A faculdade tem tudo para ser o primeiro passo para um futuro profissional de sucesso. Nesse sentido, pode ser que você já tenha pesquisado e decidido qual curso deseja fazer, mas se deparou com a barreira da mensalidade. Assim sendo, uma excelente opção para custear o valor e ainda poupar um pouquinho é aprender como empreender na internet.

Hoje em dia, independentemente das suas habilidades e do seu tempo disponível, é provável que haja um serviço específico para o seu perfil. Dá para testar sites, desenvolver aplicativos, produzir conteúdo para redes sociais, vender produtos, responder a pesquisas, entre outras opções. Apostando em uma ou mais de uma delas, a faculdade deixa de ser um sonho distante.

Quer saber mais sobre como é possível empreender para custear seus estudos mantendo a organização pessoal? Então, não deixe de ler nossas dicas a seguir!

Como empreender na internet?

Com tantas possibilidades nesse universo, a primeira medida de relevância para ser bem-sucedido ao empreender na internet é determinar em qual nicho deseja atuar. Para tanto, a dica é se alinhar às suas preferências e facilidades.

Se estiver pensando em vender produtos, por exemplo, defina um tipo que converse com um público-alvo específico. É possível montar um e-commerce bastante profissional ou até mesmo investir na simplicidade de um site que ofereça loja virtual.

Quanto mais específico o nicho, mais chances existem de conquistar clientes cativos. Você pode vender, por exemplo, cosméticos veganos, livros e acessórios geek, coleções, discos raros e tantos outros itens. Para tanto, basta encontrar bons fornecedores e determinar bem o valor que tem para investir e quanto precisa lucrar.

Quais são as formas de conseguir uma renda extra?

A internet é um espaço amplo em que há diferentes formas de conseguir o dinheiro necessário para custear um sonho. Por isso, além da venda de produtos, também é possível oferecer serviços, avaliar sites e contar com o desapego de itens que você não usa mais. Em seguida, saiba mais sobre os diferentes tipos de trabalho que podem ser feitos.

Dar aulas particulares

A tecnologia facilita nossas vidas diariamente e não poderia ser diferente no contexto de aulas e aprendizado. Além da educação a distância formal, regularizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), é possível ajudar e ser ajudado por aulas particulares online.

Plataformas como o Superprof permitem que você compartilhe seus conhecimentos com outras pessoas que necessitam aprender e, de quebra, ganhar com isso. Videoconferências e mensagens facilitam a vida de todos!

Escrever textos

Você tem um perfil mais voltado às áreas de humanas ou de línguas? Ser redator ou tradutor de textos freelancer pode ser o negócio perfeito para você. Atualmente, há uma grande variedade de portais que conectam clientes a esses profissionais, de forma que você pode passar a escrever textos para blog, sites institucionais, e-books e muito mais.

A depender do assunto com que tem mais afinidade, defina uma editoria e aposte nela. Com a devida organização financeira, a renda extra pode ajudar de forma considerável a pagar a faculdade.

Trabalhar como tradutor

Os serviços de tradutor são muito utilizados: seja para a tradução de textos usados na faculdade, documentos de família ou, mesmo, livros que serão usados para uma pesquisa importante, o tradutor consegue contar com um bom mercado.

Se você tem afinidade com a área de Comunicação e sabe outro idioma, trabalhar como tradutor pode ser uma boa ideia. É possível oferecer os serviços no meio online e garantir uma boa clientela.

Avaliar anúncios

Algumas empresas, como a Appen, reúnem diferentes projetos e trabalhos remotos que envolvem a avaliação de anúncios apresentados nas principais redes sociais e mecanismos de buscas. Reunindo trabalhos oferecidos em empresas internacionais, a Appen é uma ótima ferramenta para ganhar dinheiro.

Para tanto, é importante que você tenha bons conhecimentos em inglês e consiga dispor de, pelo menos, uma hora ao dia para dar atenção a tudo que vai receber — identificando se fazem ou não sentido no contexto da web de acordo com os critérios apresentados por eles.

Testar sites ou aplicativos

Antes de lançar a nova versão de um site ou de apostar em um aplicativo inovador, muitas empresas disponibilizam testes beta para seus usuários. Uma plataforma que as conecta aos usuários interessados por testá-las e garantir uma grana extra é a Testa Isso.

Nela, você avalia usabilidade, aparência e a responsividade do endereço fornecido, além de comentar sobre sua experiência de forma geral. A partir desse trabalho, muitos itens no endereço online podem ser melhorados para que os próximos usuários tenham satisfação total. Interessante, não?

