às maiores necessidades apresentadas pela turma.

Com isso, o processo de ensino pode ser personalizado e direcionado para tirar as dúvidas em disciplinas, temas e assuntos. Isso é especialmente importante para auxiliar os alunos que ainda apresentam dificuldade com as atividades e, também, com os recursos da plataforma EAD.

Acesso a informações ricas e relevantes

Outro ponto positivo é que os estudantes têm acesso a informações ricas e relevantes para a sua aprendizagem no ambiente virtual. Para além de assistir às aulas, portanto, a plataforma é uma ferramenta educativa que pode direcionar e instruir a turma para que obtenha melhores resultados.

O material didático disponibilizado digitalmente deve servir para orientar os estudos e, também, para aprofundar os temas das disciplinas. Assim, a plataforma EAD deve ser o canal oficial quando o estudante tiver qualquer dúvida em relação aos conteúdos repassados.

Contato com professores e tutores

Geralmente, no espaço EAD existe um canal de chat para enviar mensagens diretamente aos tutores e professores responsáveis pelas matérias. Nele, os alunos se comunicam e melhoram a interação com os docentes, permitindo um melhor desenvolvimento do ensino.

Com o canal de contato, é possível enviar reclamações, dúvidas, sugestões e, ainda, conversar sobre os temas das aulas. Ou seja, o recurso é fundamental para que os professores entendam as maiores necessidades educativas e possam, com isso, personalizar o atendimento com cada estudante.

Mural de recados

Outra ferramenta presente nos ambientes virtuais é o mural de recados. Nele, os docentes podem divulgar datas de provas, trabalhos ou, até mesmo, colocar matérias e conteúdos adicionais para a turma.

Mesmo que pareça simples, o mural de recados facilita bastante a organização dos alunos. Isso porque os cursos EAD exigem dedicação e disciplina, principalmente em relação aos prazos de entrega das atividades. A interação, portanto, é extremamente eficaz para quem deseja melhorar o desempenho acadêmico.

Diferentes formas de aprendizado

Geralmente, grande parte das plataformas EAD atualmente disponíveis permite que as turmas aprendam de diferentes formas e técnicas. Assim, os conteúdos são adequados para que sejam compreendidos e transmitidos, de modo que os alunos consigam acompanhar o desenvolvimento das aulas.

Até porque cada pessoa tem uma maneira própria e um tempo para aprender, podendo ter ou não familiaridade com a nova realidade tecnológica. Cabe à gestão escolar, portanto, buscar meios para que toda a comunidade acadêmica se integre e possa dar continuidade aos estudos da melhor forma.

Sem dúvidas, contar com uma plataforma EAD para iniciar uma graduação ou especialização faz toda a diferença na qualidade da sua formação. A interatividade e os excelentes recursos oferecidos pela tecnologia têm possibilitado, atualmente, o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Tendo em vista a relevância dos ambientes virtuais para o setor educacional, certamente só existem vantagens em fazer uso da ferramenta!

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer mais sobre os cursos da UCEFF? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como se inscrever no ensino superior agora mesmo!

Facebook Comments