Descubra agora como é material didático para quem faz um curso EAD

6 minutos para ler

O material didático em cursos EAD é um dos recursos essenciais para o bom desenvolvimento do processo de aprendizagem. Quando se trata de Educação a Distância, é importante que o material complementar seja adaptado e focado nas necessidades apresentadas pelos estudantes.

No ensino híbrido, essas ferramentas pedagógicas são imprescindíveis para tornar as aulas mais atrativas e para que o aluno tenha uma participação efetiva no curso.

Acompanhe a seguir e descubra agora mesmo como é o material didático EAD e qual sua importância para a formação acadêmica. Boa leitura!

Quais cursos pedem material didático?

Todos os cursos EAD, atualmente, oferecem material didático como suporte pedagógico para que os estudantes consigam ter melhor desempenho na aprendizagem. Felizmente, com a expansão do ensino remoto nos últimos anos, a oferta de materiais tem sido cada vez mais diversificada, apresentando opções tecnológicas e modernas para os alunos que estudam a distância.

Antes de escolher uma graduação EAD, é muito importante entender o que cada faculdade demanda, pois alguns cursos exigem que o discente conte com materiais pedagógicos específicos para as aulas. Por isso, é fundamental pensar bem antes de tomar a decisão.

Isso até porque é por meio do material didático que os estudantes conseguem fixar melhor os conteúdos das disciplinas e manter a produtividade no estudo individual a distância. Portanto, será preciso checar com a secretaria na faculdade quais são os principais recursos utilizados pelos professores e, com isso, avaliar se abordagem pedagógica atende às suas necessidades e permite a absorção dos conhecimentos do curso.

EAD tem material didático?

Os materiais didáticos para a Educação a Distância são diversificados e podem ser implementados em qualquer período do curso. Eles servem para complementar os conhecimentos do professor em sala de aula e aprofundar o aprendizado dos estudantes nos temas das diferentes disciplinas.

Geralmente, as ferramentas mais utilizadas pelos docentes, e que têm grande aceitação pelos alunos, são:

  • videoaulas;
  • conteúdos interativos;
  • livros e artigos digitais;
  • formulários;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • conteúdos impressos;
  • fóruns de debate.

Além disso, os professores, a depender da necessidade da turma, podem disponibilizar textos de apoio na própria plataforma EAD da faculdade e demais materiais no formato PDF, que é de fácil acesso e visualização. Todos os recursos utilizados na Educação a Distância têm o objetivo de garantir que o conhecimento está, de fato, sendo assimilado.

E caso você ainda esteja em dúvida sobre se deve ou não optar pelo ensino híbrido na faculdade, saiba que uma das grandes vantagens da modalidade é, justamente, explorar formatos diferenciados de conteúdos. No ensino híbrido, uma parte das aulas é a distância e a outra presencial.

Esse tipo de formação tem sido cada vez mais procurado por candidatos que desejam conciliar os compromissos pessoais com os da formação acadêmica. No ambiente virtual, existem poucas limitações; desse modo, os professores incluem aulas e atividades diretamente na plataforma de aprendizagem, possibilitando que o aluno estude em períodos mais flexíveis e de acordo com a sua realidade.

Quais materiais a faculdade deve disponibilizar?

As faculdades EAD funcionam por meio de uma abordagem prática e simples. Grande parte do curso ocorre com o auxílio da tecnologia, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A sala virtual é o espaço em que os estudantes conseguem acessar aulas, atividades, avaliações e, principalmente, os materiais didáticos.

As instituições de ensino devem oferecer o material complementar para que o processo de aprendizagem ocorra da melhor forma para o aluno. Como o ensino híbrido mescla o formato EAD com o presencial, a faculdade ainda pode disponibilizar materiais impressos para facilitar o acesso aos conteúdos das disciplinas do curso.

É importante, no entanto, contar com o equipamento básico para conseguir acompanhar as aulas. Tablets, computadores e smartphones, por exemplo, são dispositivos bastante utilizados no ensino EAD, por conta da praticidade, das funcionalidades e da adaptabilidade.

Para ter sucesso na Educação a Distância, além do material didático, é fundamental que o discente participe das aulas e acesse os conteúdos regularmente. Isso porque os Ambientes Virtuais de Aprendizagem geralmente identificam quantos acessos o usuário teve na plataforma EAD. Assim, o professor pode acompanhar o desenvolvimento acadêmico e perceber se as aulas estão sendo bem aproveitadas pelos alunos.

Confira, a seguir, quais são os materiais didáticos básicos que as faculdades oferecem nos cursos a distância.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA é uma tecnologia educacional utilizada como base para o ensino remoto. A ferramenta facilita a transmissão do conteúdo, assim como a comunicação e a interação do professor com a turma. O Ambiente Virtual de Aprendizagem ainda permite que o docente acompanhe o rendimento de cada aluno e, com isso, personalize a prática pedagógica para atender às demandas dos estudantes.

Videoaulas

A videoaula é um recurso que apresenta uma linguagem familiar para grande parte dos discentes. Esse formato possibilita uma boa manutenção e assimilação do conteúdo. O mais bacana é que essas aulas podem ser acessadas a qualquer momento e quantas vezes for necessário para que o conhecimento seja, de fato, adquirido.

Biblioteca virtual

Assim como uma biblioteca física, o espaço virtual contém livros, revistas, artigos e textos que complementam os estudos. No ambiente, os estudantes podem buscar pelas obras de cada disciplina e baixar de forma prática e rápida para ler em um dispositivo móvel. A biblioteca é fundamental para dar apoio às aulas na Educação a Distância, uma vez que o conhecimento fica muito mais acessível para a turma.

Conteúdos interativos

Disponibilizar conteúdos interativos é outra maneira de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Os materiais didáticos que podem ser sugeridos pelos professores são filmes, desenhos, séries, recursos audiovisuais, documentários, entre outros. A boa notícia é que existe uma infinidade de opções de produções informativas voltadas para a educação.

Não há dúvidas de que o material didático EAD é imprescindível para atingir maior produtividade e desempenho nos estudos, não é mesmo? Lembre-se que é muito importante avaliar bem quais são os recursos e as ferramentas utilizadas pela faculdade antes de se matricular no curso desejado. Dessa maneira, você terá a garantia de tomar a decisão certa para a sua trajetória acadêmica!

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a UCEFF nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This