A graduação EAD é bastante prática para pessoas que contam com uma rotina atarefada. Como ela permite a realização de aulas de forma on-line, no entanto, é preciso combinar teoria e prática para potencializar os estudos.

O ensino a distância oferece autonomia ao estudante, por isso, ele deve ser responsável e cumprir o cronograma e as atividades propostas. Mais além, para facilitar a atuação no mercado de trabalho em um futuro próximo, é preciso pensar na aplicação prática do conteúdo aprendido.

Se você deseja saber como combinar teoria e prática em uma graduação a distância, continue a leitura e veja 7 dicas incríveis. Vamos lá?

1. Utilize as ferramentas da plataforma digital

A tecnologia é uma grande aliada da educação a distância: é ela que proporciona a criação de ambientes digitais para o funcionamento das aulas. Além de vídeos, as plataformas oferecidas pelas faculdades podem contar com outras ferramentas, como a possibilidade de fazer perguntas aos professores, realizar o upload de tarefas e contar com o feedback de avaliações.

Cada faculdade estabelece as ferramentas essenciais e as disponibiliza aos alunos — por isso, cabe aos estudantes conhecer todos os recursos oferecidos e utilizá-los dia a dia. Vale ressaltar que o nome de usuário e a senha para ingresso na plataforma digital são pessoais e não devem ser compartilhados entre colegas.

Como o aluno tem um histórico de aulas visualizadas, tarefas feitas e atividades agendadas, ele deve consultar apenas o seu ambiente on-line e manter um cronograma bem organizado.

2. Estude com antecedência os conteúdos disponibilizados

A graduação a distância pode mesclar a realização de aulas on-line e atividades presenciais periódicas, além de exercícios em laboratório e exames. Por isso, para potencializar o aprendizado da teoria e prática, o aluno deve estudar com antecedência os conteúdos disponibilizados.

Além de proporcionar uma aprendizagem mais rápida, a pessoa que estuda de forma prévia à aula presencial consegue anotar as suas dúvidas e dar um feedback mais potente ao professor. O resultado dessa atitude é uma experiência mais dinâmica e com muito mais conteúdo a ser explorado.

Nesse sentido, se você realiza uma graduação a distância ou tem a intenção de participar de um curso EAD, seja um aluno proativo para obter um aprendizado de mais qualidade.

3. Pense nas aplicações práticas ao estudar a teoria

Outra dica bastante interessante e prática de ser utilizada é refletir sobre a aplicação da matéria ao estudar a teoria — o nosso cérebro assimila conteúdos com mais facilidade quando as situações se tornam palpáveis.

Por isso, ao estudar determinada matéria, reflita a respeito de sua relação com o cotidiano. Se a disciplina é da área da Saúde, por exemplo, pense em como ela poderá ser usada na rotina de um hospital. Por outro lado, se a matéria de estudo tem relação com números, visualize a sua utilização em um escritório de contabilidade ou em uma pequena empresa.

Quando pensamos na aplicabilidade ao estudar a teoria, temos uma ótima ferramenta para tornar determinado assunto mais funcional e didático, independentemente da graduação realizada.

4. Tenha uma rotina regrada de estudos

Separar períodos de estudo e horários específicos para cada disciplina também é uma dica fácil de ser aplicada. Para tanto, o aluno deve contar com organização e comprometimento de modo a não permitir distrações — como o uso do celular e o recebimento de notificações.

Como a graduação EAD tem relação direta com o empenho individual de cada estudante, teoria e prática só são absorvidas quando há o engajamento com as tarefas propostas pelos professores. A ausência de aulas presenciais diárias não pode ser um obstáculo, muito pelo contrário: o aluno deve se comprometer em estar presente no ambiente on-line e, claro, estudar com frequência a matéria disponibilizada.

5. Dedique um tempo para os exercícios

A realização de exercícios é essencial durante a graduação, considerando que esse é o momento de verificar se a matéria foi realmente compreendida. Ou seja, práticas e atividades avaliativas servem como um importante termômetro de aprendizagem.

Assim, para que o aluno verifique como está o seu nível de compreensão, vale a pena realizar os exercícios propostos. Mais do que isso, é preciso contar com um período diário apenas para essa tarefa. Inclua determinados horários em sua agenda e aprenda com mais facilidade.

6. Participe das atividades complementares

As atividades complementares também são essenciais para o bom andamento de uma graduação a distância, justamente para facilitar a aprendizagem. Como se pode entender a partir de seu próprio nome, tais práticas não são o foco central das matérias oferecidas, mas são igualmente importantes para uma boa absorção das disciplinas.

Por isso, participe das atividades complementares quando fornecidas e não deixe de estudar os seus conteúdos. Geralmente, essas tarefas também são disponibilizadas na plataforma digital e, por vezes, podem significar pontos extras durante o semestre. Fique atento, estude todo o conteúdo disponível e potencialize ainda mais o aprendizado da teoria e prática.

7. Crie ou engaje-se em projetos experimentais

Um projeto experimental pode ser criado para aplicar na prática o conteúdo ensinado na teoria — algo bastante interessante no universo acadêmico. Esse fator permite ao aluno avaliar como as matérias são utilizadas no cotidiano e, mais além, é uma grande chance de experimentar a realidade da profissão enquanto ainda se é estudante.

Nesse tipo de projeto de extensão, a turma consegue visualizar de forma concreta a aplicação das disciplinas estudadas. A graduação de Jornalismo, por exemplo, pode criar um jornal semanal, ao passo que estudantes de Direito podem iniciar um mutirão para sanar dúvidas jurídicas da comunidade. Vale usar a criatividade e formular os mais diferentes projetos experimentais.

O estudo a distância é bastante vantajoso para diversas pessoas, principalmente para quem conta com uma rotina repleta de compromissos e afazeres. Contudo, ele requer a devida atenção para o cumprimento ideal das tarefas propostas. Se você deseja potencializar teoria e prática, considere as nossas sugestões, absorva ainda mais as matérias do curso e tenha uma boa jornada acadêmica!

Gostou das dicas para combinar teoria e prática em uma graduação a distância? Agora, assine a nossa newsletter e receba outros posts como este diretamente em seu e-mail.

Powered by Rock Convert
Facebook Comments