Está pensando em fazer faculdade de Ciências Contábeis? Saiba que a área tem uma alta taxa de empregabilidade. A demanda por profissionais qualificados é significativa, assim como as opções de carreira — é possível atuar tanto na área tributária ou financeira de uma empresa quanto em um escritório de contabilidade, por exemplo.

Mas essas são apenas algumas das muitas vantagens da graduação em Ciências Contábeis. Conversamos com a coordenadora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UCEFF, Leossania Manfroi para esclarecer sobre as áreas. Descubra neste post se o curso é ideal para você.

Ciências Contábeis é o curso ideal para você?

Ter afinidade com gestão é uma das características necessárias para aqueles que desejam atuar com Ciências Contábeis. “É preciso olhar para o mundo dos negócios e ter interesse nisso”, explica Leossania Manfroi. As operações matemáticas são importantes, mas não estruturam todo o curso — o segredo está em ter propriedade para analisar as informações numéricas que serão utilizadas como base.

Mas isso não é tudo o que é importante para um futuro profissional na área. A coordenadora da UCEFF explica que “o contador precisa entender de legislação e também gostar de tecnologia”. Com a automatização dos processos contábeis, é primordial que o profissional esteja capacitado para lidar com novas tecnologias e com sistemas de gestão financeira.

A Indústria 4.0 transformou a contabilidade

Os processos da 4ª Revolução Industrial, com o uso da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data, vêm transformando toda a cadeia produtiva e, por consequência, a forma de encarar os dados — o que para o contador pode significar uma importante chance de prosperar na carreira.

Por todas essas razões, e também pelo aumento dos controles de segurança e fiscalização tributária, a contabilidade está se transformando e é, cada vez mais, on-line. A Indústria 4.0 traz inúmeras possibilidades, tanto de mercado quanto profissionais.

Além disso, frequentes mudanças na legislação (tributária, societária e trabalhista) fazem com que o mercado procure por um profissional engajado com as atualizações, curioso e interessado.

Por isso, a faculdade de Ciências Contábeis, na prática, quebra estereótipos e é um espaço que constrói um profissional que se sente atraído por novas tecnologias, pela análise de dados, gestão e, principalmente, ligado às últimas notícias do setor.

Agora que você já sabe qual o perfil do contador, conheça os diferenciais da faculdade de Ciências Contábeis da UCEFF.

O que saber sobre a faculdade de Ciências Contábeis da UCEFF?

Entender como funciona a graduação em Ciências Contábeis é importante. No entanto, optar por uma instituição de ensino sólida e ligada ao mercado é um diferencial. Essa, aliás, é uma das importantes características do curso da UCEFF.

Leossania Manfroi aponta que o primeiro grande ponto que distingue a UCEFF é, justamente, a aproximação com a vida prática da profissão. “Isso acontece porque o nosso quadro de professores é estruturado por profissionais de mercado, ou seja, imbuídos de prática — pessoas que têm escritórios de contabilidade, empresas de consultoria tributária ou que são especialistas em cursos dentro de indústrias”, destaca.

A jornada do professor, compartilhada entre mercado e academia, faz com que seja possível trazer para os acadêmicos muita informação atualizada!

Prática como um diferencial para o mercado de trabalho

A conexão entre mercado, academia e prática do estudante é algo cada vez mais exigido e procurado. A coordenadora da UCEFF ressalta que “é preciso que o aluno seja realmente preparado e esteja apto para desenvolver as suas funções no mercado”.

No que diz respeito ao curso de Ciências Contábeis, que é altamente técnico — e exige muitas atualizações, conhecimento de legislação e prática —, esse é um diferencial. Afinal, o profissional precisa entender de e-Social, do planejamento tributário, de assuntos como nota fiscal eletrônica, além de Sped Fiscal, entre outros.

Leossania reforça que “os poderes públicas têm investido significativamente em sistemas para interligar os órgãos e para combater a sonegação fiscal. Então, essa questão da tecnologia está muito relacionada com o curso e a legislação — tanto tributária quanto previdenciária e trabalhista”.

4 diferenciais do curso de Ciências Contábeis na UCEFF

Separamos alguns pontos que fazem com que a graduação em Contábeis, pela UCEFF, ajude a formar um profissional altamente capacitado e, o principal, procurado pelo mercado de trabalho. Acompanhe:

  • o professor da UCEFF leva para discussão em sala de aula situações práticas do que está acontecendo no mercado de trabalho.

  • a graduação está fortemente ligada ao trabalho de gestão, capacitando o acadêmico a ter um perfil de concentração e capaz de interpretar a legislação, organizar números e estruturar relatórios.

  • é ensinado ao aluno o trabalho em equipe, a liderança, a comunicação e proatividade — questões importantes no setor, que busca um profissional comunicativo e com capacidade de coordenar equipes.

  • a infraestrutura da instituição tem salas de aula que simulam ambientes corporativos.

Depois de formado, onde você poderá atuar?

Um dos muitos pontos positivos do curso de Ciências Contábeis é que ele casa muito bem com qualquer outra área do conhecimento. Com isso, as possibilidades de carreira são inúmeras!

O profissional tem como característica uma formação técnica, com conhecimento de legislação e a capacidade de gestão financeira, por estar diretamente interligado com as finanças. Por isso, Leossania lembra que nesta área “a empregabilidade é fantástica”.

Ótimas oportunidades no ABC Catarinense

“Ao se observar a matriz curricular do curso de Ciências Contábeis, é possível perceber que a graduação busca atender às demandas regionais”, explica a coordenadora da UCEFF.

Como o mercado de trabalho do ABC Catarinense é formado por 90% de empresas de pequeno e médio porte, tais negócios não mantêm uma contabilidade própria e utilizam a terceirização com um escritório de contabilidade. Essa é uma boa possibilidade de mercado.

“Por isso, a graduação busca formar alunos capacitados para atender às demandas de trabalho da região, em escritórios de contabilidade ou mesmo na contabilidade de empresas do ramo de agroindústria, contabilidade cooperativas, que são posições com demanda de profissionais”, finaliza Leossania Manfroi.

Escolher a instituição ideal para a sua graduação e optar por um curso que atenda às suas expectativas é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. O estudante que tem afinidade com análise de dados, gestão e está disposto a acompanhar as mudanças na legislação encontra um mercado amplo, com muitas possibilidades — seja com a consultoria tributária, quanto na atuação financeira em uma empresa.

Quer cursar a faculdade de Ciências Contábeis? Entre em contato e esclareça as suas dúvidas sobre a nossa graduação!

 

Facebook Comments