Você sabe qual a importância da pós-graduação na conquista do emprego dos sonhos? Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, é imprescindível investir em sua educação e carreira.

Profissionais que apresentam especializações no currículo têm muito mais chances de se destacar entre os recrutadores e de obter melhores oportunidades de empregabilidade. Inclusive, em tempos de crise como a atual, é preciso se garantir e buscar o quanto antes por qualificação para se diferenciar.

Continue a leitura e entenda como uma pós-graduação pode auxiliar você a conquistar o emprego dos sonhos!

Qual a importância da pós-graduação na conquista do emprego dos sonhos?

A pós-graduação é uma opção de especialização ideal para quem já está empregado ou para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Seja mestrado, seja doutorado, seja MBA, a qualificação pode ser o diferencial para ter acesso a novas possibilidades de trabalho, promoção ou a salários maiores.

Isso porque as empresas preferem pagar bem por profissionais mais capacitados, a fim de valorizar quem busca se atualizar constantemente. Além disso, a pós-graduação abre portas para quem sonha em conquistar cargos mais elevados, como o de supervisão, gerência e coordenação.

Mesmo que o tempo de experiência ainda seja um fator de valorização, é preciso se adaptar às mudanças do mercado e se capacitar para atender, da melhor forma, as demandas dos novos consumidores. O currículo também pode ser aperfeiçoado com uma especialização, dando mais chances para o profissional se candidatar em funções mais altas e com chance de crescimento.

Como funciona uma pós-graduação?

A pós-graduação é todo curso feito após a conclusão da graduação, sendo dividida em Stricto sensu e Lato sensu. As atividades da pós são realizadas em horários mais livres, possibilitando que os alunos conciliem os compromissos de trabalho com os estudos. Esse é, justamente, um dos maiores motivos que fazem com que os profissionais optem por uma pós-graduação.

A carga horária da pós deve ser de, no mínimo, 360 horas, mas para cursos de mestrado e doutorado, a duração pode variar de 12 a 42 meses. A especialização pode ser feita tanto de forma presencial quanto online, mas a instituição de ensino deve ter autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer as atividades na modalidade a distância.

O processo seletivo para cursos de pós-graduação geralmente se baseia na análise do currículo do candidato e da carta de apresentação. Mas para as categorias de mestrado e doutorado, nas quais a concorrência é maior, a seleção também exige provas, avaliações e a apresentação do projeto de pesquisa que será desenvolvido ao longo do curso.

No decorrer da pós, o aluno tem a chance de aprimorar seus conhecimentos dentro de uma área específica de pesquisa do seu campo de atuação profissional. Com isso, é possível ter maior domínio sobre o seu setor e demonstrar diferencial diante dos empregadores e do mercado de trabalho.

Mesmo que seja interessante fazer a pós-graduação sobre um tema relacionado à sua carreira, também é válido investir em outras áreas para expandir os horizontes e enriquecer a sua qualificação. Assim, você consegue passar uma imagem cada vez mais aproximada de um especialista e não de um colaborador comum.

Como escolher uma boa instituição para fazer uma pós?

Antes de tudo, é preciso refletir sobre qual é, de fato, o trabalho dos seus sonhos. Você deve pensar, por exemplo, em como a ocupação se enquadra em seus desejos profissionais e, a partir daí, buscar por um setor que ofereça uma boa oportunidade de aprendizado. Em sites de emprego, por exemplo, os recrutadores valorizam candidatos que apresentam objetivos e que sabem traçar caminhos para alcançá-los.

Mas o que vai pesar de verdade é a escolha da instituição de ensino para iniciar os estudos na pós-graduação. Para ter bons resultados e aproveitar ao máximo a especialização, é imprescindível atentar a alguns detalhes antes de realizar a sua matrícula. Verificar a reputação da faculdade no mercado educativo e o que ela apresenta de diferencial são alguns dos principais fatores que precisam ser analisados.

Mesmo assim, existem outros critérios que devem ser avaliados antes de ingressar na pós-graduação. A seguir, confira quais são os principais.

Reputação

O primeiro passo é verificar a reputação da instituição de ensino no mercado, entendendo como ela é vista pelos empregadores. O ideal é conversar com ex-alunos e entender como foi a jornada profissional após a formação acadêmica.

Da mesma forma, pesquisar o histórico da faculdade, sua classificação no MEC e nos principais rankings do ensino superior é importante para descobrir se você terá, de fato, um processo de aprendizagem de qualidade e excelência.

Corpo docente

Outra dica é avaliar o corpo docente da pós-graduação para verificar a experiência de cada professor que atua no curso. Você pode, por exemplo, pesquisar o currículo acadêmico dos docentes no Lattes ou no LinkedIn e ter acesso às atividades que o educador realiza no âmbito de ensino e pesquisa. Os artigos publicados de cada profissional podem dar uma boa ideia da abordagem e da metodologia utilizada nas aulas.

Infraestrutura

A infraestrutura também é um ponto importante a ser avaliado antes de optar por uma faculdade para dar início aos estudos da pós-graduação. Mesmo que o curso escolhido não tenha a necessidade de laboratórios ou salas físicas para as aulas, como é o caso da especialização no formato de ensino semipresencial híbrido, é interessante que a instituição de ensino ofereça uma estrutura condizente com as demandas de cada curso.

Fazer uma pós-graduação após a formação acadêmica é o primeiro passo para conquistar o emprego dos sonhos, não é mesmo? Pois tenha em mente que, após a formação, você terá mais chances de se destacar entre os concorrentes e, também, estará mais bem preparado para lidar com os desafios da profissão e do mercado de trabalho, conseguindo reunir o conhecimento prático com o teórico de forma eficiente.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais sobre as opções de pós-graduação que a UCEFF oferece! Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe pelo WhatsApp!

Facebook Comments