O conhecimento aprofundado em uma área é o que diferencia os profissionais no mundo de hoje. Melhor ainda quando se trata de um campo que está em alta e apresenta boas oportunidades, não é mesmo? Pensando nisso, vamos falar da Gestão da Tecnologia da Informação.

A TI é um segmento de destaque já há alguns anos, e cada vez mais o avanço das tecnologias confirma a sua importância. Diante disso, a UCEFF preparou um curso para formar gestores que sejam capazes de lidar com essas mudanças tecnológicas e atender às demandas do mercado.

Quer conhecer melhor essa oportunidade? Então acompanhe este post e aproveite todos os detalhes que conseguimos em uma conversa com a coordenadora do curso, Juliane Colling.

Como é o curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Em primeiro lugar, vale saber que esse é um curso tecnológico com duração de 3 anos, ou seja, estamos falando de uma formação mais rápida, que permite a inserção do aluno no mercado de trabalho em um tempo reduzido. Aliás, mesmo antes do término dos estudos, é possível conseguir oportunidades de estágio na área — o que é um benefício para quem está focado na vida profissional.

O objetivo é oferecer uma capacitação abrangente para que cada estudante possa escolher a área com a qual ele mais se identifica para seguir a sua carreira. Enquanto alguns preferem o desenvolvimento de softwares, outros vão trabalhar com telecomunicações, e assim por diante. Essa multiplicidade de opções é um enorme benefício, pois permite até mesmo que os rumos profissionais sejam diferenciados ao longo do tempo.

Para tanto, a grade curricular combina matérias de gestão com temas que fazem parte do mundo da informática. Como a tecnologia está em constante evolução, a UCEFF se preocupa em revisar sempre a estrutura das disciplinas para oferecer um curso atualizado. A própria coordenadora ressalta que “a cada ano a matriz curricular e a ementa das disciplinas são revisadas para evitar qualquer defasagem”.

No fim do curso, é essencial que o aluno entenda o suficiente sobre TI para gerenciar esse setor dentro de uma empresa, por exemplo. Isso quer dizer que não importam somente as capacidades técnicas do profissional, mas o desenvolvimento das suas habilidades comportamentais para atuar como um bom gestor.

O que faz o profissional formado nessa área e como está o mercado?

Como foi citado acima, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação proporciona uma formação ampla para que o estudante consiga escolher o seu foco de atuação. Essa é uma vantagem para aqueles que ainda não sabem que rumo seguir, mas gostam da área de TI — que é considerada uma das mais promissoras do futuro.

Entre as vertentes de trabalho mais procuradas estão: 

  • software;

  • hardware;

  • telecomunicações;

  • manutenção de equipamentos;

  • audiovisual;

  • banco de dados, entre outras. 

No entanto, como gestor, o profissional pode se encaixar nos mais diversos contextos, sobretudo para auxiliar na otimização dos processos que envolvem tecnologia.

Existe espaço tanto no setor público quanto no privado, em empresas e instituições de todos os portes e ramos. É realmente difícil pensar em um tipo de negócio hoje em dia que não precise de alguém que entenda de tecnologia. Mais do que isso: Juliane ainda completa que “precisamos de profissionais de TI que consigam ter esse olhar de como usar a tecnologia de forma produtiva, a fim de melhorar a vida das pessoas”.

O ideal é que o profissional teste as suas possibilidades no mercado para identificar qual é a mais apropriada para o seu perfil e nunca esqueça de continuar a sua qualificação. Por isso, os cursos de especialização são importantes para renovar o conhecimento, desenvolver novas competências, melhorar as oportunidades e alavancar a carreira.

Por que estudar na UCEFF?

Para finalizar, vamos conhecer os diferenciais apresentados pela UCEFF para o aluno de Gestão da Tecnologia da Informação. 

Apesar de estar localizada no interior, a instituição tem ótima relação e boas parcerias com as empresas da região. Esse é um fato que certamente contribui para a empregabilidade, mas também para a formação dos profissionais. 

Segundo Juliane, “as empresas geram demandas para os estudantes e eles precisam encontrar uma solução para resolvê-las, conciliando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas para aplicar a uma situação real do mercado”.

A combinação da teoria com a prática é um ponto muito favorável para deixar o aluno preparado e em sintonia com a realidade da sua profissão. Além disso, o corpo docente também desempenha um papel fundamental nesse sentido, com professores de alto nível e que transmitem toda a sua experiência na área.

Tudo isso acontece em um ambiente com a melhor infraestrutura para favorecer o aprendizado. Os laboratórios são completamente equipados, assim como as salas de aula. O importante detalhe desse curso é que todo aluno recebe um notebook para estudar — logo, a falta de um dispositivo como esse não é mais uma desculpa para deixar os estudos de lado.

Como o lema da UCEFF é a evolução, isso reflete diretamente nas novidades que são trazidas para cada curso. Nesse caso, além das disciplinas teóricas tradicionais, existe ainda o projeto integrador, que estimula o desenvolvimento prático do profissional.

Não por acaso, a instituição tem sido reconhecida pela qualidade do seu ensino. No último ciclo avaliativo do ENADE, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e vários outros receberam nota 5 (a maior pontuação).

Para completar, Juliane destaca a preocupação da faculdade em proporcionar uma formação ampla aos seus alunos, que vá além da capacidade técnica de cada um. Afinal, entregar um profissional completo para o mercado é uma missão que exige cuidado com a parte humana e pessoal de cada estudante. As atividades de extensão são exemplos disso dentro do ambiente acadêmico.

Agora que você já conhece melhor o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, não perca a oportunidade de aprimorar os seus talentos e construir uma carreira de sucesso. Conte com a UCEFF como uma grande parceira para essa jornada!

Gostou do post? Para continuar acompanhando as nossas publicações, dicas e novidades, assine a nossa newsletter!

 

Facebook Comments