Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

O sucesso de uma pessoa pode se dar por inúmeros fatores. Entre eles, está o curso de graduação, responsável por compartilhar conhecimentos essenciais para a trajetória profissional do indivíduo. No caso das celebridades, isso também é válido. Por isso, fica a pergunta: qual seria a faculdade dos famosos?

Vale a pena analisar algumas celebridades em função do curso que elas fizeram no ensino superior. Em boa parte dos casos, é possível identificar, em seus trabalhos, a influência do aprendizado obtido nas salas de aula no passado — e que serviram para que elas se tornassem bem-sucedidas.

É assim mesmo quando suas atividades profissionais não envolvem o curso estudado. Quer saber mais? Então, não deixe de acompanhar o texto até o final. Boa leitura.

1. Natalie Portman

Quem vê Natalie Portman em ação pode até não perceber, mas muito do que ela coloca em cena tem a ver com conhecimentos científicos adquiridos no curso de Psicologia — concluído na Universidade de Harvard, em 2003. O interessante é notar que a atriz tem se aperfeiçoado em interpretar personagens densos, como a bailarina Nina Sayers de Cisne Negro, papel que lhe rendeu o Oscar em 2011.

Na ocasião, o grande diferencial do trabalho de Portman foi dar vida a uma personagem com distúrbios psicológicos. Não é difícil imaginar que toda a teoria assimilada ao longo dos anos de faculdade, ouvindo os professores e lendo os livros recomendados, ajudaram a atriz a alcançar o seu auge profissional.

2. Arnold Schwarzenegger

Quem não conhece o Exterminador do Futuro ou Conan, o Bárbaro? Schwarzenegger é um verdadeiro fenômeno da indústria do entretenimento. O ator, famoso por ter atuado em filmes do gênero de ação, tem uma formação um tanto quanto peculiar, mas que tem tudo a ver com sua trajetória: Negócios e Economia Internacional na Universidade de Wisconsin-Superior, um curso equivalente a Administração aqui no Brasil.

Talvez tenha sido ali, adquirindo conhecimentos em um curso tão abrangente, que o ator tenha adquirido toda essa capacidade para trafegar por diferentes áreas e ter sucesso em todas — desde o fisiculturismo, categoria em que foi Mister Universo, passando pelas artes, quando se tornou mundialmente famoso, e chegando até a política, como governador da Califórnia por dois mandatos na última década.

3. Marcelo Tas

O multitarefas Marcelo Tas é, na verdade, engenheiro por profissão. Ele se formou em Engenharia Civil, na Escola Politécnica da USP, em 1983 — mesmo ano em que estreou na televisão, participando do programa 23ª Hora. Desde então, a atuação do profissional tornou-se constante em programas como CQC e Vitrine, além dos personagens clássicos, Professor Tibúrcio e Ernesto Varela, o famoso professor do programa Rá-Tim-Bum e o ousado entrevistador, que atravessou os anos 80 desconcertando entrevistas com suas perguntas polêmicas. Sua capacidade de transitar em diferentes meios, atuando tanto na TV quanto na internet e no rádio, tem a ver com sua passagem pela faculdade de Rádio e TV, que não foi concluída.

4. Courteney Cox

Uma das mais carismáticas personagens de Friends — uma das séries mais cultuadas dos anos 90 — é, na verdade, formada em Arquitetura na Universidade de Mount Vernon, em Washington. É interessante notar que uma peculiaridade do curso de Arquitetura é unir a formação artística e humana com disciplinas de Ciências Exatas, como Matemática e Engenharia, o que pode ter auxiliado a atriz a construir sua trajetória de sucesso no mundo das artes.

Mesmo antes de ficar conhecida como Monica Geller na famosa série americana, ela já dava seus primeiros passos rumo à glória, participando de propagandas publicitárias e videoclipes, como o de Dancing in The Dark, de Bruce Springsteen.

Não à toa, Courteney soube planejar sua própria carreira de maneira bem fundamentada, e hoje é um dos rostos mais conhecidos da indústria do entretenimento.

5. Neil Armstrong

Um astronauta que ganhou renome internacional e, possivelmente, é uma das maiores celebridades de todos os tempos. Dificilmente, outra pessoa chegará mais longe, literalmente falando, do que Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua.

Protagonista daquele que talvez seja o momento mais midiático do século XX, Armstrong estudou muito para alcançar um feito de tamanha grandiosidade. Ele se formou em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Purdue para depois se tornar uma das figuras mais populares de seu tempo, cultuado até hoje, sempre que o feito — realizado em 1969 — é relembrado.

A trajetória de Armstrong envolve também várias especializações no MIT e na Universidade do Sul da Califórnia.

6. Sandra Annenberg

Tida como uma das principais âncoras de telejornal nos últimos anos, Sandra Annenberg começou muito antes de estudar jornalismo. Filha de pais que trabalhavam na TV, aos 15 anos ela já participava do programa Show do Esporte, na TV Bandeirantes, ao lado de Luciano do Vale, além de fazer participações esporádicas em programas infantis da TV Cultura, canal em que sua mãe trabalhava.

Mas foi na faculdade de Jornalismo, na FIAM, que ela aprendeu os elementos básicos para desenvolver a atividade profissional que exerce até hoje. Jornalista à frente do Jornal Hoje, desde 1998, ela já passou por diversos outros programas e coberturas, nacionais e internacionais. A apresentadora foi, por diversas vezes, premiada como a melhor do país em sua função.

7. Nick Mason

Ele pode não ser o mais famoso integrante do Pink Floyd — posto disputado por Roger Waters e David Gilmour. Entretanto, Mason, o baterista da banda, entra na lista por ser Doutor Honorário em Arquitetura pela Universidade de Westminster.

Na prática, Mason, que conheceu Roger Waters e Richard Wright na época em que frequentava o curso, trouxe influências importantes da Arquitetura para o portfólio da banda. A capa do álbum Relics, por exemplo, é assinada por Mason, e foi feita com os conhecimentos adquiridos na faculdade. Aliás, a Arquitetura também parece ser a profissão ideal para o encontro de grandes talentos do rock. Aqui no Brasil, Humberto Gessinger conheceu seus futuros parceiros do Engenheiros do Hawaii — Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz — na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, ainda nos anos 80.

Tanto no caso de Mason e Waters quanto no de Gessinger, as influências do curso aparecem em boa parte de suas criações. Em relação aos Engenheiros do Hawaii, isso vale até para o nome, pois ele é, na verdade, uma ironia com o fato de os integrantes cursarem arquitetura e não serem surfistas. Interessante, não? Como visto, em alguns casos, mesmo que a profissão não tenha sido exercida, fica evidente o quanto fazer uma faculdade foi determinante no sucesso das celebridades.

Se você gostou de conhecer qual faculdade fez a diferença na carreira de famosos, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre para os seus amigos. Provavelmente, eles nem imaginam as formações dessas celebridades.

Facebook Comments