Voltar a estudar depois de se estabelecer na carreira inclui ganhos como manter a atualização profissional e alcançar maior realização pessoal. Para quem almeja ganhar mais e ocupar cargo de liderança, retornar aos estudos é altamente compensador. Investir em buscar novos conhecimentos — e em aprofundar os já construídos — é praticamente obrigatório também para dar novo fôlego à formação e manter o intelecto ativo.

Ficou interessado? Saiba mais sobre esse assunto a seguir!

Voltar a estudar agrega diferencial competitivo

Quem não recicla os conhecimentos acaba desatualizado e corre o risco de “perder o trem da história”. Afinal, estamos em plena era da informação, na qual os conhecimentos e técnicas acabam perdendo a atualidade com enorme rapidez.

Perceba que, mesmo com a carreira consolidada, é fundamental estar antenado ao que acontece na sua área de atuação. Voltar a estudar é, então, excelente iniciativa para assegurar a atualização profissional e não ficar defasado quanto ao que há de mais moderno na sua profissão.

Proatividade e networking fazem parte de retomar os estudos

Se você já tem anos de formado na graduação superior, está na hora de voltar a investir em si mesmo. Veja que se acomodar em uma etapa da carreira acaba mostrando baixo nível de proatividade.

Assim, dar ênfase ao aprimoramento das habilidades serve de antídoto à acomodação. Essa atitude é encarada positivamente pelas organizações, abrindo espaço a novas oportunidades.

Além do mais, buscar aprendizagens leva à expansão das competências, é motivador e funciona como antídoto contra o marasmo. Ainda propicia conhecer pessoas com interesses semelhantes e vivências a compartilhar. Esse networking tende a ser muito significativo para a vida pessoal e profissional.

Ganhos salariais e capacitação para liderança são vantagens de estudar

Ganhos salariais estão fortemente ligados ao grau de instrução, por isso, se você deseja mudar o patamar atual, voltar a estudar provavelmente é uma decisão bastante compensadora.

Tanto nas empresas privadas quanto no setor público, os salários mais altos se destinam aos profissionais com maior nível de formação. A graduação, nesse caso, quando somada a especialização, o habilita a disputar posições com alta remuneração.

Além disso, quem almeja cargo de liderança vai se beneficiar grandemente de ter uma especialização no currículo. Essas posições, que demandam assumir diferentes responsabilidades — a exemplo das funções de coordenação e direção —, na maioria das vezes são exclusivas para profissionais com mais tempo de estudos.

Portanto, caso você almeje estar à frente de uma equipe e ter ganho salarial compatível com essa missão, voltar aos bancos acadêmicos é a trajetória mais segura entre esse desejo e a sua realização.

Maior realização integra os benefícios de investir nos estudos

Muitos profissionais cumprem quase que automaticamente suas atividades por não terem mais o entusiasmo original com a profissão escolhida. Por outro lado, há os que se mantêm com a mesma disposição e energia de recém-formados e estão muito satisfeitos com a carreira.

Para os dois grupos, voltar a estudar agrega relevantes contribuições. Quem já não encontra gratificação no que faz, pode até dar novo rumo à carreira ao retomar os estudos. Já no segundo caso, investir no aprendizado vai deixar tudo melhor ainda.

Em ambas as situações, as vantagens incluem manter a mente ativa e elevar o estado de ânimo para encarar os constantes desafios do cotidiano. Dessa maneira, independentemente da faixa etária, estudar é ótimo, pois nunca é tarde demais para aprender novidades e estar em sintonia com a evolução ao redor.

Especialização é caminho certo para aprimorar saberes

Você decidiu voltar aos estudos, mas ainda está em dúvida sobre qual é o melhor curso a fazer, em razão das tantas possibilidades existentes. Escolher uma especialização em nível superior é adequado a quem busca a certificação dos conhecimentos adquiridos.

Esse tipo de curso é apropriado também por aprofundar conhecimentos aprendidos na graduação, capacitando o estudante a atuar como especialista em determinada área. Isso porque as pós-graduações são estruturadas para darem sequência ao que foi mostrado na graduação, com ênfase a uma temática específica. Tal recorte permite ir fundo em um assunto e dominar sua complexidade.

Estudos e compromissos profissionais podem ser conciliados

Retornar aos estudos e conquistar os múltiplos benefícios dessa atitude despertam a sua vontade, mas a agenda anda para lá de apertada? Não desanime, porque estudar, nesse caso, vai depender apenas da sua determinação.

Afinal, os cursos na modalidade Educação a Distância revolucionam a educação e trazem novas perspectivas a quem tem dificuldade de frequentar diariamente a faculdade.

Na EaD não há barreiras de tempo e espaço para impedir você de se dedicar à sua formação. Os cursos oferecidos a distância possibilitam estudar a partir de casa — ou de qualquer outro lugar em que você esteja —, exigindo basicamente acesso à internet e vontade de aprender.

Esse tipo de pós-graduação permite realizar as atividades acadêmicas no seu próprio ritmo, em horários que você mesmo determina. Tais facilidades viabilizam os estudos de quem tem uma rotina corrida e precisa conciliar agenda e especialização.

Dicas para retomar a rotina de estudos

Depois de um tempo sem estudar, é normal ter a sensação de que se está “destreinado”. Investir esforços nos estudos, então, é o jeito certo para se conectar novamente à construção de saberes.

Para contribuir com o sucesso dessa iniciativa, elencamos as dicas abaixo. Confira!

1. Organize-se

As diversas demandas com as quais você terá de lidar — carreira, família e estudos — vão levar à necessidade de organização. Então será fundamental separar um tempo para cada atividade, sem permitir que elas conflitem.

Nesse sentido, quando você estiver no período dedicado aos conteúdos da pós, concentre-se na aprendizagem, deixando o restante de lado.

2. Faça muitas anotações

Mesmo que cursos superiores pouco exijam que o estudante escreva, anote os pontos importantes percebidos nos encontros presenciais. Essa ação tanto serve para gravar melhor as matérias quanto para registrar os pontos a aprofundar em casa.

3. Use o ócio criativo como seu aliado

Valorize as pausas entre as atividades cotidianas, mesmo que elas sejam breves e não permitam se distanciar muito da correria. Nessas brechas do dia a dia, como a parada para o cafezinho ou os minutos depois do almoço, busque descansar a cabeça.

Ouça boa música, leia por prazer, estabeleça diálogos proveitosos, enfim, desfrute suas pausas com qualidade.

Com a expansão do acesso aos cursos superiores, ficou mais simples voltar a estudar e dar aquele upgrade na carreira. Nem a questão da agenda apertada é impeditivo para fazer uma especialização e somar um diferencial de peso ao currículo. Afinal, as pós-graduações EaD têm qualidade e certificação equivalentes às presenciais e resolvem a questão da falta de tempo. Por tudo isso, invista em você, volte a estudar e se torne um especialista!

Entre em contato com a UCEFF e comece sua jornada rumo à pós-graduação na maior instituição privada de Ensino Superior do oeste catarinense!

 

Facebook Comments