A liderança de uma equipe é responsável por grande parte de seu sucesso ou fracasso. No entanto, poucos empreendedores refletem sobre essa questão — daí a importância de descobrir, entre os tipos de liderança existentes, em qual delas você se encaixa.

Sabendo o modo de condução natural do líder, é possível levar uma rotina de trabalho com mais qualidade. Seja motivando a equipe, buscando manter o diálogo no dia a dia da empresa ou aprendendo a lidar com cada situação adversa, um bom líder pode ter diferentes características.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura para descobrir os principais tipos de liderança existentes e em qual você se encaixa, além de entender como conduzir a sua equipe da melhor maneira possível!

Liderança autocrática

O primeiro tipo de liderança desta lista — e, talvez, o mais comum entre empregadores com idade mais avançada — é a liderança autocrática. Esse tipo de liderança, como diz seu próprio nome, tem ênfase no líder e, por isso, a equipe é pouco ouvida.

Chefes autocráticos costumam ser centralizadores, promovendo um modo de trabalho totalmente vertical: o líder dá ordens e os colaboradores precisam cumpri-las. No entanto, como não há abertura, o clima gerado pode ser de descontentamento e insatisfação entre os trabalhadores.

A consequência mais grave de uma liderança autocrática é a desmotivação da equipe. Pessoas infelizes em seus empregos tendem a cumprir apenas as tarefas essenciais, sem tentar agregar itens positivos ao ambiente de trabalho. Se você se identifica com a liderança autocrática, é uma boa ideia repensar esse modo de conduzir a sua equipe.

Liderança democrática

Oposta à liderança autocrática, a liderança democrática surge como um estilo de liderar de forma mais horizontal. Isso significa que toda a equipe é vista de uma forma igualitária, tornando o ambiente propício à geração de novas ideias.

O interessante da liderança democrática é que ela é sinônimo de um terreno rico para o surgimento de soluções criativas. Isso porque, quando o empregado sente que é ouvido, o seu nível de satisfação aumenta juntamente com a intenção de agregar práticas positivas em seu ambiente de trabalho.

O resultado não poderia ser diferente: um bom clima durante a rotina diária e uma produção mais forte, independentemente da área de atuação do empreendimento.

Liderança liberal

Com ênfase nos empregados, a liderança liberal é definida pela pouca ou quase nenhuma presença do gestor no cotidiano de trabalho. Esse fator se dá pela confiança que o líder deposita em sua equipe e, também, pelo pressuposto de que os colaboradores contam com maturidade suficiente para realizarem suas tarefas.

Apesar de oferecer uma boa dose de liberdade aos trabalhadores, a liderança liberal carece do chamado feedback do gestor. Além disso, as ações tomadas podem não ser conversadas, o que acaba sendo prejudicial para novos integrantes do grupo.

Caso você se encaixe nesse tipo de liderança, reflita a respeito e pense em formas de estar mais presente no dia a dia de sua equipe em alguns momentos.

Liderança situacional

Por outro lado, a liderança situacional demanda maturidade para lidar com as circunstâncias que se apresentam durante a rotina de trabalho. Independentemente do ramo de atuação ou do tamanho da equipe, um bom líder deve saber como superar imprevistos ou situações adversas no dia a dia.

A liderança situacional aplicada aos colaboradores também refere-se ao tipo de postura do gestor a partir de cada perfil de empregado. Caso o colaborador seja proativo e garanta a execução de seu trabalho com excelência, um líder situacional deve delegar mais responsabilidades a esse profissional. Em caso contrário, o gestor deve fornecer direções aos empregados de baixo empenho.

Um bom líder situacional também consegue identificar o que precisa ser desenvolvido no perfil do colaborador para, então, tentar promover a sua evolução.

Liderança coaching

Com ênfase na performance, o líder coaching direciona o seu foco em como o trabalho é realizado. Para tanto, ele busca promover integração entre a equipe, além de incentivar um clima de cooperação e crescimento mútuo.

A liderança coaching também tem relação às metas futuras da equipe e é o líder que pontua os itens a serem avaliados pelos colaboradores. Desse modo, os funcionários conseguem identificar com mais facilidade as suas habilidades e desenvolvê-las diariamente.

Liderança técnica

O elevado conhecimento do líder é o centro desse tipo de liderança. Gestores com liderança técnica são boas opções para acompanhamento de novos colaboradores e, também, para a resolução de problemas de alta dificuldade.

Por outro lado, a liderança técnica pode pecar no tipo de linguagem utilizada — geralmente, muito específica — ou na centralização de responsabilidades. Pessoas que sabem como resolver uma solução negativa tendem a tomar a frente da situação em vez de delegar a responsabilidade à equipe.

Caso a liderança técnica esteja presente em seu trabalho, tenha em mente a necessidade de cobrar respostas dos colaboradores.

Liderança motivadora

Uma liderança motivadora é sinônimo da capacidade de motivar as pessoas. Isso significa um ambiente de trabalho mais leve e uma equipe mais integrada, tentando cumprir com excelência o papel proposto pelo gestor.

Além de identificar as características positivas de cada funcionário, o líder motivador também é essencial para que uma situação adversa não seja motivo de desânimo na rotina do empreendimento. A liderança motivadora é bastante importante em equipes recém-formadas e no treinamento de novos colaboradores.

Entender quais são os tipos de liderança existentes no mercado de trabalho é essencial se você deseja contar com um trabalho de qualidade em seu empreendimento. Seja qual for a área de atuação, busque entender as características presentes na liderança de sua gestão e identifique o que pode ser desenvolvido.

A partir das informações que você conferiu neste post, é possível descobrir em qual tipo de liderança você se encaixa, quais pontos precisam ser melhorados em sua atuação e, assim, realizar um trabalho cada vez melhor!

Gostou de conhecer os principais tipos de liderança existentes no mercado de trabalho? Continue a sua visita em nosso blog e descubra se você é um bom líder e inspira sua equipe!

Facebook Comments