Liderança empresarial: você é um bom líder e inspira sua equipe?

6 minutos para ler

A concorrência no mercado de trabalho está cada vez maior e as empresas estão mais exigentes na busca por candidatos para preencher as vagas. A procura por mais qualificação entre esses profissionais é ainda mais sensível quando falamos em cargos de gerenciamento e comando de equipes. Do que eles estão atrás? De liderança empresarial.

Apesar de ser um termo muito utilizado, nem todo mundo conhece, em sua essência, o que esse conceito significa. Afinal, não é tão simples adotar algumas práticas que essa função exige de quem a ocupa. Buscar por conhecimento e se qualificar profissionalmente vai permitir que você almeje esses postos mais altos na hierarquia.

Que tal, então, se aprofundar um pouco mais nesse assunto? Preparamos este artigo para explicar o que é liderança empresarial e mostrar como você pode exercer um papel ainda mais eficiente nesse cargo, inspirando sua equipe e alcançando os objetivos da empresa de forma muito mais produtiva. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é liderança empresarial?

A maior parte das empresas tem um objetivo em comum: o lucro. Um erro muito recorrente, porém, é pensar exclusivamente nessa meta e não se preocupar tanto com outros fatores. O responsável por exercer a liderança empresarial organiza todos os componentes em busca de um melhor funcionamento como um todo.

Como consequência, além do lucro, pode-se, por exemplo, buscar a potencialização de todos os resultados e o alcance dos objetivos de forma mais natural e eficiente. A liderança empresarial, portanto, consiste em comandar e gerenciar todos os processos e profissionais em busca de mais frutos.

Qualquer pessoa que assuma essas funções precisa ter claro em suas metas que é fundamental pensar na satisfação de quatro diferentes alvos:

  • acionistas, chefes diretos ou proprietários;
  • funcionários, fornecedores e colaboradores;
  • clientes;
  • stakeholders em geral.

Todas as ações precisam ser analisadas e planejadas de acordo com os interesses e desejos desses grupos, sempre buscando a satisfação de todas as partes a fim de criar o cenário ideal. Não adianta pensar apenas em alcançar os lucros para os acionistas: também é necessário pensar na satisfação dos funcionários em geral.

Ou seja, é preciso encontrar o meio termo entre todos esses cenários. De que adianta apresentar lucros cada vez maiores e não oferecer uma estrutura — ou mesmo cultura organizacional — que satisfaça os seus colaboradores? Pensando a longo prazo, essa estrutura tende a quebrar e deixar de ser funcional, gerando prejuízos em todas as frentes.

Quais as vantagens de ser uma liderança nas empresas?

Ao adotar as principais práticas de liderança empresarial em sua organização, você colhe inúmeras vantagens e benefícios. A principal delas é, sem dúvidas, o aumento na produtividade e na eficiência de toda a equipe e, consequentemente, a maior facilidade em alcançar as metas estipuladas, principalmente pela tomada de decisão mais precisa.

Outro ponto é a otimização do trabalho de retenção de talentos e redução do turnover em sua empresa. Afinal, parte das funções de quem está em um cargo de liderança é promover um ambiente de trabalho saudável e propício para que todos os profissionais se sintam à vontade e desempenhem suas obrigações com excelência.

Além de melhorar sua performance e rotina de trabalho, você consegue aprimorar o desempenho de todos ao seu redor. Seja ao criar uma relação mais próxima e de confiança com fornecedores, seja alcançando os objetivos estipulados por quem está acima na hierarquia da empresa. A liderança empresarial impacta em toda a organização.

Quais práticas adotar para ser um bom líder?

Além das habilidades de liderança que podem ser naturais, é importante adotar algumas práticas para se tornar mais eficiente nessa função. Se você quer se qualificar ainda mais, confira algumas de nossas dicas para ser um líder ainda melhor.

Seja flexível

Ao assumir um cargo de liderança, é preciso lidar com muitas responsabilidades e obrigações e a flexibilidade se torna vital. É fundamental ouvir as outras partes interessadas e identificar até onde é possível mudar para, por exemplo, não prejudicar o objetivo final ou mesmo a satisfação de outros de seus públicos.

Pense a longo prazo

Quem não quer resultados rápidos e positivos, não é mesmo? Porém, é preciso ter consciência de que o seu foco é a longo prazo, ou seja, criar uma estrutura sustentável e saudável, que apresente números satisfatórios com o passar do tempo e satisfaça todas as partes interessadas, dos acionistas aos colaboradores e clientes.

Analise cada decisão

A tomada de decisão é outro processo muito importante dentro da liderança empresarial e é importante que ela sempre seja feita da maneira mais precisa possível. Como? A partir de informações e dados que comprovem uma teoria ou a eficiência de uma estratégia. Ou seja, sempre tenha embasamento técnico e prático antes de definir quais caminhos seguir.

Avalie e seja avaliado

Outro ponto importante é monitorar constantemente o desempenho dos colaboradores, fornecedores e até mesmo de processos e estratégias. Ficar atento aos indicadores de desempenho desses pontos vai permitir que você identifique potenciais erros e os corrija antes que se tornem um problema maior. Busque um feedback sobre seu trabalho também para saber como melhorar.

Busque por conhecimento

É preciso estar constantemente em busca de conhecimento e aprimoramento de seu trabalho. Fazer uma pós-graduação, cursos de extensão ou especialização, por exemplo, são caminhos interessantes para que você aprenda mais sobre algumas práticas, teorias e técnicas que sejam úteis em sua rotina de trabalho.

Colocando a liderança empresarial em prática, você potencializa seu trabalho e o de sua equipe, aumentando as chances de sucesso em busca dos objetivos traçados em seu plano inicial. Dessa forma, também é possível pensar em todos os públicos que você precisa lidar para fazer um trabalho ainda mais completo e eficiente.

Gostou deste conteúdo? Conseguimos tirar suas dúvidas sobre a importância da liderança empresarial para o sucesso de sua equipe? Nós esperamos que sim. Que tal ficar por dentro de outros materiais como este? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba outras dicas que podem ajudar a se desenvolver em sua carreira diretamente em seu e-mail.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This