Você sabia que empreender é uma excelente maneira de desenvolver um plano de carreira eficiente e promissor? Isso porque, sabendo bem quais são as suas maiores metas e objetivos, fica muito mais fácil tomar decisões e escolher pelo melhor caminho para a sua trajetória profissional.

E nada melhor do que aprender com quem já tem uma história de sucesso para contar, não é mesmo? Atualmente, existem diversos exemplos de pessoas que começaram um negócio e que, mesmo diante dos desafios, atingiram crescimento e realização em suas áreas de atuação.

Pensando nisso, separamos 8 exemplos de empreendedores brasileiros para que você fique ainda mais motivado e inspirado para começar o seu planejamento profissional. Confira a seguir!

Entenda a importância do empreendedorismo para a carreira

Muita gente pode imaginar que empreender pode ser apenas mais uma alternativa para complementar a renda no final do mês. No entanto, o empreendedorismo tem uma importância vital para o desenvolvimento econômico e para a geração de empregos.

Tomar atitudes empreendedoras também pode contribuir para produzir maior bem-estar social, uma vez que o conceito trata, justamente, de apresentar soluções aos mais diferentes problemas da vida em sociedade. Assim, mesmo tendo uma relevância significativa no âmbito econômico, o empreendedorismo também é fundamental para o desenvolvimento social.

Portanto, quem deseja empreender e obter lucro com determinado negócio deve buscar, antes de tudo, descobrir quais são os atuais mercados e oportunidades mais promissoras. Por isso, conhecer a história de pessoas por meio de palestras inspiradoras e casos de sucesso é uma ótima opção para saber quais são as táticas e estratégias mais adequadas ao iniciar um negócio.

Conheça 8 empreendedores brasileiros de sucesso

Mulheres e homens brasileiros ocupam o patamar de histórias inspiradoras de empreendedorismo que são um prato cheio para quem deseja crescer na carreira. Muitos deles começaram do zero e persistiram desde o início em seus sonhos, construindo grandes marcas, empresas e franquias, mesmo contando com uma série de dificuldades pelo caminho.

Muitas das trajetórias são marcadas por momentos de superação e por tentativas de acerto e erro. Isso apenas comprova a importância da qualificação profissional para a elaboração de produtos e serviços que atendam às maiores necessidades dos consumidores no mercado. Para isso, é fundamental buscar informações e fazer cursos antes de abrir ou gerenciar um negócio próprio.

Pensando nisso, separamos a seguir 8 exemplos de empreendedores brasileiros para que você se sinta mais motivado e comece a desenvolver a sua história de sucesso.

1. Jorge Paulo Lemann — Ambev

Considerado um dos maiores empresários do país, Jorge Paulo Lemann é acionista e sócio de diferentes grupos e companhias, como Ambev, Burger King e Kraft Heinz. Jorge adquiriu uma pequena corretora de valores que, anos depois, tornou-se um banco investidor. Com os anos de experiência, o empresário acumulou bastante conhecimento sobre o mundo corporativo e é tido como referência no empreendedorismo.

2. Luiza Helena Trajano — Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano criou a Magazine Luiza — uma das mais importantes marcas do comércio nacional. A trajetória de Luiza ganhou notoriedade justamente por ser inovadora, moderna e próxima de clientes e funcionários. Além disso, a empresária é uma verdadeira pioneira na criação de lojas virtuais, que facilitam o acesso e as compras dos consumidores.

3. Felipe Ramos Fioravante — iFood

Felipe Ramos Fioravante é um jovem empreendedor brasileiro que criou uma das empresas de marketplace online mais importantes atualmente para os serviços de delivery de comida: o iFood. Felipe percebeu que a tendência do mercado era oferecer facilidades aos consumidores. Por isso, o empresário explorou o nicho e, hoje, grande parte dos pedidos pela internet são feitos por meio da plataforma.

4. Alexandre Costa — Cacau Show

Alexandre Tadeu da Costa começou a sua trajetória vendendo chocolates no banco de trás do carro, além de distribuir as trufas e os bombons em padarias e supermercados de São Paulo. Esse foi o início da Cacau Show, uma rede de chocolates artesanais de sucesso com mais de 1.160 lojas espalhadas em todo o país.

5. Zica Assis — Beleza Natural

Heloísa, mais conhecida como Zica Assis, é dona da rede de cabeleireiros Instituto Beleza Natural, sendo eleita uma das 10 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes. Zica é ex-empregada doméstica e, mesmo diante das dificuldades, fundou um negócio que hoje fatura milhões.

6. Dulce Pugliese — Amil

Dulce Pugliese é médica e cofundadora da operadora de saúde Amil, que hoje vale bilhões de dólares. Nos Estados Unidos, Dulce se especializou em Administração na Universidade do Texas, em Austin. Isso fez com que a Amil passasse por uma importante reformulação, tornando-se uma empresa de capital aberto e com grande relevância para o mercado nacional.

7. Antônio Luiz Seabra — Natura

Antônio Luiz Seabra é um empresário e fundador da Natura, uma das maiores empresas do ramo de cosméticos do Brasil. Antônio iniciou sua carreira aos 15 anos de idade em uma multinacional e, logo após, começou a trabalhar em um pequeno laboratório, onde a Natura nasceu.

No decorrer de sua trajetória profissional, Seabra sempre destacou a importância da preservação e da consciência ambiental para o desenvolvimento dos produtos da marca, o que acabou conquistando milhares de clientes em todo o país.

8. Cleusa Maria — Sodiê Doces

Cleusa Maria nasceu em uma família muito pobre e, desde cedo, precisou trabalhar para ajudar a mãe com as contas em casa. Com apenas 19 anos, Cleusa começou a fazer bolos e doces para vender no seu bairro, no interior de São Paulo. Hoje, a empresária comanda uma das maiores redes de franquias do país, a Sodiê Doces, com mais de 266 unidades espalhadas em 13 estados.

Conhecendo as histórias dos empreendedores brasileiros, certamente você deve estar mais inspirado para começar o seu próprio negócio, não é? Nesse momento, você deve priorizar os seus projetos e colocá-los em dia para começar uma carreira empreendedora. Dessa forma, será mais simples se organizar para alcançar os seus objetivos e realizar os seus maiores sonhos!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também algumas dicas valiosas para se reinventar após o período da quarentena!

Facebook Comments