Trabalhar com programação

Sua especialidade é tecnologia e você já tem bons conhecimentos prévios em programação? Na internet, essa habilidade vale ouro! Se você ainda conta com outro idioma e consegue entregar um bom projeto, dedique um tempo a montar um portfólio e comece a captar possíveis clientes para obter retorno.

A linguagem de códigos ainda é uma barreira para muitos usuários e é fundamental para empresas que desejam apresentar sites e aplicativos de qualidade. Ofereça o seu talento e receba uma boa remuneração.

Responder a pesquisas

Pesquisas de mercado são essenciais para o lançamento de produtos e para a avaliação daqueles que já estão à venda. Além disso, elas permitem que haja a compreensão do comportamento e das expectativas dos consumidores.

Ao participar delas, como forma de empreender na internet, você também consegue ganhar dinheiro. Na maioria dos sites, é preciso preencher um questionário para que compreendam seu perfil e enviem a você pesquisas relacionadas a temas com que tenha afinidade.

Vender fotos

Uma nova forma de ganhar dinheiro na internet refere-se à venda de fotos para a composição de bancos de imagens. Fotos feitas com câmeras de qualidade e editadas com perfeição podem ser uma ótima ferramenta, considerando o seu uso para a gestão de sites e mídias sociais das mais diversas empresas.

Se você já tem o hobby de fotografar pessoas, cenários ou paisagens da natureza, cogite vender as suas imagens e garanta a mensalidade da faculdade.

Alugar ou vender itens que você não usa mais

Desapego é uma palavra importante e que deve ser adicionada em nosso cotidiano. Isso porque, em vez de contar com um armário abarrotado de roupas ou itens espalhados pela casa, é possível fazer dinheiro com a venda ou aluguel de produtos que você não usa mais.

Verifique as roupas, sapatos, discos, livros e outros itens que podem ser divulgados, tire boas fotos e invista em sua venda ou aluguel como forma de garantir uma renda extra.

Encontrar bugs em sites

Encontrar problemas em sites também pode resultar em uma boa remuneração financeira. Isso porque para garantir a segurança online, os desenvolvedores de sites precisam contar com um bom esquema de criação da página online, evitando a ação de hackers ou vazamento de informações importantes.

Para tanto, você também pode atuar nesse setor. Os caçadores de bugs devem ter afinidade com o universo digital e conhecimento sobre o desenvolvimento de sites. Geralmente, as recompensas variam de acordo com a importância do erro encontrado e podem significar um bom dinheiro no bolso.

Fazer listas de músicas

Reunir música e internet também pode gerar bons resultados, considerando a alta quantidade de pessoas que utiliza aplicativos de música diariamente. Por isso, fazer uma lista de músicas mais ouvidas pode significar renda extra ao final do mês.

O YouTube, por exemplo, reúne inúmeras playlists, feitas pelos mais diversos usuários: variando o gênero musical, os artistas e o ano de sucesso das canções, as listas de músicas mais acessadas acabam sendo lucrativas aos seus donos.

Isso porque cantores que desejam conquistar mais fãs podem oferecer dinheiro para a inclusão de seus vídeos nas playlists que contam com muitas visualizações. Se você gosta de música e é uma pessoa antenada às novidades, a criação de playlists pode ser uma boa ideia.

Qual a importância da organização para empreender na internet?

Essas são apenas algumas das formas de conseguir renda extra. Vale ressaltar que a todas elas se aplica a relevância de fazer um bom controle de custos e de definir quanto dinheiro você precisa ter de lucro para que seu negócio compense.

Dessa forma, lembre-se de que é fundamental se organizar. Planeje bem o tempo que consegue dedicar às suas atividades, entenda sua produtividade, veja o quanto elas podem ser benéficas elas e faça o possível para incorporá-las sem que se tornem um fardo.

Independentemente da sua forma de obter uma renda extra, é uma boa ideia criar um cronograma para controlar as tarefas e evitar que elas atrapalhem as atividades da faculdade. Afinal, se os estudos representam os motivos para tal iniciativa, não há como deixá-los para trás, combinado?

Como você pôde ver, aprender como empreender na internet é uma medida que vale muito a pena para auxiliar o pagamento da faculdade. Além de haver uma diversidade de trabalhos no meio online, você também economiza tempo, evita deslocamentos e se permite a liberdade de trabalhar onde estiver e nos horários que forem mais convenientes para sua rotina. Com disciplina e organização, é possível avançar e até garantir uma renda para a pós-graduação no futuro.

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre outras alternativas para bancar o sonho de fazer um curso superior? Então, leia nossas 7 dicas de planejamento financeiro para conseguir pagar a faculdade!

Facebook Comments