Confira 7 dicas para ter um bom desempenho no curso EAD

6 minutos para ler

Flexibilidade de horário durante a formação, metodologia ativa aplicada em cada disciplina, acesso a um amplo material didático virtual e contato contínuo com novas tecnologias. Essas são algumas das vantagens que consolidaram o curso EAD como a preferência de muitos estudantes. Não é à toa que o relatório do Censo da Educação Superior indicou que, em 2018, houve 2.056.511 matrículas apenas nessa modalidade.

No entanto, quem ainda não teve contato com ela costuma apresentar dúvidas sobre como se organizar quanto aos estudos para ter um bom desempenho no decorrer da graduação. Por essa razão, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a se preparar melhor para a sua vida acadêmica. Acompanhe e tome nota!

1. Seja disciplinado

O primeiro passo para um bom aproveitamento de um curso EAD é ser disciplinado quanto às aulas e às atividades propostas pelos professores. Isso é importante não só para evitar que você desenvolva o hábito de procrastinar suas obrigações acadêmicas, mas para garantir que tenha contato com todos os conteúdos na mesma proporção.

Afinal, se, vira e mexe, você assiste às aulas de qualquer jeito e deixa de fazer exercícios e trabalhos, será inevitável: vão surgir dificuldades em determinados assuntos que podem dificultar o seu aprendizado. Portanto, se comprometa desde o primeiro dia das aulas a acompanhá-las com disciplina e empenho. Basta lembrar que esse é um investimento a longo prazo no seu futuro!

2. Mapeie os seus conteúdos

Antes de montar o seu cronograma de estudos, é preciso mapear os conteúdos que devem ser aprofundados e revisados. Isso porque cada disciplina é composta por uma ramificação de assuntos — alguns mais simples, outros mais complexos. Portanto, você deve se manter sempre atualizado sobre quais são eles, o grau de dificuldade de cada um e qual envolve mais teoria e/ou prática.

Por exemplo, se você pretende fazer Pedagogia EAD, então vai cursar a matéria de Psicologia da Educação, dividida em diversos conteúdos que envolvem teorias do ensino-aprendizagem, transtornos e dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento psicossocial das crianças, processos de adaptação do aluno na rede púbica e privada de ensino etc.

3. Faça revisões

Habitue-se a reservar um período da sua agenda para fazer revisões recorrentemente. Elas podem ser semanais, quinzenais ou mensais, por exemplo. Isso é útil para que você refresque a sua memória e continue em contato com os mais diversos conteúdos — inclusive aqueles vistos há mais tempo —, fixando-os na memória.

Além disso, com as revisões, você tem a oportunidade de exercitar aquelas matérias mais práticas, que contam com conceitos matemáticos e tratam de assuntos mais reflexivos. Dessa forma, você expande os seus estudos e já se prepara com antecedência para as avaliações do curso.

4. Participe das atividades

No primeiro tópico, nós falamos sobre a disciplina em relação às atividades do curso EAD. Porém, aqui, vamos nos aprofundar nessa questão. Isso porque não basta acompanhá-las e realizá-las dentro das datas estipuladas. É preciso participar efetivamente desses momentos, além, é claro, de se engajar nos fóruns de discussão.

Afinal, é por meio deles que pode discorrer sobre assuntos mais abstratos, debater diferentes pontos de vista sobre uma mesma temática, tirar dúvidas, propor questionamentos e pedir sugestões de material de estudo complementar dos conteúdos abordados nas aulas etc.

Em suma, essa é uma oportunidade de integração, aprendizado e, inclusive, networking com a sua turma. Portanto, faça uso de mais de um dos benefícios do EAD.

5. Utilize as ferramentas do portal

Não concentre a utilização da plataforma EAD apenas nas aulas e atividades do curso. Ao contrário, saiba explorá-la e usar bem as ferramentas oferecidas por ela. Por exemplo, ao fazer uma graduação a distância na UCEFF, você conta com plantão tira dúvidas e materiais extras de aprendizagem — que incluem desde e-books até vídeos adicionais para aperfeiçoar a sua compreensão e o seu domínio dos conteúdos.

Fora isso, há projetos de integração das matérias, chats para tutoria e biblioteca virtual que disponibiliza mais de seis mil obras para ajudar e facilitar as suas pesquisas, leituras e revisões.

6. Organize seus horários

O aluno EAD deve sempre organizar os horários dele ao longo de cada semana. Isso é fundamental por dois motivos. O primeiro é que ele estabelece os dias exatos para o acompanhamento das aulas. O segundo, por sua vez, é que ele define os períodos nos quais vai estudar, revisar e se aprofundar nas matérias do semestre.

Portanto, comece a fazer uso de cronogramas para ter uma rotina mais produtiva e, consequentemente, um melhor desempenho na faculdade. De quebra, você vai deixar seus dias mais funcionais e não vai precisar abrir mão do tempo livre por conta de falta de planejamento, podendo desfrutá-lo para relaxar e renovar as energias para o dia seguinte.

7. Separe um local para estudar

Por fim, mas não menos importante, separe um canto da sua casa para ser o seu local fixo de estudo. Isso é necessário para que, justo no momento das aulas ou das revisões e leituras, não tenha de lidar com distrações constantes causadas por outras pessoas. Além de incomodar e gerar transtornos, isso quebra o ritmo do seu aprendizado e da sua imersão nos conteúdos.

Porém, fique atento! O local deve ser arejado, ter boa iluminação, ser silencioso e contar com uma mesa ou escrivaninha de tamanho adequado para que você possa fazer anotações, guardar material didático e utilizar o computador com conforto e praticidade.

Para completar, evite cômodos com muitos itens decorativos e/ou eletrônicos, pois eles também podem prejudicar a sua concentração nos estudos.

Como você viu, com um local adequado para os estudos e um bom planejamento para acompanhar as aulas, conferir regularmente as matérias do semestre e revisar os conteúdos densos, sobem exponencialmente as chances de ter um bom desempenho em um curso EAD. Por isso, ao começar a graduação, já sabe: faça uso das nossas dicas na sua rotina acadêmica!

E já que estamos falando sobre como ter uma boa formação, aproveite para entrar em contato com a gente e, assim, conhecer os cursos que ofertamos e os diferenciais de estudar em uma instituição de qualidade como a UCEFF!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This