Ter um currículo com boas experiências e expertise na área em que atua é fundamental, mas ao buscar uma nova oportunidade no mercado ou começar sua carreira, vale a pena também destacar a importância do trabalho em equipe.
Ainda que hoje, em diferentes setores, como pequenos comércios ou escolas de idiomas, o quadro de colaboradores seja enxuto, o profissional deve estar apto para colaborar e atuar em grupo, encontrando as melhores soluções de acordo com a situação apresentada.
Ao lado de outras pessoas, com habilidades e características diferentes das suas, é possível atingir um alto grau de desenvolvimento. Quer saber como? Então continue acompanhando este post!
Por que investir no trabalho em equipe?
Considerando-se que os principais fatores de mudança nos empregos do futuro envolvem alterações no ambiente de trabalho e acordos flexíveis, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, as competências de trabalhar em grupo e de se comunicar auxiliam a adaptação.
Não é à toa que, segundo a sabedoria popular, duas cabeças pensam melhor do que somente uma. Se o grupo for maior, há ainda outras possibilidades de expansão. Quando existe entrosamento entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento e níveis hierárquicos, existe também troca e contribuição.
Colaboração profissional
Uma das razões que torna essa competência tão desejável no mercado de trabalho é a capacidade que tem de incentivar, em um grupo, uma dinâmica pautada por atitudes colaborativas, até mesmo em tarefas da rotina.
Para falar sobre colaboração, é válido citar ações como auxiliar um colega a utilizar uma ferramenta digital importante para a empresa, compartilhar informações coletadas em reunião sobre gostos de clientes, além de opinar e ajudar a construir novos projetos.
Nas tarefas do dia a dia, a colaboração se dá em detalhes: ao deixar a impressora livre para que outro colaborador possa utilizá-la, ao opinar brevemente sobre trabalhos em finalização e até mesmo ao realizar acordos de horários de intervalos a fim de que todos possam se beneficiar do período.
Soluções de negócios
Auxiliados por um gestor que exerça sua liderança de forma adequada, ou seja, alguém com perfil empreendedor, apto a ensinar e disposto a aprender, todo o time pode encontrar soluções de negócios.
Unidos, os profissionais têm a oportunidade de se ajudar ao distribuírem tarefas e intervir em casos nos quais falte tempo, criatividade ou capacidade de resolução aos demais. Minimizam-se, assim, as chances de erros ao entregar serviços. Em uma multinacional, por exemplo, a equipe de vendas, com mais colaboradores unidos no setor, pode melhorar seus indicadores de desempenho e aumentar a rentabilidade de toda a empresa.
Como realizar um bom trabalho em equipe?
A existência de personalidades extremamente diferentes em um só local pode parecer um empecilho para trabalhar em grupo. Uma vez bem aproveitada, todavia, é vantajosa e possibilita crescimento profissional e pessoal a todos, aliado ao networking fortalecido.
Importância do diálogo e da negociação
Se quiser se unir à sua equipe, o primeiro passo é se lembrar de que deve sempre dar atenção ao hábito de dialogar e de ouvir o que os outros têm a dizer.
É comum, às vezes, habituados à rotina sistemática de seu próprio trabalho, que muitos colaboradores se fechem e deixem de ouvir opiniões diferentes das suas, limitando possibilidades de desenvolvimento. Tais atitudes, além de diminuir a qualidade dos resultados finais, podem criar desentendimentos, situações constrangedoras e intrigas, altamente indesejáveis em um ambiente de trabalho saudável.
Com o diálogo, você entende melhor o que seus colegas pensam e pode aprender com eles, além de também auxiliá-los em suas decisões.
Respeito às diferenças
Independentemente do setor em que você opere, ainda que tenha em comum com a equipe a área de atuação, é inegável que haverá contato com personalidades distintas. As variações, no âmbito pessoal, podem estar em faixa etária, estado civil, crenças e gostos.
Já no âmbito profissional, diferenças de tempo de experiência, local de formação e ênfase de trabalho também podem gerar estranheza ou dificuldades de comunicação. Entretanto, não precisam, em decorrência disso, criar barreiras.
Ao respeitar as diferenças, todos melhoram a harmonia do local e incentivam a criação de um espaço pacífico, no qual passam boa parte de seu dia. Nada como estar à vontade, com pessoas de sua estima, que ajudem a criar condições para a execução de bons projetos.
Aprendizado compartilhado
Tudo na vida proporciona aprendizado e o trabalho em equipe se enquadra nessa afirmação. Ao se unir a outros profissionais, compartilhar ideias e dialogar, você sempre tem muito a aprender.
Ao se permitir deixar de lado as diferenças e até mesmo algumas convicções da rotina, só se tem a conhecer mais e a expandir sua mente para trilhar uma carreira de sucesso.
Sinergia do time
O líder capacitado, agregador, tem potencial para desenvolver a sinergia de sua equipe e coordenar a gestão de pessoas. Auxiliados por ele, os colaboradores, com suas diferentes habilidades e características pessoais, unem qualidades em fatores específicos de projetos para que os indicadores de desempenho sejam mais altos.
Com sinergia, há experiências engrandecedoras para todos e produtividade, vinda de ações promovidas com harmonia.
Resiliência
Um profissional resiliente entende que suas ideias nem sempre serão as melhores e sabe como lidar com as frustrações de quando um projeto seu não decola ou simplesmente de quando a decisão do grupo é melhor do que a sua.
Essa é uma habilidade importante para também lidar com imprevistos, naturais em qualquer local de trabalho, de modo construtivo.
Administração de conflitos
Colaboradores comprometidos e capazes de administrar conflitos têm a capacidade de tomar iniciativas em situações problemáticas. Para trabalhar em grupo, é desejável que tenha esse perfil e saiba esclarecer os fatos, conciliando as necessidades de todos e evitando brigas futuramente.
O trabalho em equipe é um desafio para quaisquer tipos de negócios, independentemente do patamar em que se encontrem. Mais do que isso, é um desafio pessoal para cada profissional, mas pode ser extremamente enriquecedor, tanto para a carreira quanto para a vida. Sendo assim, vale investir tempo, resiliência e paciência a fim de criar uma boa relação com aqueles que atuam diariamente ao seu lado. Todos têm muito a ganhar!
Para ler sobre outros temas relacionados à carreira e se desenvolver, acesse nosso artigo com cinco desafios da gestão empresarial e dicas de como superá-los!