Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Ser nomeado em um concurso é o sonho de muitos profissionais. Afinal, cargos públicos oferecem segurança diante da instabilidade do mercado de trabalho. Mas isso não pode significar o ponto final na carreira. Procurar outros caminhos, como a pós-graduação para servidor público, continua sendo necessário.

Por que fazer isso? Buscar um curso de especialização, MBA, mestrado ou doutorado pode agregar importantes diferenciais na vida do concursado. Sem dúvida, vale a pena continuar investindo no seu perfil profissional depois de conquistar a estabilidade.

Quer saber que diferenças a pós pode fazer na sua carreira? Veja as vantagens que elencamos neste post!

Aumenta a remuneração

Ainda que as condições de trabalho dos servidores públicos sigam determinados padrões, é possível conquistar maiores rendimentos. Uma das formas de alcançar isso é aproveitando o adicional por qualificação. Esse é um direito garantido aos funcionários públicos que concluam níveis de ensino maiores do que o exigido no cargo que ocupa.

Por exemplo, o servidor público que exerce uma função técnica receberá um salário maior se tiver concluído um curso de graduação. Da mesma forma, as pessoas que realizam pós-graduação garantem um adicional à sua remuneração.

O bônus financeiro é uma maneira de incentivar a atualização dos trabalhadores. Nos últimos anos, os órgãos públicos têm construído seus planos de cargos e salários. Eles são programas que orientam os servidores em relação às suas conquistas profissionais. Em geral, os rendimentos aumentam a partir de critérios como tempo de serviço e maior qualificação.

Agrega valor à aposentadoria

O adicional por qualificação continua fazendo parte da folha de pagamento dos servidores públicos mesmo quando eles se aposentam. É garantido por lei que a progressão na carreira seja incorporada ao rendimento da aposentadoria. Assim, a pós-graduação também é vantajosa para quem está perto de deixar o funcionalismo público.

Esse é um grande benefício quando consideramos os desafios da previdência no Brasil. Mesmo para os servidores, que se submetem a regras diferentes, o afastamento do trabalho se configura em um período de limitações financeiras. Por isso, é fundamental investir na carreira e aproveitar diferenciais enquanto está ativo.

Potencializa a capacitação profissional

A pós-graduação para servidor público também é uma forma de melhorar o atendimento à população. Ocupar o mesmo cargo por vários anos não significa que os contextos de trabalho não mudam. A sociedade e as políticas públicas estão em constante evolução. Por isso, o trabalhador precisa se atualizar.

Contribuir para a construção de programas sociais e atender às necessidades do povo não são tarefas simples. O ideal é que o servidor busque oportunidades de estudo para continuar exercendo sua função com excelência. Desenvolver novas habilidades e competências é sempre uma necessidade.

Melhora as chances de ocupar cargos na gestão

Não é incomum que as pessoas pensem na ascensão profissional apenas quando falam do mercado de trabalho em empresas privadas. De fato, a competitividade crescente traz a necessidade dos trabalhadores se capacitarem cada vez mais para manter seus empregos e conquistar novas posições.

Mesmo em contextos diferentes, essa também é uma reflexão válida no serviço público. Geralmente, quem passa em um concurso fica ligado a determinado cargo. Mudar de função não é uma prática frequente, mas há possibilidades de ascensão profissional por meio da ocupação de funções gerenciais.

Um servidor pode ser, por exemplo, convidado a liderar sua equipe de trabalho ou integrar comissões especiais para determinado grupo de atividades. Quando isso acontece, o gestor maior avalia os currículos e os perfis profissionais dos trabalhadores para concluir quem vai ser capaz de gerar melhores resultados no cargo.

Dessa forma, realizar uma pós-graduação enriquece seu currículo e torna o seu nome mais atrativo para esse tipo de oportunidade. Investir na qualificação mostra para os gestores que você tem interesse em crescer profissionalmente e desenvolver habilidades importantes que o diferenciam.

Evita a estagnação

É injusto considerar que concurso público representa estagnação profissional. Infelizmente, esse é um preconceito que muitos servidores sofrem. Há uma ideia errada de que apenas no mercado privado os profissionais estão empenhados em se destacar e adquirir novas competências constantemente.

Como falamos, a estabilidade do serviço público não quer necessariamente dizer que o trabalhador deixa de investir na carreira. Pelo contrário, o desenvolvimento pessoal e profissional é importante não só para melhorar seu rendimento, mas também para aumentar a qualidade de vida — já que a sensação de ter parado no tempo não é nada confortável.

Nesse cenário, a pós-graduação para servidor público é um dos melhores caminhos para driblar a falsa estagnação e continuar construindo novos objetivos para o trabalho. Os conhecimentos que adquirimos nunca são suficientes, principalmente considerando as mudanças no mercado de trabalho. Dominar aspectos da tecnologia, por exemplo, se tornou uma necessidade em praticamente todas as funções.

E há uma característica interessante: sem a pressão para responder à instabilidade do mercado privado, o servidor público está livre para estudar assuntos com os quais tenha afinidade. É possível pesquisar diversas opções de pós-graduação e adquirir competências variadas. Inclusive, é uma oportunidade para estudar áreas que não estejam diretamente relacionadas ao seu cargo (algo interessante para quem pensa em uma segunda graduação).

Ajuda a se preparar para novas oportunidades

Ainda falando sobre evitar a estagnação profissional, é muito frequente que os servidores públicos continuem se preparando para outros concursos mesmo quando já estão atuando em um. Algumas pessoas são aprovadas em uma prova, mas almejam resultados ainda melhores no futuro.

Para quem se identifica com essa situação, a pós-graduação também é vantajosa. Além de garantir benefícios no trabalho atual, ela também agrega conhecimentos que serão úteis nos próximos exames que você pretende se inscrever. Quem faz especialização em uma área do Direito, por exemplo, está mais bem preparado para provas que envolvem esse assunto.

Os concurseiros que desejam vagas muito disputadas podem sair na frente com essa estratégia. Alguns cargos do serviço público são considerados planos de longo prazo. Muitas pessoas participam da seleção por duas ou três vezes até conquistar a aprovação. Nesses casos, o conhecimento vai se acumulando e todos os passos profissionais fazem a diferença.

Percebeu como realizar uma pós-graduação para servidor público gera benefícios para toda a sua carreira? As vantagens serão sentidas não só no cargo que você ocupa hoje, mas também nas suas pretensões futuras e até mesmo depois da aposentadoria. Aproveite essa oportunidade!

E então, gostou das informações que trouxemos neste post? Não deixe de assinar nossa newsletter para acompanhar os conteúdos que publicamos!

 

Facebook Comments