Liderança, proatividade, criatividade, capacidade de resolver problemas. Essas são algumas das características mais procuradas pelos recrutadores e incentivadas dentro das empresas hoje em dia. Afinal, mais do que competência técnica, o mercado também tem buscado nos profissionais boas aptidões pessoais.

É para desenvolver ao máximo essas habilidades e potencializar os talentos de cada colaborador que existe o departamento de Gestão de Pessoas. A área, ligada à Administração, está em alta e, hoje em dia, é considerada o coração de uma organização, pois lida com os processos particulares de todos os funcionários, sejam eles pessoais ou profissionais.

Também conhecida como Departamento Pessoal, a Gestão de Pessoas é responsável por administrar o capital humano e trabalha para compor um quadro de funcionários mais satisfeitos e, assim, mais eficientes. Para isso, precisa estar atenta a quaisquer fatores que gerem ruídos no desenvolvimento das tarefas.

Curioso para saber como você pode se tornar um profissional da área? Então continue com a gente!

Afinal, o que realmente significa Gestão de Pessoas?

Essa área atua com base no conceito de que o potencial humano é o maior recurso para o progresso de uma empresa. Ou seja, para que uma organização cresça, é preciso investir no desenvolvimento das aptidões dos colaboradores e garantir que cada um deles possui a capacidade necessária para exercer as funções do seu cargo.

Um panorama contrário a esse pode gerar conflitos internos e, consequentemente, alta rotatividade de funcionários, o que atrapalha o fluxo da produção. Então, para evitar esse cenário negativo, a Gestão de Pessoas cria estratégias para que toda a empresa evolua junta, fortalecendo a integração entre os vários setores e incutindo a ideia de que todos os profissionais fazem parte de um mesmo organismo institucional.

Uma dessas estratégias é incentivar o trabalho em equipe e motivar os funcionários a refinar seus processos comunicacionais, para que não haja mal-entendidos durante as atividades do dia a dia. Uma equipe em sintonia tende a entregar bons resultados com mais celeridade, o que contribui para alavancar o potencial competitivo da empresa.

O setor de Gestão de Pessoas também desempenha um papel fundamental na hora de promover e contratar colaboradores. É ele o responsável por administrar as remunerações e benefícios, além de selecionar as pessoas mais adequadas para cada cargo de acordo com o perfil da empresa e do time do qual elas farão parte.

Mas, claro, nem tudo são flores, e além de gerir o processo de integração dos novos funcionários em uma empresa, os profissionais da área também são responsáveis pelo processo inverso, o de desintegração de um colaborador do quadro. A decisão é tomada, entre outras coisas, pelo resultado das avaliações de desempenho, outra responsabilidade desse setor.

E na prática, como funciona?

Estabelecer estratégias de ação para o crescimento da empresa é importante. Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que você está lidando com pessoas e não máquinas. Elas cometem erros e não reagem exatamente da forma que a gente prevê.

Assim, o departamento de Gestão de Pessoas tem a missão de gerenciar metas, para que não sejam impostos aos colaboradores objetivos impossíveis de serem cumpridos. Paralelamente a isso, é importante estimular o feedback e premiar os funcionários mais eficientes para mantê-los sempre motivados a dar o melhor de si em suas respectivas funções.

Promover uma comunicação mais aberta, clara e direta entre os diferentes níveis hierárquicos é outra tarefa do gestor de pessoas. Para isso, é necessário capacitar os chefes a serem mentores dos seus liderados, ou seja, figuras que vão guiar o desenvolvimento deles. A ideia é criar um sistema mais humanizado, em que os profissionais se sintam mais confortáveis para conversar sobre qualquer tópico com seus gestores.

E para não haver ruídos, é importante criar uma forte rede de comunicação interna que deixe todos a par das ações, admissões e demissões ocorridas para evitar boatos desnecessários. Afinal, esse burburinho não é saudável em nenhum ambiente profissional.

Agora, imagina gerir todos esses aspectos ao mesmo tempo numa empresa com 3000 funcionários, por exemplo? É por isso que os responsáveis pelo setor precisam implementar sistemas de gestão para facilitar os processos organizacionais. O importante é tornar todas as atividades menos burocráticas e fazer com que elas fluam melhor.

Que tal se especializar na área?

A área de atuação é ampla e está em processo constante de crescimento, pois se tornou estratégica para a expansão de qualquer empresa. Para ser um profissional desse mercado em ascensão, a pós-graduação é a forma mais rápida e eficaz de capacitação.

Os pós-graduados em Gestão de Pessoas podem atuar em organizações de qualquer porte. E como eles têm conhecimentos mais específicos e atuais sobre os novos modelos de ação na área, as chances de contratação são bastante positivas. Afinal, é isso que as grandes empresas buscam: soluções inovadoras que aumentem o seu nível de competitividade e as façam conquistar um lugar de prestígio no mercado.

Atualmente, o profissional capaz de gerir o capital intelectual de uma empresa é indispensável mesmo em tempos de turbulências na economia, quando ele é requerido para alinhar as atividades da empresa e, consequentemente, dos colaboradores ao novo panorama do mercado. Já em tempos de prosperidade, os gestores de pessoas são requisitados para recrutar novos talentos e reestruturar o mapa de funcionários.

Além de todas essas vantagens, a gente tem mais uma pra você: aumento salarial. Uma pós-graduação agrega valor ao seu currículo, amplia seus conhecimentos e sua rede de contatos, e te ajuda a expandir horizontes profissionais.

Um gestor de pessoas precisa dominar técnicas de estratégia empresarial, empreendedorismo, liderança e outros conhecimentos que só uma pós-graduação na área pode proporcionar.

Escolha uma especialização como a da UCEFF, que oferece um conteúdo alinhado aos seus objetivos, com metodologia eficiente e professores especialistas na área. Nas nossas aulas, utilizamos casos reais para inserir os alunos na realidade do mercado.

E como a agenda de um pós-graduando não é fácil, também flexibilizamos o seu horário de aula, respeitando a sua rotina de trabalho e estudo. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a pós-graduação em Gestão de Pessoas!

 

Facebook Comments