Ser promovido à gerência é o sonho de muitas pessoas pela possibilidade de alcançar uma posição de relevância dentro da empresa, obter rendimentos maiores e conquistar mais prestígio social. Porém, por ser uma posição importante, você assume muitas responsabilidades e fica encarregado de comandar diversas pessoas e atividades. É justamente aí que surge uma dúvida frequente: “quais habilidades de gestor devo desenvolver para ter uma boa atuação profissional?”.

Pensando nisso, listamos seis das competências mais marcantes que não podem faltar em alguém que almeja gerência de uma organização. Acompanhe para saber quais são elas e como você pode desenvolvê-las (ou mesmo aprimorá-las)!

1. Capacidade de tomar decisões

Um gestor deve ter uma excelente capacidade de tomar decisões, já que enfrentará com frequência situações delicadas que envolvem uso de recursos internos, negociações, mudança de fornecedores, desligamento de funcionários e muito mais.

Sem isso, ele enfrentará incertezas por medo de errar e, consequentemente, se tornará incapaz de guiar a própria equipe, principalmente em períodos de recessão. Consegue imaginar o quão caótico esse comportamento pode ser? Por isso, se você deseja chegar à gerência da empresa em que atua, comece desde já a mostrar proatividade nas suas ações.

Aprenda a encarar riscos não como potenciais barreiras que vão impedir o seu trabalho, mas como chances de mostrar a sua visão empreendedora, a sua liderança e o seu conhecimento de mercado (ainda mais no que diz respeito aos concorrentes).

2. Bom nível de comunicação

Outra das habilidades de gestor é ter um bom nível de comunicação. Isso porque você vai supervisionar e comandar o trabalho de diversas pessoas diariamente. Logo, a sua fala deve ser clara e objetiva — para não gerar interpretações dúbias — e direcionada para cada público — já que nem todo mundo tem o mesmo nível de conhecimento sobre logística, softwares, finanças, marketing e por aí vai.

Por esse motivo, é essencial que você consiga se expressar e se fazer entender para não gerar dificuldades de cooperação entre colegas e, principalmente, ruídos que provoquem fofocas no setor. Cursos de oratória, por exemplo, são uma ótima pedida para aprimorar sua comunicação verbal e não verbal, especialmente no cenário empresarial. Vale a pena fazê-los!

3. Habilidades técnicas na área de atuação

Além do que já foi falado, é imprescindível que um gestor tenha habilidades técnicas na área de atuação, uma vez que ele será responsável por definir ações, metas, objetivos, projetos, parcerias, equipes e muitos mais dentro do setor. Do contrário, ele pode dificultar o trabalho de inúmeros trabalhadores e até mesmo colocar em risco o crescimento e a lucratividade da companhia.

Portanto, ele deve ter um conhecimento teórico e técnico sobre a profissão, contar com uma vasta bagagem cultural e estar por dentro das tendências e inovações do meio. A melhor forma de conseguir tudo isso é, sem dúvidas, investindo na própria formação.

Afinal de contas, a graduação o prepara para ingressar no mercado de trabalho e a pós-graduação lato sensu o ajuda a se qualificar para ser um especialista e/ou um profissional apto a gerenciar em qualquer ambiente corporativo.

4. Saber delegar tarefas

Uma quarta competência extremamente útil é saber delegar tarefas. Isso porque, enquanto chefe, você não pode favorecer amigos com tarefas mais simples e práticas, muito menos assumir uma postura carrasca que sobrecarrega os colaboradores com incontáveis atividades. É preciso ter um equilíbrio para não afetar a organização, a produtividade e a eficiência do seu setor.

Para tanto, fique atento aos seus subordinados para identificar aqueles que têm mais familiaridade com determinada função, os que são mais proativos, os que possuem características específicas (como domínio sobre programas, plataformas e sistemas virtuais), os que estão passando por momentos delicados na vida pessoal e aqueles que estão se adaptando ao clima organizacional da empresa. Assim, será mais justa essa divisão de tarefas.

5. Liderança inclusiva e participativa

Ao assumir a gestão dentro de uma organização, muitos profissionais falham por achar que pelo fato de serem gestores já são automaticamente líderes — o que é um grande erro! Embora as duas palavras sejam tratadas constantemente com sinônimos, na prática, elas são bem diferentes. Gerenciar está ligado a ter poder de comandar, supervisionar e delegar tarefas.

Liderar, por sua vez, vai além, pois está relacionado ao ato de guiar pessoas sem se autoafirmar a todo o momento como um superior delas. É tomar decisões que beneficiem e envolvam equipe, estimular os outros a se desenvolver e ser alguém que motiva quem está ao redor a ter interesse em fazer um trabalho cada vez melhor.

Portanto, se você deseja ser um líder, comece a praticar a empatia, a capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer e assumir o papel de porta-voz entre os seus colegas.

6. Equilíbrio emocional

Para encerrar, não podemos deixar de citar o equilíbrio emocional. Basta lembrar que não é porque você assume um cargo de gerência que está livre de cobranças ou pressões. Ao contrário! Sempre haverá alguém que está acima de você na hierarquia da companhia e que vai querer ver resultados positivos desde o seu primeiro dia na função.

Logo, ter um autocontrole e saber lidar com os próprios sentimentos é indispensável para não se deixar ser afetado, transparecer para os seus subordinados e ficar incapacitado de tomar as ações que deveria. Nesse aspecto, o coaching de carreira e, principalmente, a psicologia — por meio da terapia — podem ser de grande ajuda para que você desenvolva a resiliência e esteja preparado para essa nova etapa profissional.

Como deu para perceber, há diversas habilidades de gestor que você deve ter para ocupar um cargo de gestão e conseguir manejar com sucesso funcionários, projetos, metas e contas em qualquer tipo de organização. Por isso, não deixe de se atualizar sobre o mercado, dar continuidade na sua formação e investir no desenvolvimento de novas competências que realcem o seu perfil profissional e o levem ao sucesso.

Aproveite e entre em contato com a gente para conferir nossas opções de graduação e pós-graduação que podem enriquecer o seu currículo!

Facebook Comments