Engana-se quem pensa que o ganho de conhecimento termina com a conclusão de um curso de graduação ou pós-graduação. Na verdade, quem imagina o processo de aprendizado como algo que tem prazo para terminar, está equivocado. Na vida, temos a oportunidade de aprimorar nosso conhecimento e habilidades a cada dia.

No âmbito profissional não é diferente, especialmente quando se fala de gestão, uma atividade realizada há milhares de anos e que está em constante desenvolvimento. Pensando nisso, elaboramos esta lista com 5 livros de gestão que você não pode deixar de ler! Confira!

1. A Era da Irracionalidade — Charles Handy

Nada melhor do que começar uma lista de recomendação de livros de gestão com essa obra de Charles Handy, lançada em 1989. Considerado pela Times Magazine o livro mais influente já lançado sobre o assunto, A Era da Irracionalidade narra as enormes mudanças observadas nas relações de trabalho na década de 80.

O autor, que na época era um professor adjunto da London Business School, é pioneiro na mudança de paradigma que ocorreu na gestão de negócios. Com novas tecnologias florescendo a cada dia e os postos de trabalho diminuindo drasticamente, o livro propõe novas formas de lidar com a realidade do mercado.

Com o surgimento da internet e a transformação digital sofrida pelas empresas, além das mudanças trazidas com a explosão das redes sociais, a obra de Handy ganhou notoriedade e um ar profético. Ao se dedicar a essa leitura, você ganha insights valiosos sobre a importância de antecipar tendências e se adaptar a elas.

2. A Arte da Guerra — Sun Tzu

A edição original de A Arte da Guerra foi publicado há mais de 2300 anos, no século IV a.C. Derivado da milenar cultura chinesa, essa obra foi escrita em forma de tratado militar pelo estrategista Sun Tzu. O objetivo era sumarizar tudo o que deve ser levado em conta na montagem de boas estratégias de guerra.

Sun Tzu atingiu seu objetivo. O tratado foi um enorme sucesso e, por gerações, influenciou diversos comandantes militares, desde imperadores chineses até Napoleão Bonaparte. Até mesmo nos escritos de Mao Tsé Tung, líder da revolução chinesa de 1911, foram encontrados trechos de “A Arte da Guerra”.

Naturalmente, as atividades bélicas mudaram muito desde a época em que viveu Sun Tzu. Ainda assim, seus ensinamentos serviram em diferentes épocas e até para diversos propósitos. Hoje, por exemplo, o livro é leitura praticamente obrigatória para todo administrador de negócios.

Isso acontece porque, mesmo sob o escopo da guerra, Sun Tzu dá muita atenção ao planejamento estratégico. Assim, não é difícil traçar relações entre os conceitos descritos pelo autor e as atividades que são realizadas no dia a dia de uma empresa. Exemplos são:

  • planejamento como chave para a vitória;

  • necessidade de envolvimento de todo o estado (empresa);

  • benefícios de aliar-se com quem possui objetivos parecidos;

  • importância de mostrar-se forte perante o inimigo (concorrência);

  • dever de conhecer o terreno (mercado) da batalha.

3. A Meta — Eliyahu Goldratt

Você tem muita vontade de estimular seu conhecimento no mundo dos negócios mas tem dificuldade em se engajar na leitura? Lançado em 1984, esse livro pode ser uma excelente opção para você. Ao contrário da maioria das obras que aborda a gestão de empresas, ele se apresenta em forma de romance.

Outra peculiaridade do livro é que o autor, Eliyahu Goldratt, não o escreveu com a autoridade de um acadêmico ou gigante da área. Na época, ele era um cientista físico, mas logo se tornou grande referência no mundo empresarial. No livro A Meta, Goldratt introduz a Teoria da Restrição, conceito que o tornaria famoso.

A trama gira em torno de Alex Rogo, gerente de uma fábrica que se vê sob enorme pressão com um período de crise e a iminente falência da empresa. Com apenas 3 meses para reverter a situação, Alex é auxiliado por um mentor na tarefa de estruturar uma estratégia para melhorar os resultados da companhia.

Com dificuldades de conciliar a vida profissional com pessoal, o protagonista foca em encontrar e solucionar gargalos que estejam atrapalhando a produtividade da empresa. Durante a leitura, o leitor pode identificar padrões utilizados por Alex para solucionar os problemas da empresa e se aprimorar como profissional.

4. Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência — Michael E. Porter

Analisar a concorrência é tão ou mais importante do que observar o próprio negócio. Um acompanhamento analítico dos seus principais competidores do mercado traz insights sobre seus pontos fortes e fracos, auxiliando na montagem de uma estratégia competitiva.

O livro Estratégia Competitiva, lançado em 1980 pelo professor de Harvard Michael Porter, mudou para sempre a forma como a análise da concorrência é feita dentro de empresas. Mesmo mais de três décadas após sua publicação, os conceitos apresentados continuam relevantes na gestão comercial.

Na obra, Porter apresenta o que considera como as cinco forças competitivas básicas. A partir de seu entendimento, segundo o autor, a tarefa de avaliar a mais complexa das indústrias se torna um processo estruturado e mais fácil de ser realizado. As chamadas cinco forças de Porter são:

  • rivalidade entre concorrentes;

  • poder de negociação dos clientes;

  • poder de negociação dos fornecedores;

  • ameaça de entrada de novos competidores;

  • ameaça de substituição de produtos.

Em seu livro, Porter apresenta um passo a passo para ajudar os gestores a antever as evoluções do mercado e selecionar as indústrias mais propícias para investimento. Para isso, ele lista três fatores competitivos que considera como essenciais: foco, diferenciação e custo.

A busca por mais conhecimento é uma prática fundamental para o profissional de qualquer área, mas se mostra ainda mais importante quando falamos de um ambiente extremamente mutável, como é o gerenciamento de negócios. Com a leitura dos livros de gestão listados neste artigo, você tem a chance de ampliar sua visão sobre o assunto e, assim, se tornar um gestor mais competente.

E aí, curtiu nossa seleção? Concorda sua leitura tem muito a acrescentar para profissionais da área? Compartilhe em suas redes sociais e encoraje mais pessoas a expandir seu conhecimento!

 

Facebook Comments