Não é novidade que a nossa instituição está sempre em busca de desenvolver novas ideias e proporcionar experiências enriquecedoras para os alunos. Vamos aproveitar este espaço para apresentar uma das mais recentes oportunidades: a Escola de Negócios da UCEFF.

Esse é um conceito diferenciado no mercado e que oferece diversas vantagens para os estudantes que optarem por essa “combinação” de cursos. Quer saber do que se trata? Continue a leitura e confira todos os detalhes que descobrimos conversando com Leossania Manfroi, coordenadora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Como funciona a Escola de Negócios da UCEFF?

O projeto se chama Escola de Negócios pois é focado no mundo corporativo e no desenvolvimento de habilidades de gestão. A ideia é que o estudante possa concluir duas graduações e uma especialização no período de 6 anos, adquirindo uma base muito sólida para lidar com os desafios de gerenciar uma empresa.

Para isso, é preciso que aconteça um planejamento dos conteúdos estudados, o que só é feito quando o aluno demonstra interesse em seguir essa trajetória. “Tudo isso é uma escolha do aluno”, diz a coordenadora, confirmando que cada um tem liberdade para escolher sua profissão e fazer algumas opções dentro do modelo, desde que os critérios obrigatórios sejam atendidos.

Em geral, as pessoas optam por combinar os cursos de Administração e Ciências Contábeis, com uma pós-graduação lato sensu em uma área semelhante. Após terminar a primeira graduação, é possível iniciar a pós paralelamente a uma outra graduação, organizando os horários e a matriz curricular.

O andamento do curso segue a estrutura de disciplinas planejadas com alguns detalhes da metodologia adotada pela UCEFF. Leossania destaca que os semestres letivos são organizados por temas, como Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças, entre outros. Assim, os professores especialistas em cada uma dessas áreas exploram os tópicos mais interessantes, incluindo atividades práticas para tirar os alunos da zona de conforto e fazê-los conhecer a realidade do mercado.

Para quem o curso é indicado?

Não há restrições para o tipo de público. É preciso apenas que a pessoa tenha vontade de aproveitar esse recurso de completar três formações em um tempo menor que o normal. É claro que, para tanto, ela precisa se dedicar muito para conciliar os compromissos e cumprir todas as atividades previstas.

A maioria dos estudantes da Escola de Negócios é formada por jovens que estão se preparando para a sucessão de negócios familiares, ou seja, quando os pais são empresários e os filhos têm interesse de seguir no ramo da empresa da família.

Manfroi acrescenta ainda outros dois perfis comuns nas turmas. Um deles é constituído por funcionários que têm intenção de crescer em suas empresas até assumir posições de liderança. O outro segue a mesma linha, porém, muitas vezes o jovem ainda não teve nenhuma experiência de trabalho, apesar de estar focado em construir uma carreira de executivo ou de gestor corporativo.

Quais são os diferenciais dessa oportunidade da UCEFF?

De acordo com Leossania, um dos diferenciais da Escola de Negócios da UCEFF é o foco em inovação, empreendedorismo e liderança positiva. A ideia é desenvolver os alunos como um todo, pensando na formação de um gestor altamente capacitado.

Por exemplo, a oferta de aulas de inglês para negócios é algo que não se encontra em todos os cursos. Embora não seja parte obrigatória da matriz curricular, a instituição acredita que essa seja uma habilidade importante nos dias de hoje e oferece a oportunidade de aprendizado (ou de reforço do idioma direcionando os estudos para o contexto corporativo).

As atividades práticas também têm grande importância, permitindo que o profissional teste seus conhecimentos e aprenda de um jeito mais interessante. Enquanto a teoria fornece uma base estrutural, a prática tem uma dinâmica mais parecida com as situações que acontecem no ambiente de trabalho, e isso ainda ajuda a desenvolver habilidades comportamentais (conhecidas como soft skills) — e não só as técnicas.

Para completar os diferenciais que não são encontrados em qualquer formação, o projeto inclui a possibilidade de fazer viagens nacionais e internacionais orientadas.

Como é a viagem internacional?

A viagem é toda organizada pela instituição para que o seu propósito de aprendizado seja cumprido. Cada roteiro segue um tema. Normalmente, o intuito é proporcionar um contato mais próximo com culturas diferentes para entender questões econômicas, de desenvolvimento organizacional e sobre modelos de negócios.

Para que a experiência seja mais bem aproveitada, isso só acontece a partir da metade do curso, que é uma fase em que parte do conhecimento já foi transmitido e existe uma bagagem que vai favorecer a percepção dos estudantes durante as atividades programadas.

Um detalhe importante sobre isso é que não há nenhum custo adicional para fazer a viagem. A experiência internacional já está inclusa no plano da Escola de Negócios e todos os gastos são pagos pela UCEFF. Ou seja, esse é um benefício previsto no valor das mensalidades.

Porém, vale lembrar que estamos falando de um compromisso dentro do curso e não de uma viagem a lazer. Todos os participantes precisam cumprir as tarefas do roteiro, além de preparar um relatório ao final da vivência.

Qual é o reconhecimento desse curso no mercado?

Um dos objetivos dessa ideia é justamente gerar impactos positivos na empregabilidade dos alunos. A UCEFF já tem um bom histórico de relacionamento com as empresas e de reconhecimento do mercado, o que também contribui para o currículo.

Então, ao oferecer uma preparação completa e de alto nível, as chances de conquistar melhores oportunidades se tornam maiores. Não há dúvidas de que se trata de um grupo de pessoas diferenciadas, até mesmo pelo grau de dedicação que elas precisam ter para concluir essa etapa. As turmas geralmente são formadas por estudantes muito focados, que estão em busca de metas grandiosas e se esforçam para alcançá-las.

O que você achou de conhecer melhor a Escola de Negócios da UCEFF? Essa é uma das melhores opções que você pode fazer pelo seu futuro e para a construção de uma carreira bem-sucedida!

Se quiser saber mais detalhes ou tirar outras dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos prontos para atendê-lo e participar da sua trajetória!

Facebook Comments