Como funcionam os cursos de extensão da UCEFF?

cursos de extensão
6 minutos para ler

Ter um currículo robusto que destaque a sua formação acadêmica e o seu interesse em se desenvolver como um profissional multifacetado é, sem dúvidas, fundamental para a carreira. Afinal, o mercado atual está não só bastante competitivo, mas atualizando e reformulando as diferentes áreas de atuação todos os dias.

Logo, mostrar os seus diferenciais em meio à concorrência é o que pode abrir as portas do sucesso para você. E é justamente aí que entram os cursos de extensão. Eles são uma forma prática, acessível e, acima de tudo, produtiva para enriquecer o seu CV, capacitar-se para a profissão que escolheu e ter uma educação continuada.

Ficou interessado em saber mais sobre como eles podem beneficiar o seu futuro profissional? Então acompanhe este artigo e confira o que a Mara Lúcia Grando, coordenadora dos cursos de extensão da UCEFF, tem a dizer!

O que são cursos de extensão?

Os cursos de extensão são atividades curtas, dinâmicas e programadas ao longo do ano pelas instituições de ensino para potencializar e diversificar a formação acadêmica que os alunos têm ao longo do bacharelado, da licenciatura ou do tecnólogo.

Isso porque, enquanto eles estudam na graduação os aspectos históricos, teóricos, éticos, legais e profissionais relacionados à carreira que querem seguir, nesses cursos os estudantes vão além e têm mais um contato com as demandas e novidades do mercado, ou seja, as competências que as empresas buscam nos recém-formados, as aptidões pessoais que fazem diferença na rotina organizacional, os impactos da tecnologia em cada setor, as tendências e mudanças de cada ramo etc.

“Um exemplo é o curso de oratória que na maioria dos cursos de graduação não é contemplado, mas a extensão oferece, porque é importante para a desenvoltura e apresentação pessoal, como se portar em diferentes ocasiões entre outras características”, destaca Maria Lúcia.

Apesar disso, os estudantes não são o único público dos cursos de extensão, viu? É comum, por exemplo, que professores, técnicos administrativos da faculdade e até mesmo a comunidade externa tenham acesso a eles e os realizem.

Esse tipo de atividade costuma ser ofertada em diferentes modalidades (online e/ou presencial) e turnos e com ótimo custo-benefício, o que torna a possibilidade de ter uma educação continuada uma realidade não só acessível, mas também transformadora.

Quais as vantagens de investir em um curso de extensão?

Fazer um ou mais cursos de extensão traz uma série de benefícios diretos para a sua qualificação e a imagem profissional que deseja construir desde a vida universitária. A razão disso é que contribui para:

  • o desenvolvimento de soft skills: que nada mais são do que competências psicossociais que o tornam apto a trabalhar em conjunto e sob liderança, participar de novos empreendimentos e projetos, lidar com pressão, ter metas estabelecidas e estar alinhado às expectativas organizacionais;
  • maior domínio de ferramentas e equipamentos de trabalho: esses aspectos estão presentes no cotidiano das pessoas que atuam na sua área e são indispensáveis para a realização de diversas tarefas, serviços e até atendimento a clientes;
  • refinamento de habilidades técnicas: elas são úteis para a realização do seu trabalho sem ajustes, refações ou problemas de ordem financeira, jurídica ou confidencial;
  • conhecimento da dinâmica de atividades possíveis no ramo de atuação escolhido: isso pois muitas categorias profissionais estão passando por reestruturações internas e, com isso, gerando novas especialidades, expandindo as atividades que cada profissional pode exercer, delimitando os locais de trabalho etc.

Como funcionam os cursos de extensão da UCEFF?

Agora que já está claro o que são os cursos de extensão e as vantagens que oferecem, vamos falar sobre como é a oferta deles na UCEFF. Isso porque os disponibilizamos pensando nas demandas de cada área de formação — de acordo com levantamentos e discussões com as coordenações de cada curso — e nas competências que os graduandos devem desenvolver antes de entrar no mercado.

Dessa forma, dá para eles serem personalizados e contribuir de maneira mais precisa para a sua formação e qualificação profissional. Mas não acaba aí. Afinal, pensando nos alunos, a UCEFF reúne o time de docentes que lecionam na instituição para ministrarem os cursos de extensão e garantirem aulas de qualidade.

Afinal, como reforça Maria Lúcia, “além do conhecimento teórico e técnico, eles têm a experiência do mercado de trabalho. Estão trazendo para os cursos essa vivência prática”.

Para completar, muitos dos cursos — com duração entre oito e 48 horas — podem ser feitos a distância, permitindo que você desfrute dos benefícios do EAD (como estudar em casa e ter um maior planejamento pessoal em relação ao tempo livre). Já aqueles que envolvem atividades práticas contam com aulas flexíveis, sendo as teóricas online e as práticas presenciais nos laboratórios e nas clínicas da instituição.

Isso sem falar ainda que no ensino EAD na UCEFF, há oferta de cursos gratuitos que o ajudam a desenvolver diferentes soft skills indispensáveis para as organizações. Abaixo, você confere a lista completa dos nossos cursos de extensão. Confira:

Educação (gratuitos)

  • Como Liderar Equipes em Trabalho Remoto;
  • Planejamento do Tempo: Estratégias, Escolhas e Prioridades;
  • Recursos Digitais Aplicados à educação;
  • Trabalho Remoto: Como se Manter Produtivo e Gerir o Tempo;
  • Tudo o que Você Sempre quis Saber Sobre Tecnologia EAD.

Saúde

  • Odontopediatria;
  • Endodontia;
  • Cirurgia para Terceiros Molares;
  • Sabonetes Naturais Artesanais;
  • Leitura e Compreensão de Artigos Científicos em Inglês.

Arquitetura e Engenharias

  • Photoshop;
  • Introdução ao Revit (6º edição);
  • Corel Draw X6 básico associado ao CAD e Sketchup;
  • Revit Avançado;
  • Solidworks – Módulo I: Esboço e Recursos de Modelagem Básicos;
  • Solidworks – Módulo II: Recursos de Modelagem Avançados;
  • Solidworks – Módulo III: Montagens e Detalhamento Técnico;
  • Solidworks – Módulo IV: Renderizações Gráficas e Simulações;
  • V-Ray Sketchup.

Gestão e Negócios 

  • Excel I e II;
  • Técnicas de Vendas.

Humanas e Sociais

  • Oratória Moderna.

Agrárias 

  • Recomendação Técnica para Aplicação de Produtos Fitossanitários.

Como mostrado, os cursos de extensão são muito mais do que atividades acadêmicas e/ou extracurriculares. Ao contrário, são uma oportunidade concreta de agregar valor ao seu currículo com uma educação complementar e interdisciplinar, qualificar-se para a área de atuação desejada e manter-se alinhado às expectativas e demandas do mercado. Por isso, comece hoje mesmo a investir neles para ser um profissional com uma formação sólida!

Entre em contato conosco e se informe sobre os detalhes dos nossos cursos de extensão e como garantir ainda hoje a sua matrícula!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This