O Brasil é um país com forte atuação no agronegócio, o que revela um bom cenário para quem tem interesse de trabalhar na área. Mesmo assim, investir em uma formação de qualidade é um fator essencial. Diante disso, hoje vamos falar do curso de Agronomia da UCEFF e os motivos para optar por ele.

Afinal, escolher uma graduação é uma decisão importante e que requer bastante cuidado, não é verdade? Então, aproveite para conhecer melhor essa oportunidade de construir a sua carreira de agrônomo!

Afinal, vale a pena fazer Agronomia?

Pesquisar o mercado antes de decidir uma profissão é uma das tarefas mais importantes que se pode fazer. Conversar com pessoas que atuam na área, explorar as tendências, conhecer as habilidades mais relevantes para a formação do profissional, enfim, ficar por dentro de todos os detalhes é uma etapa imprescindível para fazer a melhor escolha.

No caso da Agronomia, uma grande vantagem da graduação é ser abrangente, permitindo que os estudantes possam escolher entre vários segmentos para atuar no futuro. Ainda mais quando falamos do cenário brasileiro, que tem boa parte da economia voltada para a produção agropecuária, logo, oferece grande diversidade e alta demanda.

Outra questão que tem um peso significativo é relativa aos interesses pessoais de cada um. Sabemos que o objetivo do curso é abordar as práticas agrícolas em geral, contudo, antes disso é preciso passar pelos fundamentos básicos — que, em sua maioria, mesclam conceitos das Ciências Biológicas e Exatas.

Sendo assim, essa é a primeira identificação que o aluno deve reconhecer para se dar bem nos estudos. Depois, poderá aproveitar as disciplinas mais específicas para perceber quais assuntos ou áreas são mais interessantes para ele.

De acordo com a coordenadora do curso da UCEFF, Magdalena Lajus Travi, um ponto positivo de optar por essa carreira é a perspectiva de crescimento. Ela ressalta que “mesmo com a automatização da agroindústria, a necessidade pelo profissional tende a crescer”.

Isso se deve à competência do agrônomo, porque ainda que as máquinas substituam algumas atividades, o conhecimento especializado faz toda a diferença para a gestão desses negócios.

Conheça o curso de Agronomia da UCEFF

Diante de um contexto favorável ao apostar na área da Agronomia, o passo seguinte é encontrar uma boa capacitação para realmente agregar valor ao seu currículo, certo? Veja só quais são os diferenciais do curso de graduação da UCEFF.

Matriz curricular atualizada

Entender o mercado não deve ser apenas uma preocupação para o estudante, mas também para a própria instituição de ensino. Isso é fundamental para que ela consiga proporcionar uma formação atualizada e que atenda às principais demandas da profissão. 

Nesse sentido, a UCEFF se mantém sempre atenta ao progresso do campo da Agronomia e ainda conta com a experiência prática dos seus professores para oferecer o que há de melhor. O curso tem previsão de duração de 5 anos, com uma matriz curricular totalmente pensada na evolução do aluno. Confira abaixo algumas das disciplinas estudadas:

  • Citologia e Anatomia Vegetal;

  • Comunicação Oral e Escrita;

  • Desenho Técnico;

  • Introdução à Ciência do Solo;

  • Matemática Aplicada;

  • Química Analítica;

  • agrometeorología;

  • Física Aplicada;

  • Microbiologia Agrícola;

  • Morfologia Vegetal;

  • Biologia do Solo;

  • Bioquímica;

  • Química e Física do Solo;

  • Sistemática Vegetal;

  • Topografia;

  • Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas;

  • Genética;

  • Controle de Pragas;

  • Melhoramento de Plantas e Biotecnologia;

  • Controle de Doenças;

  • Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água;

  • Agricultura Digital;

  • Nutrição Animal;

  • Gestão Ambiental.

Vale dizer que, além de cumprir toda a carga horária de aulas, outros dois critérios para a conclusão do curso são a realização do estágio e de um TCC. Já para a atuação profissional, é importante fazer o registro pessoal no CREA — que é o órgão responsável pela fiscalização da área e que, inclusive, determina os pisos salariais.

Qualidade do corpo docente

Não há dúvidas de que existem vários componentes significativos na transmissão do conhecimento, porém, os professores ainda têm um papel especial. Logo, a formação do corpo docente é mais um dos cuidados que uma instituição de ensino precisa ter.

Não por acaso, a UCEFF conta com um time de mestres, doutores e especialistas em diversas áreas da Agronomia. Dessa maneira, a experiência acadêmica é garantida, assim como a expertise prática para aproximar os aprendizes das funções da carreira escolhida.

Metodologia de ensino

Outro ponto de destaque da UCEFF é adotar uma metodologia mais ativa no seu curso, buscando envolver os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Os estudos de caso e o contato com o mercado de trabalho são dois recursos que contribuem muito para isso.

A instituição tem convênio com empresas que facilitam a experimentação prática, além de uma área interna destinada para as atividades de campo. Isso ajuda a garantir uma preparação diferenciada para o estudante, que não fica preso somente à parte teórica — o que acaba sendo um risco para o exercício da profissão.

Foco nas habilidades de gestão

A coordenadora Magdalena destaca uma característica importante da Agronomia para o futuro: “o profissional precisa ter um conhecimento técnico e, a partir disso, desenvolver outras habilidades”. Isso significa que estudar determinados assuntos e ter um diploma não é o suficiente.

O mercado é competitivo e exige competências variadas. Assim, o foco da UCEFF é formar gestores do agronegócio, isto é, pessoas que consigam ter uma visão mais ampla de como funciona o setor, quais são as tecnologias aplicáveis, que práticas contribuem para o avanço etc.

Para trazer essa realidade para os alunos, a instituição promove cursos, palestras, visitas e viagens. Um exemplo interessante é a abordagem do “Agro 4.0”, um conjunto de ferramentas utilizado para otimizar gastos, melhorar os resultados e a sustentabilidade em certa produção. Magdalena reforça que não basta conhecer todas as tecnologias, mas saber usá-la a favor do campo.

Enfim, depois de conhecer melhor o curso de Agronomia da UCEFF, é possível perceber como ele é destinado a oferecer uma preparação completa e atualizada para os seus discentes, não é mesmo?

Então, para conferir outros detalhes, tirar dúvidas ou já fazer a sua inscrição, não deixe de entrar em contato conosco. Investir em você mesmo é o primeiro passo para construir uma trajetória de sucesso!

 

Facebook Comments