Se você perguntar para um estudante prestes a se formar qual a maior dificuldade de concluir uma graduação e conquistar o diploma, é bem provável que ele responda algo relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso. De fato, saber como fazer um TCC é um desafio para muitas pessoas.

A ideia é reunir no projeto um pouco de todo o aprendizado adquirido durante o curso, escolhendo um tema para ser aprofundado e seguindo inúmeras regras de formatação. Logo, não dá para dizer que essa é uma tarefa simples, embora não seja nada impossível.

Quer saber quais são as dicas que separamos para ajudá-lo com essa missão? Continue acompanhando o post e anote todos os conselhos a seguir!

1. Monte um cronograma

A organização é um passo fundamental para que o seu projeto dê certo. Portanto, comece visualizando qual tempo disponível você tem até a data prevista de entrega do TCC e divida as suas tarefas para montar um cronograma realista.

Tenha para cada semana — ou, pelo menos, para cada mês ou período de quinze dias — uma meta que deve ser cumprida. Por exemplo, separe as fases de pesquisa, escrita, formatação, revisão etc.

Você também pode usar a ideia de segmentar os seus objetivos de acordo com os capítulos que pretende escrever. Não importa muito qual vai ser a sua regra de organização, mas dividir em pequenas etapas é uma ótima dica para não se perder nesse caminho.

Então, inicie os trabalhos para cumprir os prazos estabelecidos, lembrando que imprevistos acontecem, mas você não pode perder o foco se realmente quiser finalizar o trabalho conforme planejado.

2. Faça uma boa pesquisa para definir o tema

Escolher um bom tema pode ser um processo um tanto quanto complexo. Afinal, há uma grande variedade de assuntos a serem explorados e isso é capaz de deixar qualquer pessoa confusa.

Nesse caso, a melhor dica é investir certo tempo na pesquisa até encontrar um objeto de estudo que consiga deixá-lo animado. Pense que nos próximos meses essa será a sua principal preocupação, por isso, é importante que você esteja verdadeiramente interessado em saber mais sobre a temática escolhida.

Além da sua afinidade e interesse, outros fatores que você deve levar em consideração para tomar a sua decisão são:

  • acessibilidade de conteúdos sobre o assunto;

  • relevância para a sua área de estudo;

  • disponibilidade de um orientador que entenda minimamente da questão;

  • tempo disponível para realizar a pesquisa.

Pensar nesses aspectos é indispensável para não acabar se dando mal ao escolher um projeto praticamente impossível de realizar com o tempo e as ferramentas que você tem.

3. Demande atenção do seu orientador

A orientação durante o desenvolvimento do TCC é essencial para o seu sucesso, portanto, escolha um bom parceiro para oferecer todo o suporte necessário.

Não pense muito se o professor é gente boa ou leciona uma disciplina que você gosta. O que vale é que ele seja acessível e que se envolva com a sua pesquisa — não para facilitar a sua vida, mas sendo rigoroso para que o resultado final seja o melhor possível.

Lembre-se que fazer um trabalho de conclusão de curso é um processo de aprendizado, que deve ser apenas conduzido por um orientador. Não cabe a ele fazer escolhas ou assumir responsabilidades, somente guiar as suas atividades e ajudar a refinar o projeto.

4. Crie uma rotina de leitura

É muito difícil criar um texto de sua autoria sobre qualquer coisa se você não ler muito sobre o assunto antes. O TCC não é um livro de ficção em que se pode criar personagens ou situações livremente.

Você precisa ser coerente, citar referências e ter um bom embasamento para o seu conteúdo. Aliás, esse é um fator que vai fazer com que o seu orientador e os seus avaliadores percebam a sua dedicação.

Sendo assim, dedique-se à construção da sua fundamentação teórica. Leia diariamente a respeito do seu tema, tomando o cuidado para evitar plágios — ou seja, copiar outros trabalhos. Essa etapa será imprescindível até mesmo para a sua apresentação, pois assim você estará bem informado se houver algum questionamento.

Outro ponto muito importante é refletir sobre tudo o que é lido. Pense que existem opiniões muito diversas e você não é obrigado a concordar com todo material que encontra. Faça a sua interpretação e procure ter um posicionamento original. Sempre que tiver dúvidas, recorra ao seu orientador.

5. Fique atento às regras da instituição

Cada instituição de ensino tem liberdade para fazer as suas exigências relacionadas à realização do TCC dos seus alunos. Ainda que exista um parâmetro oficial, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), normalmente a faculdade cria um manual com os detalhes que pretende exigir para a adequação dos trabalhos.

Diante disso, não deixe de procurar esse documento ou de pedir informações sobre o assunto. Isso deve ser feito o quanto antes, principalmente para você não perder tempo ao ter que refazer alguma parte que já estiver pronta.

Por mais que as regras sejam minuciosas, se esforce para cumprir com todas elas e diminuir as suas chances de erro. Há muitos casos de trabalhos com conteúdos muito ricos, mas que foram reprovados pelo não cumprimento das diretrizes da instituição.

6. Ensaie para a apresentação

Depois de terminar todo o material, é hora de se preparar para a apresentação. Isto é, a sua desenvoltura para explicar todo o seu trabalho para a banca de avaliadores será mais um dos aspectos observados.

Contudo, não se desespere! Um pouco de nervosismo é natural, mas a sua segurança deve vir do domínio que você construiu durante todo esse tempo sobre o tema que escolheu abordar. Para isso, leia e releia o seu texto quantas vezes for necessário.

Além disso, procure treinar em casa a exposição dos tópicos mais relevantes no tempo que você terá disponível no dia da apresentação final. Se preferir, convide familiares, amigos ou pessoas conhecidas para assistir aos seus treinos e fazer seus apontamentos.

Tudo isso certamente vai ajudá-lo a ficar mais preparado. Inclusive, essa é mais uma das razões para criar o seu planejamento e não deixar tudo para a última hora. Esse momento final de treinos e ajustes deve ser feito com bastante tranquilidade.

Enfim, saber como fazer um TCC é algo que você só vai aprender fazendo. Mesmo assim, seguindo essas dicas as suas chances de se dar bem serão bem maiores. Acredite no seu potencial e dê o seu melhor sempre!

E aí, gostou das nossas sugestões? Se você quiser continuar recebendo outras publicações como esta, aproveite para assinar já a nossa newsletter!

 

Facebook Comments