Quer trabalhar pela internet? Confira nossas dicas sobre o assunto

trabalhar pela internet
6 minutos para ler

Você deseja trabalhar pela internet para ter mais liberdade e autonomia? Esse tipo de ocupação vem crescendo e evoluindo a cada ano, dando possibilidades para que as pessoas atuem de qualquer lugar, fazendo seu próprio horário.

Hoje em dia, com a diversidade de opções para trabalhar remotamente, o mercado tem repensado o modelo tradicional, oferecendo cada vez mais oportunidades de carreira para profissionais se dedicarem de maneira totalmente online. O mais bacana é que existem alternativas de áreas para todos os gostos e perfis.

Acompanhe a seguir e veja dicas para começar a trabalhar pela internet ainda hoje!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de captação de consumidores muito usada por empresas de vários portes e setores. Nos últimos anos, a vertente digital tem apresentado crescimento e demandado cada vez mais pessoas qualificadas para redigir, revisar e criar designs únicos e relevantes para as marcas na internet.

Quem atua com esse tipo de marketing digital deve realizar todo o planejamento de conteúdo das organizações, desde a criação de blogs até o gerenciamento das redes sociais. Para prestar serviços para o ramo, é imprescindível realizar cursos e fazer bastante networking para conhecer mais o segmento, uma vez que o marketing é um campo em constante transformação.

Assim, o responsável pela produção de conteúdo deve informar, educar e entreter o público-alvo. Isso pode ser feito por meio de blogposts, e-books, e-mails marketing, infográficos, vídeos, podcasts, webinars, posts nas redes sociais, dentre outros formatos. Quem deseja atuar no setor deve ter facilidade de escrita e compreensão de texto, ser comunicativo e organizado e saber trabalhar bem em equipe.

Criação de blog

Hoje em dia, os blogs se tornaram uma ferramenta estratégica para quem deseja crescer e ter presença no marketing digital. Para além de serem páginas pessoais, os blogs ganharam um papel ativo no processo de compra, disseminando informações e opiniões sobre diferentes tipos de produtos e serviços.

Muitas empresas utilizam os blogs como peça-chave de seus negócios, tendo em vista que o site ajuda as marcas a ganharem autoridade e presença na internet. Essa é uma ótima forma de gerar credibilidade e de melhorar o posicionamento das organizações nos principais buscadores de pesquisa.

Quem deseja atuar com a criação de blogs deve entender tudo sobre otimização de sites e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para ter mais chances de conseguir um bom cargo e remuneração. Outra dica é oferecer seus serviços a um nicho de mercado que aborda assuntos do seu interesse e são familiares para você.

Canal no YouTube

Outro modo de começar a trabalhar pela internet é criando um canal no YouTube. No início, você terá de elaborar conteúdos originais e seguir os critérios do site para monetizar os seus vídeos. Também é possível exibir anúncios publicitários em seu perfil para aumentar a renda.

Nesse sentido, será preciso produzir vídeos bem atrativos e divulgá-los bastante nas redes para atingir cada vez mais visualizações para o seu canal. Você ainda pode receber produtos de empresas em troca da divulgação, que é uma maneira mais simples e rápida para iniciar seus ganhos no site.

A depender do tema do seu canal no YouTube, ainda é interessante criar relações com as marcas e identificar quais se adequam mais ao interesse do seu público. Para se dar bem nesse tipo de atuação online, você precisará contar com um equipamento básico de audiovisual, além de ser criativo e bastante comunicativo.

Venda de fotos

Se você é apaixonado por fotografia e deseja ganhar dinheiro com suas fotos, um caminho interessante é vendê-las para marcas, editoras, sites e outros tipos de empresas que tenham interesse em usar seus cliques.

Para começar no ramo, você deve descobrir como suas fotos podem ser usadas por seus potenciais clientes. Fotos versáteis, por exemplo, expressam ideias e costumam ser bastante buscadas para as estratégias dos negócios.

Outra opção é vender suas fotos para bancos de imagens, como Getty Images, iStock, Shutterstock, entre outros. Também é interessante encontrar um nicho de mercado específico e conquistar um público interessado no seu trabalho para ter mais chances de sucesso.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma ferramenta que aumenta a exposição e as vendas das empresas. Basicamente, o afiliado realiza a divulgação dos produtos e serviços de determinada empresa e recebe parte do valor das vendas como comissão.

Quem quer começar um negócio desse tipo deve, primeiramente, escolher um nicho para atuar. O ideal é optar por um negócio que esteja relacionado a produtos que você domina e tem familiaridade para conseguir mais chances de vendas recorrentes.

Você ainda precisa dar uma atenção especial ao marketing do seu negócio, aplicando técnicas de SEO, mídias sociais e e-mail marketing. Além disso, mais importante que anunciar os produtos e serviços, é criar laços de relacionamento com o seu público para que ele volte a comprar de você, e não de outros afiliados.

Assistente virtual

Trabalhar na internet como assistente virtual é mais uma forma de se lançar como profissional no mercado digital. Para iniciar no ramo, é fundamental entender de rotinas administrativas, ser proativo, responsável e pontual e ter desenvoltura ao falar ao telefone.

O mais bacana desse tipo de ocupação é que você pode ter vários clientes e, com isso, aumentar o seu faturamento. Outra vantagem é poder escolher os horários de trabalho mais adequados de acordo com a sua rotina.

Você precisará apenas de um telefone, computador, celular, acesso à internet e um e-mail profissional para se comunicar com seus clientes. Alguns contratantes podem exigir a emissão de nota fiscal para o pagamento dos seus serviços. Mesmo assim, o investimento inicial é consideravelmente baixo e pode render bastante.

Quem deseja começar a trabalhar pela internet pode buscar por oportunidades em diversos sites e plataformas, como Monetizze, 99Freelas, Hotmart, Rock Content, entre outros. A alternativa é interessante sobretudo para quem precisa conciliar as atividades profissionais com o curso superior EAD. Mas tenha em mente que, para ter sucesso no mercado digital, será preciso se organizar e realizar um bom planejamento financeiro inicial.

Aproveite a visita e entenda também como a formação em EAD é vista pelo mercado de trabalho!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This