Quando se pensa nas razões de a importância do trabalho voluntário ser tão significativa, é preciso entender que não se trata apenas dos impactos que podemos ter na vida dos menos afortunados, mas também do papel que essa atividade pode desempenhar na nossa própria vida.

Esse tipo de trabalho é capaz de tornar uma pessoa mais tolerante, empática e, mais do que tudo, um excelente profissional. Vamos falar um pouco mais sobre a importância e os impactos do trabalho voluntário ao longo do texto, mas vale ressaltar que todos os aspectos de nossas vidas podem melhorar quando o praticamos.

Por isso, vamos conversar mais um pouco sobre como essa prática pode agregar na sua vida? Pegue seu marca-textos, um cafézinho, puxe a cadeira e fique conosco! Afinal, essa atividade tão gratificante:

1. Traduz-se em diferenciais durante processos seletivos

Acredite se quiser: várias empresas, durante seus processos seletivos, encaram o trabalho voluntário como um diferencial. Afinal, com ele, é possível perceber que a pessoa se preocupa em ajudar o próximo e, assim, ganhou algum tipo de experiência a mais que qualquer outro candidato que não tenha entrado em contato com esse tipo de atividade.

Além disso, como os voluntariados são numerosos, é possível assumir vários tipos de função e obrigações e, dessa forma, desenvolver mais questões como a postura profissional, responsabilidades, interação social etc. Por isso, nunca subestime o bem que uma prática como essa pode fazer para o seu currículo!

Basta refletir: vamos supor que, na sua frente, tem 2 currículos de 2 candidatos com experiências e capacidades superparecidas. Porém, um deles tem o diferencial de já ter praticado trabalho voluntário e, por meio dele, contribuído para uma sociedade melhor. Quem você escolheria para exercer uma função importante na sua empresa? Bastante óbvio, não é?

2. Incentiva o autoconhecimento

Quando praticamos alguma atividade fora de nossa zona de conforto, é possível perceber certas mudanças em nossas atitudes. Assumir algum projeto ou simplesmente tirar um tempo para ajudar o próximo faz com que tenhamos novas experiências e, a partir delas, se torna fácil conhecer mais sobre nós mesmos.

Basicamente, é possível entender como lidamos com situações mais complicadas, qual a nossa postura perante alguma situação e por aí vai — ainda mais quando somos jovens e temos pouca vivência. Por isso, nunca subestime a importância que o trabalho voluntário pode ter no seu crescimento e desenvolvimento pessoal!

3. Traz benefícios para a sociedade

Infelizmente, nem todos nascem com boas oportunidades de vida e, às vezes, apenas o país em que você cresceu ditará uma vida de dificuldades e pobreza — e o Brasil é um deles.

É bastante provável que você tenha concluído (ou esteja terminando) o ensino médio ou talvez até já esteja ingressando no curso superior. Além disso, você também deve ter comida na mesa e um teto para morar, certo? Porém, para outros jovens da mesma idade que você, essas coisas são apenas um sonho.

Por isso, é possível perceber o seguinte: o trabalho voluntário é capaz de mudar toda uma sociedade. Afinal, é uma das poucas coisas que afetam a todos de forma benéfica. Quem ajuda cria noções de empatia e preocupação para com o próximo, enquanto as pessoas menos afortunadas conseguem apoio para se reerguerem e seguirem em frente.

Assim, todos saem ganhando, percebe? As noções de coletividade aumentam, a importância que damos para o bem-estar do outro se torna mais evidente e por aí vai. No final, se todas as pessoas fizessem mais trabalhos voluntários, pode apostar que a desigualdade não estaria tão evidente e alarmante quanto hoje.  

4. Cria conexões importantes

O voluntariado é uma ótima maneira de se relacionar e conhecer outras pessoas que pensam como você, criando amizades importantes que podem durar pela vida toda. Por meio do trabalho e da dedicação aos outros, você pode se inspirar a começar seu próprio projeto para ajudar o próximo ou alterar o plano de carreira que você originalmente estabeleceu para si mesmo.

Por meio de conexões com pessoas de fora de seu círculo de amizade e comunidade, você conhecerá gente de todas as esferas da vida, que afetarão seu caminho e experiência de maneiras muito diferentes. Serão mais ombros para se encostar e, quem sabe, mais contatos para conseguir um futuro emprego também!

5. Causa uma sensação incrível de realização

Convenhamos: o voluntariado não é um dos trabalhos mais luxuosos, fáceis ou glamourosos de serem feitos. Porém, é com certeza um dos mais benéficos. Embora não haja nenhuma recompensa financeira, é preciso entender que o trabalho e experiências adquiridas com essa prática valem muito mais do que qualquer dinheiro por aí.

Veja bem: o trabalho voluntário é feito por vontade própria, certo? Tiramos um tempo do nosso dia para ajudar ao outro — e isso normalmente nos faz sentir bem. Tudo, no fim, aumenta sentimentos internos como realização (aquela sensação de “dever cumprido”, sabe?), autoconfiança, autocontrole (afinal, sair da própria realidade para ajudar o outro nem sempre é confortável) etc.

6. Alternativa ao desemprego

Se tem uma sensação horrível é aquela de estagnação — ainda mais quando estamos desempregados. O sentimento de inutilidade, pouca produtividade e outros do tipo é capaz de acabar com qualquer ânimo. E aí, com o tempo, os envios de currículos vão diminuindo, nosso espírito vai se desanimando e, quando percebemos, estamos presos em casa na maior deprê.

Porém, quando procuramos algo para nos ocuparmos, principalmente o trabalho voluntário, criamos mais ânimo e disposição para realizarmos outras coisas. Isso sem falar no tanto de pessoas novas que conhecemos e, como já explicamos, o monte de contatos importantes que criamos.

Por isso, não se preocupe: faça o seu papel, procure ajudar o próximo e veja o tanto de benefícios que isso vai trazer para sua vida!

Viu o tamanho da importância do trabalho voluntário? Uma dica que te damos é a seguinte: se você já tem um emprego ou estuda, aproveite o tempo de férias para entrar de cabeça em atividades como essa. E pode esperar por ótimas realizações na sua vida pessoal e profissional!

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal ajudar seus amigos a também entenderem como o voluntariado pode fazer uma diferença bastante positiva? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Facebook Comments