Por que empreender na faculdade é importante para o seu futuro?

empreender na faculdade
6 minutos para ler

Sonha em ter o próprio negócio e conquistar sua independência financeira? Ninguém precisa esperar ter o diploma de ensino superior para dar o primeiro passo: é possível empreender na faculdade.

Isso mesmo! Você pode aproveitar a vivência acadêmica, as instalações e as oportunidades da instituição de ensino, bem como os contatos feitos durante a graduação para colocar uma boa ideia no mercado e, assim, dar o pontapé em uma carreira promissora.

E aí? Quer entender melhor como começar a empreender enquanto faz faculdade, qual é a importância dessa atitude e o que fazer para começar sua empresa? Vem com a gente e confira o post que preparamos sobre o assunto!

O que significa empreender na faculdade?

Empreender ainda na graduação significa se organizar para tirar uma ideia do papel ou da sua mente e transformá-la em um produto ou serviço. Independentemente da área em que você estuda, é possível pensar em um negócio e aproveitar os anos do Ensino Superior para planejar da melhor forma uma empresa.

Mas nem tudo precisa ficar só no planejamento: dependendo do andamento e do seu empenho, dá até para fazer sua empresa começar a funcionar enquanto ainda nem conquistou o diploma de Ensino Superior.

Assim, é possível aproveitar algumas facilidades que a instituição de ensino oferece, como as instalações, as orientações dos professores, os eventos e até a possibilidade de parcerias com outros colegas que também querem começar no empreendedorismo.

Qual é a importância de empreender na faculdade?

Não é nenhum segredo como o mercado, seja de qual segmento for, é bastante concorrido. Nesse sentido, se quiser sair na frente, o profissional precisa buscar alguns diferenciais. Um deles é justamente empreender na faculdade, aproveitando esse período para desenvolver e testar novas ideias, abusando da criatividade e inovando.

É uma experiência rica, que vai prepará-lo para os principais desafios da vida profissional, além de valorizar seu currículo. Se for preciso, você pode até mesmo pedir uma carta de recomendação de professores ou parceiros nesse projeto de empreendedorismo, melhorando sua imagem profissional.

Por isso, comece a se organizar para conciliar os estudos e o tempo dedicado a pensar e colocar em prática um novo negócio. Aproveite para fazer cursos livres e até ouvir podcasts de empreendedorismo. Desse modo, além das competências adquiridas com essa vivência e a possibilidade de ganhar uma renda extra, você ainda soma pontos para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Como empreender na faculdade?

Tudo isso parece muito legal, certo? Mas como empreender ainda na graduação? Confira as nossas dicas!

Estabeleça metas

O primeiro passo é criar um planejamento a fim de que seu projeto saia do papel e possa passar por todas as etapas até se transformar em um negócio. Como não dá para fazer isso do dia para a noite, comece a se organizar e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, por exemplo:

  • adquirir mais conhecimentos de gestão;
  • aprender sobre novos equipamentos e tecnologias;
  • participar de eventos;
  • buscar parcerias com colegas;
  • empreender na internet.

Construa seu networking

Já ouvir falar sobre a importância de fazer networking? Por meio de uma rede de contatos profissionais, você fica mais próximo de pessoas com interesses semelhantes aos seus. Dessa forma, pode firmar parcerias, atualizar-se, adquirir conhecimentos e, por que não, se inspirar em empreendedores brasileiros bem-sucedidos.

Pensando nisso, deixe a vergonha de lado e se aproxime de outros alunos, dos professores e de profissionais que conhece em eventos. Explore também as redes sociais e fique por dentro do que acontece em sua área, principalmente as tendências. Isso porque, ao saber dessas novidades, poderá encontrar parceiros e até pensar em um projeto inovador.

Faça cursos complementares

Não basta apenas ter uma ideia brilhante, é importante adquirir conhecimentos e habilidades para fazê-la se transformar em um negócio. Por isso, pegue firme nos estudos: não apenas das matérias da graduação, mas com cursos complementares.

Uma dica é focar em programas de gestão e buscar informações junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), instituição que fomenta o empreendedorismo, com orientações, cursos e eventos.

Participe de projetos de extensão

Uma estratégia é buscar os cursos de extensão da faculdade e fazer parte ou desenvolver esses programas, que oferecem serviços à comunidade. Desse modo, você aprende diversas competências importantes para o empreendedorismo, como:

  • elaborar os passos de um projeto;
  • pensar em soluções para um setor específico;
  • planejar a infraestrutura e os materiais necessários para colocar o programa em prática;
  • liderar equipes;
  • trabalhar em grupo;
  • lidar com a pressão para cumprir prazos;
  • desenvolver uma boa comunicação;
  • fazer uma divulgação eficiente;
  • atender o público;
  • mensurar os resultados obtidos.

Organize eventos

Uma experiência que também vai trazer benefícios para quem busca empreender na faculdade é organizar eventos, como palestras, webinars, workshops, entre outros. Além disso, participar de cursos de extensão é uma ótima forma de desenvolver diferentes habilidades importantes para começar um negócio.

Construa sua marca

Ter uma marca própria é interessante para impulsionar seu negócio. Faça um perfil completo nas redes sociais e, se possível, monte um portfólio online, com seus principais trabalhos. Dessa forma, você divulga-os melhor e pode atrair os primeiros clientes.

Conte com o apoio da instituição de ensino

Por último, não deixe de utilizar a infraestrutura que a faculdade oferece, como a orientação dos professores e pesquisadores, as tecnologias disponíveis e os laboratórios, além do conhecimento a ser adquirido nas aulas e na biblioteca. Desse modo, você pode conquistar novas competências, além de fazer testes e aprimoramentos a fim de que consiga lançar um produto ou serviço diferenciado.

Gostou de saber como aproveitar o período de estudos na graduação para empreender na faculdade? Não tenha medo de tirar suas ideias do papel, converse com seus amigos e comece a planejar seu negócio. Já imaginou impulsionar sua carreira, começando uma empresa ainda sendo estudante? Para isso, comece já e escolha uma instituição de ensino de qualidade, que incentiva atitudes empreendedoras.

Quer acompanhar outras dicas sobre vida acadêmica e carreira? É só seguir as nossas páginas nas redes sociais para não perder nossas postagens. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Instagram!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This