Se você está pensando em escolher um dos cursos na área da saúde, temos muitas boas notícias para você. A primeira é que o mundo hoje está vivendo a era das relações humanas, que é o tema central de qualquer curso nessa área.

Com isso, a demanda por profissionais que contribuam com o bem-estar dos outros é cada vez maior, amplificando as oportunidades de trabalho. Por fim, essa é uma área que vai muito além da medicina, abrangendo pessoas de diferentes perfis.

Neste artigo listamos 7 cursos na área da saúde e suas principais características, para ajudar você a descobrir qual deles combina mais com o seu perfil. Não perca mais tempo e confira tudo agora mesmo. Boa leitura!

Os 7 principais cursos na área da saúde

Antes de apresentarmos as possibilidades de cursos e de você tomar sua decisão, vale uma dica, ou melhor, duas: pratique o autoconhecimento e tenha em mente o seu propósito.

Autoconhecimento porque só você pode saber do que gosta ou não, quais são suas habilidades e os ambientes onde você se sente bem. Ninguém pode definir isso no seu lugar. Portanto, conheça-te a ti mesmo, como já dizia o grande filósofo grego Sócrates.

Propósito porque tudo na vida precisa fazer sentido para você. É claro que muita coisa a gente só descobre fazendo, mas intimamente sabemos quando algo é certo ou não a se fazer. Então, siga seu coração!

Confira agora as características dos principais cursos na área da saúde.

1. Medicina

Uma das profissões mais antigas do mundo tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a cura de doenças.

O curso tem duração média de 8 anos, porque são necessários 6 anos de estudo regular e depois mais 2 anos de especialização — que é quando o médico formado vai decidir se foca na área cirúrgica, pediátrica ou ginecológica, por exemplo.

2. Enfermagem

O profissional de enfermagem tem um trabalho bastante colaborativo com as outras áreas da saúde. É ele que vai tomar as providências necessárias para que o bem-estar do paciente seja alcançado. A duração do curso é de 4 ou 5 anos.

3. Odontologia

Outro curso bastante interessante é o de odontologia, pois abrange não apenas a saúde dos dentes e da boca, mas a dos ossos da face, estendendo-se a tratamentos estéticos.

São 5 anos de estudo e o profissional sai da faculdade preparado para realizar procedimentos e cirurgias, além de fazer tratamentos preventivos.

4. Psicologia

Como mencionamos, as relações humanas têm sido mais valorizadas do que nunca, e a psicologia desempenha um papel fundamental nesse processo. Isso acontece porque o objetivo da profissão é contribuir para que as pessoas tenham mais consciência de si próprias e, assim, aprendam a lidar melhor com seus relacionamentos e os desafios do dia a dia.

Engana-se quem pensa que o trabalho de um psicólogo se restringe ao divã. O profissional formado tem amplas possibilidades de atuação, que vão desde a psicologia clínica — como é o caso das sessões de terapia — até os campos educacional, corporativo, esportivo, hospitalar e judicial.

O tempo de formação são 4 anos e o ideal é que a faculdade escolhida ofereça conhecimento teórico aliado ao trabalho de campo desde o início, o que é fundamental para o desenvolvimento na carreira.

5. Nutrição

Cada vez mais as pessoas estão repensando sua relação com os alimentos, e nesse contexto, o profissional de nutrição ganha cada vez mais força. Além da prescrição de dietas e cardápios, o nutricionista também é capacitado para avaliar o controle de qualidade dos alimentos nas empresas. O curso tem duração de 4 anos.

6. Educação Física

O cuidado com a saúde e a estética também faz parte da rotina do profissional formado em Educação Física, um curso com boa amplitude de atuação.

Aqui, a promoção da saúde e do bem-estar pode ser realizada em pessoas com os mais diferentes tipos de necessidade, como no caso da preparação de atletas e do tratamento de portadores de deficiência física.

A duração do curso é de 4 anos e você tem a opção de escolher entre licenciatura ou bacharelado. Bom, né?

7. Fisioterapia

O objetivo do fisioterapeuta é contribuir para o bem-estar muscular, prevenindo e tratando lesões decorrentes de acidentes e má postura, por exemplo. Já ouviu falar na LER, a Lesão por Esforço Repetitivo? O fisioterapeuta é o profissional que cuida desse tipo de dor. O curso tem duração de 5 anos.

8. Bônus: Medicina Veterinária

A medicina veterinária está relacionada à saúde e ao bem-estar dos animais domésticos e também selvagens. Ao longo de 5 anos, o profissional aprende a realizar desde consultas de rotina até cirurgias complexas, além de garantir que eles não vão transmitir doenças aos humanos.

Agora, a pergunta que não quer calar: você já descobriu qual dos cursos na área da saúde combina mais com você? Seja qual for a opção escolhida, é importante dizer que para ser um bom profissional, dois pontos são fundamentais.

O primeiro deles é o estudo e a atualização profissional, que precisam ser contínuos — ainda mais quando falamos de uma área como a da saúde, que está diretamente relacionada ao bem-estar do outro. O segundo ponto é que a faculdade precisa oferecer uma estrutura adequada para você se desenvolver plenamente.

Pesquise a credibilidade da instituição, verifique o corpo docente, a grade curricular, e se assegure de que a infraestrutura vai oferecer as condições necessárias para o seu aprendizado.

A UCEFF, por exemplo, oferece uma grade curricular rica e multidisciplinar. O estudante tem a oportunidade de aprender não somente sobre sua profissão, mas sobre o mercado de trabalho, por meio disciplinas como empreendedorismo e planejamento de carreira.

Fazer uma graduação exige dedicação, e quanto mais bem preparado você puder sair da faculdade, mais fácil será para você ser reconhecido no mercado de trabalho e conquistar bons cargos e melhores salários.

Gostou do post? Aproveite e conheça os cursos na área da saúde da UCEFF e comece agora mesmo a construir um futuro de sucesso!