Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Não é exagero dizer que a faculdade é um mundo a ser explorado. Quem acredita que se trata apenas de um lugar de estudos está muito enganado. A experiência do estudante no ensino superior costuma ser bem diferente da que ele viveu em escolas — isso porque a graduação envolve diversas outras ações, como as atividades de extensão.

Elas são oportunidades para que o estudante adquira conhecimentos além da sala de aula convencional. Então, que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Confira nosso post e descubra as vantagens de aproveitar tudo que sua faculdade tem a oferecer!

Como funcionam as atividades de extensão?

As práticas de extensão de uma faculdade são serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Ou seja, professores e estudantes organizam atividades para que a população em geral participe.

O planejamento dessas ações parte de necessidades das pessoas e geralmente tem relação com cursos específicos. É o caso, por exemplo, de uma empresa júnior no curso de Administração, um grupo de suporte jurídico realizado pela turma de Direito ou aulas de esporte organizadas pelo curso de Educação Física.

Além dessas opções, também é possível realizar atividades de extensão que não estejam diretamente relacionadas a um curso determinado. Diversos alunos da faculdade podem se envolver, por exemplo, em projetos sociais ou ações ambientais.

Outro tipo de atividade de extensão muito comum é o oferecimento de cursos de curta duração — os chamados cursos de extensão. O objetivo de promovê-los é proporcionar à comunidade oportunidades de preparação e qualificação para o mercado de trabalho. Os próprios estudantes da faculdade também podem se beneficiar muito assistindo a essas aulas junto com a população externa.

Toda essa diversidade de atividades de extensão se reúne em um objetivo comum: integrar a comunidade acadêmica e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas precisam. Dessa forma, a faculdade cumpre uma função social importante ao transformar o conhecimento científico em ações benéficas para o povo.

Quais são as vantagens de participar da extensão?

Agora você já sabe o que são as atividades de extensão promovidas pelas faculdades. Há duas formas principais de participar delas: envolver-se na organização do serviço ou ser um usuário dele, junto com a comunidade externa.

Para fazer parte da primeira forma é preciso conhecer as oportunidades e procurar o professor responsável para saber como entrar no grupo. Já para entrar na segunda opção basta fazer o cadastro no serviço ou a matrícula no curso de extensão.

Ainda não ficou convencido e quer saber por que vale a pena participar? Veja a seguir alguns motivos para fazer isso!

Conhecer o curso na prática

Um dos maiores interesses de estudantes universitários durante sua formação é a relação entre teoria e prática. Muitas vezes, eles enfrentam dificuldades para enxergar na realidade as discussões realizadas no curso de graduação. Por isso, participar de atividades de extensão pode ajudar muito.

Como elas se organizam na forma de um serviço oferecido à comunidade, é uma chance incrível para o estudante praticar os conhecimentos adquiridos na graduação. Imagine como é rico para um acadêmico de Direito esclarecer dúvidas jurídicas para os usuários de uma atividade de extensão?

Da mesma forma, ser aluno em um curso de extensão também é uma maneira de aprofundar melhor a relação entre teoria e prática. Isso porque, em geral, essas aulas são mais voltadas às necessidades do mercado de trabalho, o que gera um caráter mais prático.

50% de desconto na matrícula utilizando a nota do ENEMPowered by Rock Convert

Servir à comunidade

Outro benefício de participar das atividades de extensão organizadas pela faculdade é o retorno social que você garante à população. Essa é uma ótima maneira de transformar os conhecimentos acadêmicos em serviços importantes para os usuários.

Afinal, o objetivo da ciência deve ser sempre o de melhorar a vida das pessoas, não é? Nesse sentido, os estudantes que participam da extensão contam com um grande “pagamento”: a gratidão das pessoas que eles atendem.

Conectar-se com outros estudantes

Os benefícios de ir além da sala de aula na graduação não são poucos. Outro fator relevante é a oportunidade de construir, desde cedo, o seu networking profissional. Nas atividades de extensão o contato entre os alunos é muito maior do que na rotina normal de aulas.

Assim, é possível fazer amizades, trocar conhecimentos, contar com o apoio dos colegas e aprender muito com eles. Quem participa de grupos de extensão ou se matricula em cursos de curta duração aproveita esses diferenciais importantes.

Ter mais contato com os professores

Assim como acontece em relação aos alunos, a aproximação com os professores também é maior quando você participa de programas de extensão. Em geral, os docentes ficam responsáveis por essas atividades. Logo, ao fazer parte delas você vai ter um contato bem maior com eles.

Isso é bastante interessante para a construção de um networking, pois é uma das primeiras oportunidades que você vai ter para mostrar um bom trabalho e conquistar a confiança dos professores.

O mesmo vale para quem faz cursos de extensão: é uma chance de conhecer o corpo docente e aprofundar seus relacionamentos profissionais.

Conhecer áreas diferentes

Como falamos, nem todos os projetos de extensão são específicos para alunos de um curso. Muitos deles abrem a participação para diversos estudantes. Assim, é uma oportunidade para você conhecer outras áreas de atuação.

Os cursos de extensão cumprem bem essa função, então é possível aproveitá-los para estudar assuntos com os quais você tem pouca intimidade. Dessa forma, novos conhecimentos são desenvolvidos e você pode até mesmo repensar suas escolhas profissionais para o futuro.

Enriquecer o currículo

Por fim, não restam dúvidas de que uma das grandes vantagens das atividades de extensão é impulsionar a sua formação profissional. Colocar essa experiência no currículo aumenta a competitividade nas seleções de estágio ou trabalho.

As empresas estão sempre à procura de estudantes ou profissionais que se preocupam com a atualização de seus conhecimentos e experiências práticas. Por isso, fazer cursos de extensão ou participar dos serviços na faculdade enriquece o seu perfil.

Depois de ler este post, você sabe como funcionam e quais são as vantagens de fazer parte das atividades de extensão. Na hora de escolher a melhor faculdade é essencial procurar por uma que reconheça a importância desse aspecto da formação de seus estudantes e invista nisso!

E então, nosso conteúdo ajudou você a entender melhor o mundo da graduação? Assine a newsletter do blog e acompanhe mais posts como este!

Facebook Comments