Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Independentemente da área escolhida, é essencial saber como trabalhar em equipe. Isso, porque lidar com pessoas faz parte da vida cotidiana, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. 

Dentro das organizações, o trabalho em equipe é extremamente importante — principalmente em empresas com diversos setores. Saber como lidar com situações envolvendo o time torna o colaborador mais preparado para o seu cotidiano e garante a ele uma posição de destaque. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja 9 dicas para realizar um ótimo trabalho em conjunto com os outros colaboradores. Confira!

1. Conte com uma boa comunicação 

Quando o assunto é relacionamento com outras pessoas, prezar pelo diálogo é essencial. Isso significa que um bom canal de comunicação deve ser criado na empresa, garantindo a todos a possibilidade de expressar as suas sugestões, críticas e solicitações. 

Pode parecer um item insignificante, mas o colaborador trabalha com mais afinco quando sabe que atua em uma organização com um canal horizontal de comunicação. Ou seja, apesar da hierarquia existente entre os cargos, estimule o diálogo entre todos e se surpreenda com ótimas sugestões. 

2. Saiba lidar e administrar os conflitos

Não é preciso mencionar que os conflitos sempre surgem em um ambiente com diversas pessoas, não é mesmo? Personalidades únicas, maneiras diferentes de viver e opiniões variadas compõem todo esse sistema que pode gerar certas hostilidades. 

Para tanto, saber administrar os conflitos também é uma habilidade bastante importante no trabalho em equipe. Escute os lados diversos, convoque reuniões de emergência e procure saídas amigáveis. Atuar como conciliador é uma característica bastante relevante nesse momento. 

3. Seja proativo

Ser proativo é sinônimo de atuar de forma positiva e com atitude: se você deseja fazer a diferença no ramo profissional, esse item é essencial em todo o tipo de trabalho. Isso, porque uma pessoa proativa não espera a oportunidade certa, ela traça objetivos profissionais e cria maneiras de atingir a sua meta. 

Se a intenção é ser promovido no emprego, o profissional proativo realiza cursos de atualização, demonstra boa vontade ao seu superior e busca sempre o seu desenvolvimento. Saia da sua zona de conforto e garanta ótimos frutos!

4. Delegue responsabilidades

Delegar responsabilidades pode ser bastante difícil para líderes mais controladores, ao passo que, para pessoas menos proativas, esse item é visto como um ótimo negócio. A realidade é que delegar responsabilidades no trabalho em equipe é essencial para o bom funcionamento da empresa. 

A diferença, no entanto, está em como as responsabilidades são divididas e geridas. É papel do gestor identificar os passos a serem tomados dentro de uma empresa; para garantir um ótimo trabalho, ele precisa nomear outras pessoas para realizarem o devido cumprimento de algumas atividades. 

Veja quem são os colaboradores mais proativos e com uma boa reputação laborativa, explique o que é esperado deles e demonstre o objetivo a ser atingido em conjunto. 

5. Confie no trabalho das outras pessoas

Como consequência da divisão de responsabilidades, é preciso confiar no trabalho das outras pessoas. Afinal, de nada adianta delegar uma atividade importante ao colega e conferir o seu andamento a cada duas horas. 

Delegue tarefas, delimite um prazo e deixe clara a expectativa do seu cumprimento com a manutenção de boa qualidade. Também é importante mencionar que, caso as expectativas não sejam cumpridas, o colaborador poderá não ser lembrado em um próximo trabalho importante. 

6. Busque soluções inovadoras de forma conjunta

Uma das grandes vantagens do trabalho em equipe é a possibilidade de buscar novas soluções em conjunto. Caso alguma atividade não atinja o objetivo esperado ou, por algum imprevisto, seja necessário tomar atitudes de emergência, promova reuniões para pensar em saídas.

Com visões diversas em uma mesma sala, é possível encontrar uma solução conveniente de forma mais ágil. Esse item também só se torna uma realidade a partir do estabelecimento de um bom canal de comunicação: todas as práticas para contar com um excelente trabalho em equipe acabam se relacionando. Interessante, não?

7. Compreenda cada atividade realizada

Em um negócio, cada profissional apresenta um tipo de atividade diferente. Uma grande empresa, por exemplo, compreende diversas frentes de trabalho — e todas são essenciais para o resultado final, seja um produto ou serviço.

Por isso, é fundamental compreender cada atividade. Circule pela empresa, converse com os colaboradores e entenda o que cada setor faz. Apenas assim é possível delegar responsabilidades de forma precisa e cobrar com cautela o seu cumprimento. 

8. Veja valor em opiniões diferentes das suas

Não adianta trabalhar em uma grande equipe e desconsiderar colaboradores que apresentam maneiras diversas de pensar. A ideia, aqui, é ver valor em opiniões diferentes das suas e — por que não? — tentar aprender com elas. Trabalhar em um local multicultural é um ótimo caminho para exercitar a empatia e contar com aprendizados diários. 

Mantenha o tom cordial na gestão de pessoas e incentive o respeito entre todos. Por outro lado, caso se depare com uma situação que extrapole os limites da opinião — como discurso de ódio ou possibilidade de agressão ao colega —, informe aos superiores e cobre respostas efetivas. 

9. Sinta-se responsável pelos resultados

Depois de tanto trabalho, nada mais justo do que se sentir responsável pelos resultados, não é mesmo? Verifique se todas as metas esperadas foram atingidas e saiba que é muito importante sentir-se responsável pelo trabalho cumprido. 

Demonstre gratidão aos colaboradores que auxiliaram em seu caminho e aproveite o clima de cooperação na empresa. Ótimos resultados são excelentes incentivos para a continuidade de um trabalho de qualidade. 

Se você deseja se destacar em seu ramo profissional, saiba a importância de aprender como trabalhar em equipe. Utilize as 9 dicas apresentadas neste post, conte com organização pessoal e cumpra as suas atividades de forma eficiente, sempre mantendo a qualidade. Arregace as mangas e bom trabalho!

Se você gostou das nossas 9 dicas para trabalhar bem em equipe, ficou com alguma dúvida sobre as informações ou deseja compartilhar a sua experiência com os outros leitores, contribua com a discussão no campo de comentários abaixo!

Powered by Rock Convert
Facebook Comments