A faculdade é uma fase essencial quando se trata de preparar o estudante para o mercado de trabalho. Contudo, as especializações têm ganhado cada vez mais importância no sentido de aumentar a bagagem de conhecimento e diferenciar profissionais, especialmente para quem deseja ocupar o cargo dos sonhos. Hoje, vamos falar do MBA em Liderança Executiva Empresarial.

Conversamos com o aluno Leonardo dos Santos, que atualmente trabalha no setor bancário, para entender melhor como funciona o curso e conhecer seus detalhes de acordo com a visão de quem está fazendo esse investimento. Confira a seguir as principais informações sobre o assunto para descobrir como fazer sua carreira decolar!

Como é o MBA em Liderança Executiva Empresarial da UCEFF?

Como o nome indica, a formação é destinada à formação de líderes executivos que sejam capazes de atuar no ambiente empresarial e participar ativamente da gestão estratégica do negócio. Para isso, os estudantes devem concluir a grade curricular prevista em 360 horas de estudo, com aulas aos finais de semana.

Os assuntos são cuidadosamente escolhidos pela UCEFF, que se preocupa em oferecer uma base compatível com as atuais demandas do mercado. Dentre as disciplinas estudadas, estão:

  • Análise Financeira e Indicadores Estratégicos de Gestão;
  • Design Thinking;
  • Empreendedorismo e Criação de Negócios Inovadores;
  • Gestão de Projetos de Impacto;
  • Gestão de Serviços e Atendimento a Clientes;
  • Marketing Estratégico e Comunicação Empresarial;
  • Liderança Adaptativa e Equipes de Alta Performance;
  • Planejamento Estratégico e Organizacional;
  • Oratória para Líderes;
  • Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

O objetivo é que o programa ofereça uma visão sistêmica do funcionamento de uma empresa para o aluno, fazendo com que ele perceba quais são as principais vertentes e ações que precisam ser trabalhadas para otimizar os resultados.

Contudo, não são trabalhadas apenas as capacidades técnicas do gestor, mas também suas habilidades comportamentais. Saber falar em público, ser resiliente, exercitar a criatividade, ter inteligência emocional para lidar com as pessoas e os problemas, entre outras características que fazem parte do perfil atual de uma boa liderança.

Sendo um curso de pós-graduação, a maior exigência é que os candidatos já tenham concluído um curso do Ensino Superior. Em geral, o público-alvo é voltado para as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Comunicação Social, Psicologia, Recursos Humanos, Comércio Exterior e afins.

Ter essa experiência prévia é essencial para concentrar o aprendizado na aquisição de novas ferramentas e técnicas de gestão. Normalmente, um MBA (Master of Business Administration) é uma experiência mais focada na prática profissional. Por essa razão, é normal que as instituições de ensino avaliem os currículos dos candidatos durante o processo seletivo.

Como esse MBA pode fazer minha carreira alavancar?

A cada dia mais os recrutadores no mercado de trabalho consideram a importância dos cursos de especialização. A graduação continua sendo um passo relevante na construção da carreira, mas obter um título de especialista demonstra o interesse do profissional de continuar aprendendo e melhorando sua capacitação.

No ambiente corporativo, não há dúvidas de que o MBA é uma das opções mais valorizadas — da mesma forma que o mestrado e o doutorado têm grande peso para a carreira acadêmica. Ainda mais quando se trata de um cargo diferenciado, como o de Liderança Executiva, ter uma especialização é imprescindível e muitas vezes um critério obrigatório para conquistar esse tipo de oportunidade.

O MBA vai inserir o estudante nesse mundo da administração de negócios, abordando conhecimentos específicos para que ele consiga desenvolver as capacidades de resolver problemas complexos, motivar a equipe, traçar novas estratégias, melhorar a produtividade etc. O objetivo final é conseguir a otimização dos resultados, contribuindo assim para o sucesso da empresa.

Então, agregar esse conhecimento e a certificação do MBA ao currículo certamente vai abrir portas para o profissional no mercado. Afinal, é esperado que as empresas escolham pessoas bem-preparadas para os cargos estratégicos. Consequentemente, as chances de consegui-los maiores, assim como a probabilidade de ganhar melhores salários.

Por que fazer o MBA em Liderança Executiva Empresarial da UCEFF?

A procura por pessoas mais capacitadas influencia também o mercado de ensino, já que o aumento da demanda tende a impulsionar a oferta de cursos de especialização. Sendo assim, a tarefa do futuro estudante é buscar os diferenciais de cada instituição para escolher uma formação de alta qualidade.

Nesse contexto, o aluno da UCEFF Leonardo destaca os fatores que o conquistaram: organização, atendimento, qualificação dos professores e relevância dos conteúdos aprendidos. Ele diz que já passou por outras universidades, “mas nenhuma tem a organização e oferece um atendimento tão próximo”.

Ele ainda ressalta que o papel da liderança executiva é muito delicado, pois “é preciso identificar o perfil de cada um dos colaboradores e alocá-los nos lugares corretos para ter bons resultados”. Tudo isso exige muito preparo e cuidado por parte do líder, principalmente porque lidar com pessoas é saber acolher e conduzir o desenvolvimento de cada uma delas.

Outra coisa marcante para Leonardo durante o curso foi ter o suporte de um corpo docente experiente. “Um professor me disse: quem sabe trabalhar bem com pessoas jamais será substituído”.

Isso comprova que um bom líder realmente faz a diferença no ambiente corporativo, sobretudo porque a gestão das pessoas não pode ser totalmente automatizada. Mesmo com o avanço da tecnologia, esse profissional ainda será importante para os negócios — o que comprova que é uma carreira promissora.

Junto a isso, a UCEFF proporciona toda a infraestrutura para a realização do curso, com salas de aulas e laboratórios bem-equipados. A metodologia segue o propósito de oferecer uma experiência única para os estudantes, utilizando métodos que incentivarão o desenvolvimento e o protagonismo deles. O próprio mercado reconhece esse esforço da instituição com um ótimo nível de empregabilidade.

Enfim, fazer o MBA em Liderança Executiva Empresarial é aprender a se portar como um líder nas mais diversas situações vividas dentro de uma empresa. Em outras palavras, é uma grande oportunidade de se preparar para os desafios encontrados no mercado de trabalho e ficar mais próximo das melhores vagas.

O que achou de conhecer um pouco mais do curso? Se você tem interesse em alavancar sua carreira até se tornar um executivo de sucesso, aposte em uma formação como essa! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Facebook Comments