Já reparou como boas oportunidades de emprego surgem como consequência da dedicação do profissional? Isso acontece porque as empresas estão cada vez mais em busca de colaboradores que façam a diferença com a sua atuação, sejam decisivos para bons resultados e contribuam com boas ideias para o negócio.

São raras as pessoas que nascem com essa visão macro da profissão escolhida. Por isso, existem os cursos superiores não apenas para ensinar o básico, mas para preparar o estudante rumo ao sucesso na carreira.

De uns anos para cá, o acesso ao ensino superior tornou-se mais fácil para muitas pessoas, graças ao uso da nota do Enem e às ofertas de graduação a distância. Os benefícios do EAD alcançam principalmente quem deseja trabalhar e estudar. Mas você sabe quais são eles? Continue a leitura para descobrir!

1. Flexibilidade de horários

Um dos principais benefícios de fazer faculdade a distância é a flexibilidade. Diferentemente do que acontece no ensino presencial, é você quem faz os seus horários em vez da instituição. Assim, consegue estudar naqueles momentos em que sente maior produtividade e torna-se mais fácil conciliar todas as atividades de sua rotina.

Além de aprender no período que deseja, ainda pode se dedicar ao curso em qualquer lugar, desde a sua residência até no trabalho, no intervalo de almoço ou café, por exemplo. Basta ter um dispositivo que se conecte à internet e fones de ouvido para isolar o barulho externo e pronto! É possível adiantar algumas matérias sem prejudicar o seu dia a dia, facilitando sua organização para estudar.

2. Economia de recursos

Já pensou no quanto é possível economizar com transporte ao estudar em casa ou no trabalho? Isso sem falar no tempo precioso que pode ser transformado em horas a mais para ler algum conteúdo ou mesmo no descanso e lazer. Toda essa otimização da sua rotina dá recursos para você empreender durante a faculdade e, assim, ajudar a custear suas despesas.

Vale ressaltar também que os cursos na modalidade a distância costumam ser mais acessíveis que os presenciais. O motivo é que a faculdade não precisa gastar tanto com infraestrutura para eles, podendo aproveitar muitos dos recursos que já têm para oferecer a mesma qualidade de ensino.

3. Métodos de ensino inovadores

O ensino em que o professor só transmite seus conhecimentos enquanto os alunos observam tem mudado aos poucos. Os educadores encontraram novas formas de engajar e fixar os conteúdos, principalmente com métodos que envolvem a tecnologia em sala de aula.

Nem precisamos dizer que um ensino a distância ou semipresencial já conta com essa inovação, não é mesmo? A interatividade traz bons resultados para o aprendizado e aproxima ainda mais professores e estudantes. Com a plataforma do EAD, é possível tudo isso.

4. Educação de alto nível

Como vimos, não é porque a faculdade oferece o EAD que ela investe menos nessa modalidade. Afinal, boas instituições de ensino estão preocupadas com a formação de profissionais tanto para o mercado de trabalho quanto para os desafios de sua vida pessoal, não importando se frequentam o campus ou não.

Com videoaulas, conteúdos extras e todo esse método de ensino inovador, os estudantes do EAD têm amplas condições de aprender e tirar dúvidas com os professores. O diploma também conta com a mesma validade, servindo de passaporte para a conquista de boas vagas de emprego.

5. Variedade de cursos

Com menos gastos do EAD e a regulamentação pelo MEC, as faculdades puderam criar mais opções de cursos para os estudantes. O interesse maior das pessoas também contribuiu para que as ofertas de ensino a distância e semipresencial híbrido tivessem esse crescimento.

Isso significa que você tem a chance de encontrar aquela ementa que se encaixa nos objetivos de sua carreira profissional. Ou seja, em vez de procurar um curso de Administração ao se interessar por vendas, é possível fazer Gestão Comercial e ter uma formação mais focada em suas expectativas.

6. Maior desenvolvimento pessoal

Para realmente contar com os benefícios do EAD, os estudantes desenvolvem algumas habilidades de maneira natural — são as chamadas soft skills. Elas se tornaram essenciais no mercado de trabalho, e adquiri-las durante a graduação é uma excelente forma de conquistar diferencial competitivo.

A começar pela responsabilidade e a organização: sem elas, o estudante pode deixar que as matérias se acumulem, o que se torna prejudicial em médio prazo. Ele também precisa de automotivação para realizar todas as atividades e concentração para entender o que os professores estão falando nas videoaulas. São outras competências adquiridas:

  • resiliência;
  • disciplina;
  • foco;
  • capacidade de comunicação;
  • comprometimento.

Isso se reflete no desenvolvimento pessoal do aluno. Ao tomar o protagonismo do próprio estudo, ele automaticamente se prepara para enfrentar diversas situações em sua rotina profissional, desde a faculdade. Logo, torna-se mais autônomo e ganha confiança para tomar decisões rápidas e acertadas.

7. Educação inclusiva

Entre os benefícios do EAD está a inclusão. Alunos com mobilidade reduzida, por exemplo, não precisam lidar com as dificuldades de se deslocarem até um campus de ensino. Podem aprender de maneira mais confortável e autônoma, com a flexibilidade de que falamos no início deste post — o que certamente oferece uma dose extra de motivação em sua jornada profissional.

8. Aproximação da cultura digital

Pode notar que muito mudou nos últimos anos por causa da tecnologia. Nas empresas, funções repetitivas foram automatizadas, enquanto algumas máquinas (a exemplo do fax) perderam sua utilidade. No dia a dia das pessoas, elas podem trocar mensagens instantâneas com poucos cliques, sem contar as inovações que auxiliam sua rotina — como os aplicativos para otimizar o tempo.

Tudo isso significa que os profissionais devem ter um pensamento digital fortalecido, o que os alunos do EAD certamente desenvolvem ao longo da formação. Nas plataformas de ensino, já sabem como lidar com problemas de forma rápida, muitas vezes não precisam de papéis para o estudo, se comunicam sem dificuldades pela internet e assim por diante. É, portanto, uma cultura bastante estabelecida.

Investir na educação é o diferencial de que você precisa para ter sucesso no mercado de trabalho. Então, aproveite os benefícios do EAD para transformar o seu futuro e ser exatamente o profissional de que as empresas necessitam para se destacar entre a concorrência.

Quer saber a melhor opção para conquistar esse objetivo? Venha para a UCEFF! Entre em contato com nossos consultores para conhecer nossas ofertas de graduação e diferenciais.

Facebook Comments