Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

No mercado de trabalho atual, a informação é um bem muito valioso. Quem deseja obter sucesso na carreira precisa, antes de tudo, buscar conhecer a realidade das profissões na sua região. Por isso, nós perguntamos: você sabe como está o mercado de trabalho em Chapecó?

Quem não parou para pensar nesse assunto ainda, precisa começar já! Suas decisões profissionais dependem em grande parte da resposta a essa pergunta. Afinal, como traçar um plano de carreira e correr atrás das suas metas se você não considera as possibilidades e limites que a realidade impõe?

Para se atualizar e saber tudo o que é importante sobre o mercado na cidade, acompanhe este post até o final!

Quais são as áreas profissionais em ascensão?

Tecnologia

O mercado nesse campo não tem se ampliado apenas em Chapecó, mas no Brasil e em todo o mundo. Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico mostrou que veio para ficar e trouxe inúmeras mudanças nos modos de trabalho e em diversas profissões.

Com isso, tanto os profissionais formados em tecnologia quanto aqueles especializados em outras áreas precisam de conhecimentos modernos para atuar. A agronomia, por exemplo, tem incluído cada vez mais as soluções automatizadas no seu dia a dia.

As oportunidades para quem aprofunda seus saberes nessa área só crescem. Além das vagas em grandes e pequenas empresas, os profissionais da tecnologia podem ter muito retorno financeiro ao abrir seus próprios negócios e startups.

Agronomia

O mercado de trabalho em Chapecó também tem como marca significativa a atuação no campo. O agronegócio mantém (e aumenta) a sua importância no Brasil, principalmente na região Sul — o que faz da profissão de agrônomo uma das principais atuações para o futuro.

Por isso, de todas as áreas que se encontram em ascensão na cidade, a produção agropecuária é bastante atrativa. Essa é uma profissão tradicional no nosso país, que tem conquistado mais reconhecimento internacional pela exportação de produtos de qualidade e pela inclusão da tecnologia na produção.

Ecologia

Continuando com assuntos ligados à terra e ao meio ambiente, outro campo que está em crescimento na região de Chapecó é o da ecologia. A necessidade de desenvolver práticas mais sustentáveis vem sendo muito discutida nos últimos anos, o que causa a ascensão de profissões relacionadas ao tema.

A função do engenheiro ambiental é uma das que mais aproveita essas vantagens. O campo de atuação está mais amplo e as condições de trabalho também estão melhorando. Além dele, outros profissionais se aproximam da ecologia para colher benefícios — como biólogos, agrônomos, engenheiros de produção e até advogados.

Chapecó é uma boa área de trabalho?

Quando comparada com as demais cidades do país, Chapecó apresenta resultados surpreendentes, com crescimento da empregabilidade mesmo em épocas de crise. Em 2015, a cidade ganhou o prêmio de melhor mercado de trabalho do Brasil entre os municípios de porte médio (lista organizada pela revista Isto É).

Já em 2016, seu crescimento do saldo de empregos foi maior do que a média do Estado. A região Sul já é reconhecida por suas oportunidades acima do padrão, mas, nesse cenário, Chapecó tem se destacado ainda mais. Essa é uma ótima notícia para os jovens estudantes que estão pesquisando sobre as possibilidades que o futuro reserva.

Mesmo durante a recessão dos últimos anos, o índice de desemprego de Santa Catarina e outros Estados do Sul esteve entre os menores. A região também foi a primeira a apontar recuperação. Dessa forma, as profissões que sofreram com dificuldades no mercado já voltaram a se equilibrar.

Além da alta taxa de empregabilidade, outro aspecto que torna Chapecó uma boa área de trabalho é o estímulo ao empreendedorismo: trabalhadores autônomos ou que sonham em iniciar a própria empresa têm diante de si muitos caminhos de crescimento.

Como se preparar para aproveitar as oportunidades?

Não basta que as possibilidades existam, você precisa estar pronto para aproveitá-las, não é mesmo? Muitos jovens amargam prejuízos ou atrasos na profissão por não saberem como conquistar seus objetivos. Por isso, depois de conhecer o mercado de trabalho em Chapecó, é hora de planejar a sua carreira.

Você se interessa por alguma das áreas citadas aqui? Tecnologia, engenharia de produção, agronomia, meio ambiente? Se sim, já começou com sorte! Mapeie as vantagens que o mercado oferece e veja o que precisa ser feito para aproveitá-las da melhor forma.

Caso o curso dos seus sonhos não seja nenhum desses, nada está perdido. Como dissemos, a empregabilidade e o estímulo ao empreendedorismo são pontos fortes da região. Dessa forma, há possibilidades de crescimento para todos. Pesquise mais a fundo o mercado na profissão que você quer e corra atrás dos seus objetivos. Veja algumas dicas essenciais a seguir.

Invista em formação

O mercado de trabalho não fica parado. As empresas estão sempre acompanhando as novidades e buscando formas de se tornar mais competitivas. Por isso, você também precisa adequar o seu currículo às exigências. Procure bons cursos e aumente a sua capacitação constantemente.

Faça um bom trabalho e ganhe destaque

Junto com os estudos, as suas experiências profissionais constroem uma carreira de sucesso. Procure mostrar o seu valor desde o começo, mesmo em trabalhos voluntários ou estágios. A menor oportunidade pode se tornar uma grande alavanca para o seu futuro.

Monte um networking interessante

Não acredite em quem critica os relacionamentos profissionais. Conseguir boas indicações para trabalho não é algo negativo — pelo contrário: conhecer e manter amizade com pessoas da sua área é fundamental para criar uma rede de contatos e ficar sabendo de novas vagas de emprego.

Acompanhe as notícias na sua área

Não espere que as novidades cheguem até você. Fique atento aos noticiários e acompanhe as tendências da sua profissão em Chapecó e em outros lugares. Isso lhe ajuda a se manter atualizado e ainda ficar sabendo de oportunidades únicas no Brasil e fora dele.

Participe de eventos

A formação profissional não se limita aos anos de faculdade ou a uma pós-graduação. Frequentar seminários, palestras e simpósios na sua área é essencial para enriquecer o currículo e estar atualizado. Muitas instituições educativas, órgãos do governo e empresas privadas promovem eventos profissionais.

Agora você tem as principais informações sobre o mercado de trabalho em Chapecó. Além de saber o que espera os profissionais do município, você leu também ótimas dicas para se destacar e conquistar sucesso na carreira. Vá em frente!

E então, gostou do post? Deixei seu comentário logo abaixo e nos diga o que achou da publicação!

Facebook Comments