As áreas de administração e contabilidade são estratégicas para empresas, independentemente de seu porte. A partir do trabalho realizado nelas, é possível otimizar os processos de negócios, aumentar a produtividade e manter o controle financeiro a fim de obter lucro e ações bem-sucedidas.

No entanto, é comum, dadas as semelhanças entre elas, que despertem dúvidas em quem está no momento de decisão sobre qual carreira seguir. Sendo ambas graduações com quatro anos de duração, a melhor forma de avaliá-las é conhecer suas grades curriculares e compreender as possibilidades que criam no mercado de trabalho.

Para tomar essa importante decisão e entender melhor o que fazem os profissionais de administração e contabilidade, continue a ler nossa publicação a seguir!

O curso de administração

Preparado para gerenciar e solucionar problemas organizacionais, o estudante de administração desenvolve visão estratégica de mercado e habilidades que o permitem atuar nas áreas de finanças, recursos humanos, logística e gestão.

Sua formação alia conhecimentos de ciências humanas a exatas, possibilitando que estude desde psicologia, com abordagem organizacional, à contabilidade e gestão financeira.

Durante o curso, outras disciplinas que se destacam e que devem ser levadas em consideração ao optar pela área a seguir são economia, teoria da administração, introdução ao mercado de trabalho, gestão comercial, legislação comercial, recursos humanos, matemática financeira, sociologia, administração pública e planejamento estratégico.

O mercado de trabalho de administração

Hoje, segundo o Censo de Educação Superior 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estima-se que o curso de administração represente mais de 8% do total de matrículas em graduação. Assim, torna-se o terceiro mais procurado pelos estudantes no Brasil.

A alta procura tem uma justificativa. Quem se forma em administração de empresas dispõe de uma vasta quantidade de opções no mercado, devido à interdisciplinaridade do curso, e pode trabalhar em diferentes setores de empresas públicas e privadas.

Seja em comércios, prestadoras de serviços, indústrias, organizações sem fins lucrativos, mercado de capitais, instituições financeiras, auditorias ou em departamentos contábeis e financeiros, o profissional administrador de empresas é desejável para o planejamento e o sucesso organizacional.

O curso de contabilidade

A graduação em contabilidade ou ciências contábeis, como também é conhecida, está mais diretamente relacionada à área monetária e requer do aluno envolvimento maior com questões ligadas a finanças e a organização.

O aluno de contabilidade lida frequentemente com cálculos e, ao término do curso, pode gerenciar operações financeiras e processos burocráticos do local em que trabalha, imprescindível para a saúde de quaisquer empresas.

Além disso, os conhecimentos adquiridos dão aptidão para entregar suporte ao departamento pessoal de uma organização.

Em sua grade curricular, depara-se, por exemplo, com as disciplinas de contabilidade introdutória, matemática, economia, análise de custos, matemática financeira, mercado de capitais e controladoria.

Mercado de trabalho para contadores

Preparados para desempenhar funções nos setores contábil, fiscal e departamento pessoal, os contadores gerenciam o fluxo de finança das empresas e cuidam do balanço patrimonial, podendo também ser contratados por diferentes estabelecimentos.

Antes de iniciar formalmente sua carreira profissional, é importante mencionar que o contador deve obter registro em seu Conselho Regional de Contabilidade (CRC), mediante exame de qualificação.

Entre seus possíveis locais de atuação, vale citar escritórios de contabilidade, departamentos especializados de empresas de comércio e serviços, além de órgãos públicos.

Estima-se que a taxa de empregabilidade para contadores formados, hoje, ultrapasse os 90%, ou seja, uma excelente perspectiva para quem ainda está em dúvida se conseguirá emprego e sobre qual carreira deseja realmente seguir.

Concursos públicos para administração e contabilidade

Em ambas as carreiras, há oportunidades frequentes em concursos públicos. Para aqueles que buscam estabilidade e um salário que proporcione em longo prazo uma vida confortável, há editais bastante concorridos da Receita Federal, Ministério Público, Tribunal Superior do Trabalho, Advocacia Geral da União, entre outros, de estaduais a municipais.

A concorrência, todavia, costuma ser bastante elevada e requer dedicação a um rigoroso cronograma de estudos.

Carreira acadêmica para administração e contabilidade

Se você já realizou um teste vocacional e definiu qual sua preferência entre administração e contabilidade, pode ser vantajoso pensar em seguir uma carreira acadêmica desde o início da graduação.

Para tanto, a recomendação principal é que tenha interesse por estudos, leitura e escrita, já que a área científica demanda atualização e produção frequentes.

A fim de saber se é realmente um caminho indicado para você, vale a pena se planejar para fazer uma iniciação científica, redigir os primeiros artigos e seguir, após a conclusão do curso, a se aprofundar em um tema de seu interesse.

Se tiver a pretensão de dar aulas em uma universidade, a pós-graduação é capaz de proporcionar a você o grau de especialização e de conhecimento necessário para que se destaque por sua expertise.

As oportunidades, aliás, não se limitam à área acadêmica. De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho, profissionais com pós-graduação e mestrado ou doutorado podem aumentar seus salários em mais de 50%, com currículos mais valorizados no mercado de modo geral.

Ênfase na pós-graduação para os cursos de administração e contabilidade

Quem se gradua em administração pode optar por diferentes áreas para se especializar. Hoje, considerando-se os avanços da tecnologia no mercado de trabalho, é bastante promissora a área de business intelligence ou BI, também conhecida como inteligência empresarial.

Nela, trabalha-se com Big Data para melhorar a performance e utilizar os dados gerados pela organização como meios de obter novos insights. Além dela, vale apostar em:

  • Logística;

  • Marketing;

  • Finanças;

  • Administração Pública;

  • Gestão de Projetos.

Já para quem busca um novo grau de conhecimento em contabilidade, algumas especializações que se destacam são:

  • Auditoria e Controladoria;

  • Gestão de Contabilidade e Finanças;

  • Controladoria e Finanças Corporativas.

Além delas, há outras oportunidades e disciplinas que proporcionam um diálogo enriquecedor entre os aprendizados de administração e contabilidade, de forma a dar ao profissional mais articulação e conhecimento para que realize um trabalho de relevância, independentemente do curso pelo qual iniciar sua carreira.

Gostou de nosso artigo e quer acompanhar mais conteúdos sobre carreira, graduação e pós-graduação? Então não deixe de acompanhar a UCEFF nas redes sociais! Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

 

Facebook Comments