Muitas pessoas levam uma rotina bastante agitada: compromissos com o trabalho, manutenção da casa e outras atividades compõem o dia a dia de diversos brasileiros. Por isso, os cursos semipresenciais na área da saúde surgem como uma ótima opção para quem deseja investir no Ensino Superior, mesmo com pouco tempo livre.

Os cursos semipresenciais são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo qualidade aos alunos. Além disso, a devida regulamentação é sinônimo de certificação ao estudante ao final do curso — a partir do diploma legal e válido em todo o território brasileiro.

Se você deseja saber mais sobre os cursos semipresenciais na área da saúde, continue a leitura e veja 8 deles. Vamos lá?

1. Nutrição

O curso de Nutrição é voltado a pessoas que desejam atuar no universo de alimentos. O profissional do ramo é responsável por elaborar dietas específicas aos seus pacientes, a partir dos mais diversos objetivos pretendidos: perder peso, aumentar a massa muscular ou excluir algum alimento da rotina são apenas alguns deles.

O controle de qualidade e o desenvolvimento de novos produtos alimentícios também podem ser realizados pelo nutricionista. Ao final do curso, o profissional pode atuar em hospitais, clínicas, academias e também de forma autônoma.

Na forma semipresencial híbrida do curso de Nutrição, a duração é de 4 anos. Os encontros presenciais podem variar de uma a três vezes por semana — dependendo da disciplina —, com aulas de laboratório e atividades avaliativas aplicadas de forma presencial.

2. Biomedicina

O profissional da área biomédica conta com uma infinidade de possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Além de interpretar exames, estudar microorganismos e poder auxiliar na reprodução humana assistida, o biomédico pode desenvolver vacinas e medicamentos.

Ética e humanização também são matérias estudadas no curso de Biomedicina. Por ser uma importante área da saúde, o profissional deve contar com bases sólidas a respeito da boa interação com outros profissionais e, mais importante, com os seus pacientes.

A duração do curso semipresencial de Biomedicina é de 4 anos e, assim como o curso de Nutrição, as avaliações e aulas práticas são realizadas nos polos de ensino. O curso também conta com aulas presenciais semanais, a depender da disciplina.

3. Fisioterapia

Quem já realizou alguma cirurgia em membros como perna, pé, joelho ou ombro sabe bem a importância do fisioterapeuta. Profissional essencial na prevenção e no tratamento de lesões corporais, uma boa recuperação cirúrgica ou de um pequeno acidente depende (e muito!) da atuação do profissional.

A Fisioterapia também é um curso que abre diversas portas: é possível trabalhar no ramo esportivo, no cuidado de idosos, em cuidados específicos com a saúde da mulher, além da própria atuação na docência. Ou seja, o fisioterapeuta também pode se tornar um professor na graduação e pós-graduação.

Para quem deseja investir no curso de Fisioterapia, o período de graduação é de 5 anos. Para o ensino semipresencial, é de praxe em uma faculdade de excelência o oferecimento do material a ser estudado de forma prévia. Dessa forma, o estudante consegue se preparar para os encontros presenciais e absorver com mais qualidade a matéria.

4. Enfermagem

O profissional de Enfermagem também é essencial na recuperação de pacientes doentes. Seja em hospitais, clínicas ou laboratórios, são os enfermeiros que realizam os cuidados relacionados à dosagem de medicamentos e coleta de exames.

Por isso, os enfermeiros conseguem espaço no mercado de trabalho nos mais variados locais. Além de matérias práticas, ética e humanização são dois assuntos vistos durante a graduação. Como o contato entre enfermeiros e pacientes é frequente, o profissional deve atuar com consciência de seu papel no trato com outras pessoas.

5. Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética é bastante amplo e, ao mesmo tempo, tem uma jornada reduzida. Com duração de 2 anos, o estudante tem a sua formação em tecnólogo em Estética e Cosmética após a conclusão do período.

É possível atuar em clínicas e de forma autônoma, realizando procedimentos corporais, capilares e estéticos faciais. O curso também oferece matérias relacionadas à organização e gerenciamento de empresas: caso a intenção do estudante seja iniciar o seu negócio na área de estética, o curso técnico de Estética e Cosmética é a melhor opção.

6. Fonoaudiologia

O profissional formado em Fonoaudiologia atua na área da comunicação e linguagem humana, promovendo tratamentos relacionados à voz, fala e escrita. Por isso, ele é responsável por diagnosticar e tratar falhas na dicção, gagueira e surdez.

Além de paciência e sensibilidade, o fonoaudiólogo deve ter bom relacionamento interpessoal. Como o profissional tem a função de cuidar de outras pessoas, é preciso que o fator referente à humanização também seja trabalhado. O curso tem duração de 4 anos e forma profissionais capacitados para atuar com excelência.

7. Farmácia

O curso de Farmácia é outra opção entre os cursos na área da saúde. Responsável por estudar a composição de medicamentos e cosméticos, o farmacêutico pode atuar em laboratórios, clínicas e, claro, estabelecimentos farmacêuticos, a fim de orientar a população.

A capacitação tem duração de 5 anos e forma profissionais aptos aos mais variados tipos de trabalho. Seguir a carreira acadêmica também é uma opção aos farmacêuticos.

8. Educação Física

O profissional da área de Educação Física é responsável por supervisionar atividades corporais. Ele pode atuar em escolas, como professor, além de supervisor em academias, clínicas e hospitais. Por isso, sua atuação é essencial na promoção da saúde.

O curso de Educação Física é recomendado para quem tem interesse em levar uma vida saudável, promovendo um estilo de vida equilibrado para outras pessoas igualmente motivadas.

Se você deseja ingressar no ensino superior, é essencial saber sobre os cursos semipresenciais na área da saúde. Avalie quais são as suas características, o que você espera de um curso universitário e busque informações a respeito das opções disponíveis. Depois, prepare-se para o vestibular UCEFF e garanta um ótimo futuro no mercado de trabalho. Bons estudos!

Você se interessou por algum dos cursos apresentados em nosso post? Então, entre em contato e solicite mais informações a respeito do curso escolhido. Ficaremos felizes em ajudar!

Facebook Comments