5 habilidades socioemocionais que os profissionais deveriam desenvolver

3 minutos para ler

O desenvolvimento pessoal e profissional depende de diversos fatores. Um deles é o conjunto de competências e habilidades socioemocionais que ajudam a se destacar no mercado.

Essas são características comportamentais, que unem controle emocional nas relações intra e interpessoais. Na prática, auxiliam a se adaptar ao ambiente de trabalho, atuar em equipe, ter motivação para ir em busca do desenvolvimento de carreira, entre vários outros benefícios. Por isso, são vantajosas para quem é profissional e para quem é contratante.

Neste post, conheça 5 habilidades socioemocionais que podem impactar seu trabalho no futuro!

1. Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Ao trabalhar em grupo ou lidar com diferentes indivíduos, essa é uma competência fundamental para compreender e criar relacionamentos saudáveis.

Um exercício interessante para desenvolver empatia é pensar o que você faria, como se sentiria e o que gostaria que acontecesse, se passasse por uma situação específica que uma outra pessoa está lidando.

2. Criatividade

A criatividade, por sua vez, é a habilidade de gerar algo novo. O hábito de colocar em prática as suas ideias e tentar cada vez mais trazer um traço de sua personalidade no trabalho, que fuja do senso comum, é ótimo para trabalhar tal competência no dia a dia.

Engana-se quem pensa que a criatividade está atrelada apenas à arte. Na verdade, existem diversas atividades que contribuem para o exercício dessa característica. Desde o aprendizado de programação computacional até a tomada de decisões.

3. Comunicação

Quando o assunto é interação social, a comunicação é peça-chave para o sucesso. Afinal, ela permite expressar seus pensamentos e ouvir o que as outras pessoas acham sobre o assunto.

Aprender a desenvolver uma comunicação não violenta, que respeite tanto quem fala quanto quem ouve, é uma condição importante para ter um bom relacionamento profissional. Com isso, é possível fazer mais amizades, construir networking de qualidade e ser um profissional bem-compreendido por onde passa.

4. Flexibilidade

A capacidade de se adequar ao contexto também é importante. Flexibilidade, apesar de ser um termo muito empregado a materiais ou habilidades físicas, também é um atributo mental.

Para se tornar uma pessoa mais flexível, é necessário deixar de lado a necessidade de controlar tudo. Compreender que algumas coisas fogem do planejamento e, inclusive, ter criatividade para lidar com os imprevistos ajuda a se reorganizar diante do que não foi programado anteriormente.

5. Liderança

O senso de liderança não é importante apenas para quem deseja ocupar cargos com maiores responsabilidades no mercado de trabalho. Essa é a capacidade de gerenciar sua vida, seus objetivos e suas obrigações.

Ter uma postura de liderança é ter proatividade para ir em busca do que é necessário para alcançar a realização na vida pessoal e na carreira, de forma justa e coerente com o que você acredita. Por isso, é uma habilidade profissional importante para todas as pessoas.

Desenvolver habilidades socioemocionais não é uma tarefa fácil. No entanto, os estudos, a experiência profissional e, principalmente, a força de vontade são fundamentais para exercitar todas essas competências.

Achou este post interessante? Então, acompanhe os nossos perfis no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube para ver muito mais conteúdos sobre educação e carreira!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This