Antes de optar por um mestrado ou especialização, é fundamental definir qual a melhor modalidade de pós-graduação para a sua carreira. Ambas as alternativas contribuem para aprofundar os seus conhecimentos na área de sua formação, mas existem algumas diferenças importantes entre elas, às quais é preciso ficar atento.

Isso porque o curso deve ser adequado ao seu perfil e às suas expectativas profissionais. De qualquer maneira, os programas demandam tempo e dedicação do estudante, que sairá muito mais qualificado e preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando e veja qual a melhor opção para você: mestrado ou especialização. Confira a seguir!

Quais são os seus objetivos profissionais?

Antes de fazer a escolha entre as modalidades de pós-graduação, você precisa ter bem claro quais são os seus maiores objetivos profissionais, sabendo onde deseja chegar. O mestrado, por exemplo, é direcionado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, atuando tanto na pesquisa quanto na docência.

Já a especialização ou MBA é voltado para quem quer se aperfeiçoar na sua área de formação, desempenhando funções específicas em empresas especializadas do segmento. Ambas as opções exigem um diploma de graduação, mesmo que apresentem diferentes propósitos.

Veja, a seguir, quais são as principais características de um curso de mestrado e especialização, para entender qual opção melhor se encaixa ao seu perfil.

Conheça melhor o mestrado

O mestrado é uma das possibilidade de pós-graduação stricto sensu, ou seja, tem por objetivo formar pesquisadores e professores de nível superior. Geralmente, ele tem a duração de 2 anos e exige disciplinas e a defesa de uma dissertação ao final do curso, sobre um tema específico.

No decorrer do mestrado, o estudante recebe a orientação de um orientador da faculdade para dar continuidade à pesquisa, sendo que grande parte das aulas são teóricas e presenciais. No entanto, mesmo que o mestrado seja uma excelente oportunidade de aprofundar determinado assunto, ele não tem aplicabilidade imediata no mercado de trabalho.

Assim, com o propósito científico e acadêmico, a modalidade é ideal para quem deseja seguir carreira dando aulas em faculdades públicas e privadas. Com o título, é possível participar de concursos de nível superior, tendo mais chances de ter uma estabilidade financeira futura.

Saiba mais sobre as especializações

As especializações fazem parte da categoria lato sensu, que tem um cunho mais prático e voltado para o mercado de trabalho. O MBA, por exemplo, é considerado uma especialização em temas de negócios e administração, ideal para quem já atua e deseja adquirir conhecimentos mais estratégicos de gestão e liderança empresarial.

Os cursos de MBA têm carga horária aproximada de 360 horas, no Brasil, e pode chegar a 480 horas em outros países. Ao final, o aluno também precisa apresentar um trabalho de conclusão, geralmente uma monografia ou um projeto específico relacionado ao conteúdo do curso.

A especialização é um excelente investimento para quem pensa em se recolocar profissionalmente, tendo uma abordagem mais técnica que fornece o título de especialista em determinada área. Com esse tipo de pós-graduação, portanto, é possível ampliar as possibilidades de atuação no mercado e se adaptar mais facilmente a novas oportunidades de trabalho.

Como decidir qual é melhor para mim: mestrado ou especialização?

Tendo bastante claros os seus objetivos, você precisará avaliar qual a melhor opção de pós-graduação de acordo com o perfil da sua carreira. Se você quer ganhar notoriedade acadêmica e ter acesso a bons cargos, o mestrado é a alternativa de curso ideal. No entanto, além das aulas obrigatórias, você terá que dedicar boa parte do tempo às pesquisas, o que acaba aumentando os custos de estudo.

Já a especialização oferece uma formação mais prática e condizente com as necessidades do mercado de trabalho. Além disso, elas costumam ter mensalidades mais acessíveis e proporcionam mais flexibilidade, com aulas uma ou duas vezes por semana.

Mesmo assim, ambas as opções permitem que a pessoa se candidate para processos seletivos em órgãos públicos, que geralmente oferecem cargos por meio de concursos. O que vale destacar é que ter uma das titulações no currículo é uma maneira eficiente de obter destaque e sair na frente da concorrência.

Conheças as especializações da UCEFF

A UCEFF oferece cursos de pós-graduação com o objetivo de qualificar profissionais para atuar no mercado por meio do desenvolvimento de competências diferenciadas. A metodologia de ensino e aprendizagem praticada pela instituição de ensino prioriza a vivência e a experiência de casos reais, aplicando e avaliando os conteúdos teóricos propostos por cada modalidade.

Para fazer MBA na UCEFF, é preciso ter diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Comunicação Social, Psicologia, Recursos Humanos, Comércio Exterior, dentre outras áreas afins.

O curso tem a duração de 372 horas e as aulas ocorrem duas vezes por semana. Para ingressar na pós-graduação, é preciso apresentar seus documentos pessoais de identificação, como CPF, RG, foto 3×4 e comprovante de residência, currículo profissional, além de fotocópias autenticadas do diploma de ensino superior e do histórico de graduação.

O estudante também pode escolher entre a modalidade de ensino presencial ou semipresencial híbrido. Na primeira, os conteúdos são apresentados em sala de aula, laboratórios e espaços acadêmicos, sendo que todas as atividades ocorrem na instituição de ensino. Os horários de aula são fixos e as avaliações são todas presenciais.

Já na segunda opção, semipresencial híbrido, o aluno tem mais flexibilidade para estudar, pois apenas alguns encontros são presenciais, onde são desenvolvidas apenas as práticas em laboratório. As demais aulas são online, por meio da plataforma virtual, sempre com acompanhamento de professores e tutores em cada disciplina.

Agora que você já sabe as características de cada modalidade de ensino, certamente será muito mais simples escolher entre mestrado ou especialização. O primeiro passo, portanto, é definir quais são os seus maiores objetivos e o que você quer para a sua trajetória profissional. Independentemente da decisão, com certeza a sua carreira será bastante beneficiada, tendo muito mais chances de obter destaque no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais de perto as opções de pós-graduação da UCEFF!

Facebook Comments