Se você está na fase de decidir qual caminho profissional seguir, mas quer garantir que está investindo em um com retorno certo, a carreira em Administração é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

Por quê? Pela versatilidade de uma formação generalista: quem se forma na área pode basicamente trabalhar em qualquer lugar. Não caia nessa de que Administração é o curso dos indecisos. Na verdade, é a graduação de quem sabe pensar lá na frente e tem várias habilidades úteis para oferecer ao mercado de trabalho.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa carreira? Então, continue acompanhando este post!

O que faz um administrador?

De forma geral, a função de um administrador é planejar, organizar e gerenciar os recursos de uma empresa, sejam eles materiais, financeiros, pessoais. Isso é necessário nos mais diversos tipos de organização, dos negócios privados de portes variados aos bancos, passando por ONGs e mesmo órgãos públicos.

O papel de quem é formado em Administração é estratégico dentro de uma companhia e, por isso, tão necessário. Sua rotina de trabalho visa otimizar processos e deixar o negócio mais rentável. Liderar equipes também está no escopo de trabalho. É muito comum que esses profissionais fiquem responsáveis pela gestão de projetos da empresa.

Portanto, se você se considera uma pessoa organizada, com uma boa dose de inteligência emocional e está de olho na empregabilidade, a carreira em Administração oferece várias oportunidades de trabalho, e uma delas certamente vai te agradar.

Quais são as possibilidades de atuação?

Administração financeira

Quem se forma em Administração pode, no futuro, trabalhar como controlador ou gerente financeiro, cargos bem promissores. Isso porque uma sistematização eficiente das finanças de uma empresa, com relatórios e indicadores precisos, torna a tomada de decisão de uma companhia mais segura.

A consequência é menor chance de prejuízo e maior aproximação de lucros, o que toda companhia deseja, não é mesmo?

Administração focada em vendas

Outra opção é trabalhar na área de vendas, seja de produtos ou de serviços. Isso quer dizer que, avançando na carreira, você pode vir a liderar uma equipe e trabalhar para implementar as melhores estratégias de venda na empresa, incluindo todo o planejamento estratégico e o pós-venda, por exemplo, que visa à fidelização dos clientes.

Como isso vale para negócios físicos e virtuais, o leque de atuação é bem amplo, especialmente com tantos e-commerces lutando para ter um espaço. Ponto para você!

Administração da produção

Uma indústria precisa de profissionais capacitados para gerenciar seu processo produtivo, controlando a qualidade e garantindo a máxima eficiência. Há padrões exigidos que precisam ser respeitados para que uma fábrica funcione, por exemplo, e cuidar disso é uma das atribuições da área.

Portanto, essa é mais uma possibilidade para quem opta pela carreira em Administração, e também é uma ramificação muito bem vista pelo mercado de trabalho, o que garante empregabilidade.

Administração da logística

Para que algo seja produzido e comercializado, existe todo um fluxo do controle de matéria-prima até a entrega do produto final. Uma montadora de carros, por exemplo, só funciona porque todas as peças para a montagem estão ali na quantidade certa e na hora certa: nem antes (desperdício de espaço), nem depois (atraso na produção).

Um controle preciso de estoques evita furos no processo de produção, algo extremamente prejudicial para a rentabilidade de um negócio. Tudo isso é logística, outra possibilidade de quem segue carreira em Administração. Por ser vital para uma empresa especialmente de produtos, mas também de serviços, é uma das ramificações mais promissoras.

Administração de recursos humanos

Aí está mais uma opção perfeita se você sempre teve facilidade para lidar com pessoas e se também acredita que um negócio se faz principalmente pelos seus talentos humanos. Quem opta por essa área dentro da Administração vai trabalhar com recrutamento, seleção e contratação de pessoal, mas também com estratégias de retenção de profissionais, desenvolvimento de talentos, treinamento etc.

É também uma atuação bem estratégica, já que as intervenções da área podem melhorar a produtividade da empresa como um todo e diminuir a rotatividade de funcionários, um verdadeiro pesadelo para as organizações.

Administração focada em marketing

Muito alinhada com a área de vendas, a de marketing se preocupa com a construção e consolidação da imagem de uma empresa perante seus públicos, como clientes, parceiros, fornecedores.

Quem opta por esse caminho deve estar sempre ligado às tendências do mercado quanto a campanhas, propagandas, estratégias de relacionamento com clientes. É uma ótima opção se você é heavy user de redes sociais, já que existe o marketing digital, focado nas dinâmicas de interação online.

Administração hospitalar

Essa é uma possibilidade mais específica, mas ainda assim uma ótima opção. Quem gosta da área da saúde pode atuar na área de administração hospitalar em clínicas, hospitais, complexos de pronto-socorro e até mesmo em empresas que prestam serviços de convênio médico.

O objetivo é garantir o pleno funcionamento desses espaços com qualidade, o que é um grande desafio. Já imaginou como é trabalhoso montar um cronograma de cirurgia junto das equipes médicas, por exemplo? Se você já acompanhou a série Grey´s Anatomy, tem noção da importância desse cargo.

Administração hoteleira

Mais uma opção específica e igualmente incrível. Há a possibilidade de seguir carreira no ramo da hotelaria, no gerenciamento de hotéis, pousadas, parques temáticos e por aí vai. Portanto, se você sempre flertou com a área de Turismo e adora novas experiências, essa é uma boa opção.

Em todas as áreas, é preciso ter um bom domínio de línguas estrangeiras. Mas, para essa, é vital. A parte boa é conhecer muita gente diferente, de várias culturas, no ambiente de trabalho, e viajar com alguma frequência para encontros de aprimoramento.

Essas são algumas das possibilidades da carreira em Administração, e você pode escolher qual combina mais com seus objetivos profissionais. Mas existem várias outras, e as empresas constantemente criam novas funções, a partir das suas necessidades, em que profissionais formados nessa área se encaixam.

A verdade é que o curso de Administração abre muitas portas que outros cursos de graduação não são capazes de abrir. Com essa formação inicial, fica fácil você se especializar e transitar pelas áreas, o que é fundamental quando o mercado de trabalho não está muito animador.

Está cogitando seguir carreira em Administração? Vem ler nosso artigo especial sobre por que investir em curso de Administração Premium, com grade curricular ainda mais completa e focada também nos aspectos práticos da profissão.

 

Facebook Comments