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Não tem coisa pior do que passar um tempão se preparando para um teste e se esquecer daquela informação crucial na hora de responder a uma questão, não é mesmo? O temível branco na prova pode ser um problema para estudantes de qualquer classe, mas o medo é justamente um dos motivos da ocorrência desse súbito ataque de amnésia.

No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas para lidar com essa situação de bloqueio momentâneo, além de mostrar como prevenir falhas na memória para que isso não aconteça novamente. Acompanhe!

O que fazer quando dá branco na prova?

Quando estamos diante de uma questão que precisa ser respondida de qualquer maneira, quer nos lembremos da resposta ou não, pouco adianta se punir por causa do esquecimento — afinal, o problema já se manifestou.

A boa notícia é que mesmo quando esse fenômeno acontece, ainda é possível enfrentá-lo. Saiba como:

Contenha a ansiedade

A principal causa do famoso branco é o estresse: com a adrenalina alta na hora da avaliação, nosso organismo entra em modo de alerta e acaba prejudicando o raciocínio.

Assim, o primeiro passo para espantar o bloqueio é não se entregar à ansiedade e tentar relaxar a mente. Para isso, beba um pouco de água, lembre-se de que sua vida não depende da prova e permita ao seu cérebro trabalhar com menos pressão.

Se precisar, levante-se, vá ao banheiro, dê uma volta, enfim: faça o que for preciso para não entrar em pânico e continuar o exame com tranquilidade. Mesmo que isso signifique aceitar a perspectiva de um resultado ruim dessa vez, o essencial é se acalmar.

Passe para a próxima questão

São raros os testes feitos de forma linear, com as questões sendo respondidas em uma única ordem, sem a possibilidade de voltar e responder às perguntas anteriores em um outro momento.

Portanto, se tiver dúvidas, você não precisa se torturar enquanto tenta se lembrar de uma informação. Em vez disso, não tenha medo de passar para a próxima pergunta! A probabilidade de se lembrar daquele assunto — e a resposta surgir logo em seguida — é mais alta se você não ficar lutando e se estressando à toa parado na mesma questão.

Procure gatilhos para a memória

Após responder algumas questões sem dificuldades, volte naquelas mais difíceis — responsáveis pelo branco — e tente despertar a sua mente com alguns gatilhos. Pense, por exemplo:

  • na página do livro ou caderno que você estudou;

  • no momento em que você se lembra de ter aprendido aquele assunto, seja na aula ou em casa;

  • nos assuntos relacionados àquela temática.

Ao acionar lembranças de momentos de estudo e outros tópicos relacionados ao mesmo assunto, você tem mais chances de se lembrar daquele ponto específico que você esqueceu.

Como prevenir o branco nas próximas avaliações?

Agora que você já sabe como se comportar quando isso acontece, vamos às medidas para evitar o bloqueio em outros momentos. Confira:

Não deixe os estudos para a véspera da prova

Além de aumentar o seu nível de ansiedade — devido à sensação desesperadora de que você precisará aprender muita coisa em pouco tempo —, deixar para estudar só no dia, ou em poucos dias antes da avaliação, impede que você retenha o conteúdo em sua memória de longo prazo.

Então, a dica é: organize-se! O ideal é montar um calendário e estudar ao longo de todo o semestre — ou, pelo menos, algumas semanas antes do exame. Assim, você vai assimilando a matéria aos poucos. Outra dica é usar métodos de estudo diversificados, como leituras, resumos, simulados etc.

Dessa maneira, dá até para deixar os livros de lado na véspera da avaliação e descansar a mente, garantindo tranquilidade na hora da prova e diminuindo ainda mais o risco de dar branco.

Aposte em técnicas de memorização

Outra vantagem de começar a se preparar para o exame com antecedência é a possibilidade de usar técnicas mnemônicas para fixar o conteúdo com o máximo de eficiência

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São alguns desses métodos:

  • os quadros sinópticos;

  • os flashcards;

  • os resumos dinâmicos;

  • os mapas mentais.

Consuma alimentos ricos em ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo que atua na comunicação entre as nossas células nervosas, sendo, por isso, um nutriente essencial para a concentração e para a memória.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 no período de preparação para os exames, portanto, também pode contribuir para não se esquecer de nada do que aprendeu. Então, procure incluir na sua dieta:

  • peixes, como atum, salmão ou sardinha;

  • sementes de linhaça, chia e quinoa;

  • oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs;

  • ovos.

Evite a cafeína em excesso

Dormir bem é muito importante para evitar o branco na prova, não só porque reduz o seu nervosismo, como porque o sono é uma etapa fundamental para a conversão da memória de curto prazo naquela de longo prazo — ou seja, aprendizado de verdade.

Apesar de o café ser utilizado para potencializar os estudos pela manhã, o melhor a se fazer é evitar a substância à noite (presente também nos energéticos, bebidas com cola, chocolate etc.).

Se você sentir que o seu sono está sendo prejudicado e acorda com muita dificuldade pela manhã, pode ser interessante até mesmo eliminar a cafeína da sua dieta. Substitua o café por um chá sem teína ou leite quente, por exemplo.

No dia da prova, procure dormir bem — que tal um chazinho de camomila ou um suco de maracujá para pegar no sono mais facilmente? Se possível, não beba café nem consuma outras substâncias que possam deixá-lo com muita energia. Elas podem deixá-lo ansioso, fazendo com que você fique mais nervoso ainda.

Caso o branco aconteça mesmo com todo essa prevenção, você já sabe o que fazer: confie em você mesmo e mande o medo para bem longe! Dessa forma, você fica com a consciência tranquila e, logo, logo, conseguirá se lembrar de toda a matéria para conquistar uma boa nota nas avaliações.

Aproveite para compartilhar nossas dicas com seus amigos nas redes sociais! Assim, você pode até conseguir aliados para montar um grupo de estudos!

 

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