O mundo já não é mais o mesmo, e em um momento com diversos desafios e incertezas, o que você tem feito para se reinventar após a quarentena? Pensar e repensar caminhos para continuar atingindo objetivos é uma prática que deve ser aplicada sempre, e agora, mais do que nunca.

Se observarmos o cenário de hoje, já dá para termos uma ideia de como será o cenário de amanhã, na pós-pandemia. Isso porque os impactos da Covid-19 estão mexendo vigorosamente com estruturas econômicas e sociais no mundo todo. É só conferir as notícias sobre aumento do desemprego, reduções de salário e fechamento de empresas.

E como atingir os objetivos em meio a tantas mudanças? Para ajudar você, trouxemos algumas dicas importantes de como se reinventar após a quarentena. Você vai ver que, com pequenas atitudes agora, vai ser possível garantir grandes resultados para o momento em que tudo isso acabar. Vamos em frente? Continue a leitura!

Adquira novas habilidades

Há um famoso ditado chinês que diz: “Não existe crise. Existe oportunidade”. Com a obrigatoriedade de ficar em casa, até mesmo suas relações (e isso inclui sua relação com você mesmo) são uma oportunidade de desenvolver habilidades que muitas vezes são deixadas de lado, como a capacidade de lidar com as emoções ou inteligência emocional.

A inteligência emocional, aliás, é um dos fatores essenciais para o sucesso profissional, especialmente para quem deseja atingir cargos de liderança. Estima-se que o QI (Quociente de Inteligência) seja responsável por apenas 20% do sucesso profissional, enquanto os outros 80% estão relacionados à inteligência emocional e também a fatores como educação da família, ao ambiente em que se vive, entre outros.

Vale frisar que a inteligência emocional é a capacidade de lidar não apenas com as suas próprias emoções como também com a emoção dos outros. Essa capacidade de compreender o que o outro está sentindo é bastante conhecida hoje como empatia.

Faça a autotransformação digital

Ao mesmo tempo em que as perspectivas se mostram sombrias, a tecnologia nos é apresentada como um trunfo, facilitando as relações e trazendo à tona a oportunidade da transformação nos mais diferentes âmbitos da vida humana, tanto pessoal quanto profissional.

É só você observar o boom das lives, das videoconferências para reuniões de trabalho e entre amigos, e das numerosas opções de cursos gratuitos. A tecnologia está em tudo! Aproveite para se familiarizar não apenas com novos softwares, mas também com novas maneiras de usar a tecnologia a favor da sua profissão e dos seus projetos.

Reavalie seus objetivos

Quais eram seus objetivos antes da quarentena? É importante atentar às transformações que estão acontecendo também dentro da sua carreira e, assim, avaliar se as suas ambições continuam fazendo sentido.

Um bom planejamento precisa ser flexível, adaptando-se a imprevistos e a novos cenários, o que se estende aos planos da vida.

Esteja aberto às mudanças

Outra competência de um profissional do futuro, estar aberto às mudanças pode ser um grande diferencial para a sua carreira. Isso porque adotar uma postura flexível contribui para novos aprendizados, já que você amplia seu modo de ver o mundo e, com isso, de se adaptar a ele.

Já mencionamos que o mundo não será mais o mesmo. Com os reflexos da pandemia global, tanto empresas quanto profissionais vão passar (e já estão passando!) por transformações profundas. A atitude de estar atento e aberto às mudanças pode ser um grande diferencial para sua carreira.

Utilize soft skills

Habilidades comportamentais, como capacidade de trabalhar em equipe e de comunicação e persuasão, criatividade, pensamento crítico, são alguns exemplos de soft skills que você pode aprimorar ou desenvolver. Essas competências são necessárias e cada vez mais valorizadas e apreciadas por recrutadores.

Lembra o que mencionamos sobre inteligência emocional? Aproveite este período de isolamento para desenvolver sua capacidade de lidar com as emoções (as suas e as dos outros) e você verá o quanto isso será valioso não só na sua vida profissional como também na sua vida pessoal. Tudo isso vai ajudar você a se reinventar após a quarentena.

Reconecte-se com seu propósito

Neste momento é importante avaliar, questionar e entender o que está procurando. Descubra onde você quer chegar. Se quer investir na sua carreira, para crescer na empresa ou até mesmo buscar recolocação no mercado, vale muito a pena entender quem você é e o que está procurando.

Autoconhecimento é fundamental. Ter um olhar mais introspectivo e questionar seus pontos fortes e fracos vai ajudar você a enfrentar esse momento da melhor maneira. Você será capaz de investir seu tempo em cursos que realmente condizem com o que quer para sua vida, aprimorando características que podem ser benéficas para o caminho que deseja seguir.

Aguce sua curiosidade

“Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído.” (Jean Jacques Rousseau). Quanto mais você buscar conhecimento, mais você vai querer aprender. Aproveite a imensidão de cursos online para aprender coisas novas. Uma nova habilidade, uma nova língua, uma nova pós-graduação, as oportunidades são muitas e o céu é o limite.

Com as diversas mudanças que vêm pela frente, com as pessoas buscando novos desafios, ser curioso pode ser um grande estímulo para você se aperfeiçoar e sobressair na carreira.

Comece desde já a se reinventar para o pós-quarentena

Não perca tempo! Você já sabe que neste momento enfrentamos uma crise pandêmica que abala a economia e o mercado de trabalho. Sabe também que é em momentos como este, cheios de desafios e incertezas, que reinventar-se é a única maneira para nos tornarmos pessoas melhores.

Mesmo que a gente ainda não saiba quando isso vai acabar de fato, uma coisa é certa: uma hora, a vida vai voltar ao normal e é fundamental estar pronto para esse momento. Afinal, as oportunidades surgem para quem está preparado. Crie uma rotina, programe o seu tempo e produza.

Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo, siga nossos perfis nas redes sociais — LinkedIn, Instagram, YouTube, Facebook — e não perca as novidades!

Powered by Rock Convert
Facebook Comments