A vida de universitário traz alguns desafios. Além de se preocupar com as aulas e trabalhos a fazer, muitos estudantes buscam formas de ganhar dinheiro na faculdade. Afinal, passar alguns anos totalmente dedicados à graduação e sem ganhar dinheiro não é algo atrativo (ou mesmo viável) para várias pessoas.

Então, o que fazer se você ainda não está autorizado a exercer sua profissão no mercado de trabalho? Temos uma ótima notícia: existem diversas formas de garantir uma renda enquanto conclui seu curso no Ensino Superior. Confira algumas delas e veja a que se encaixa melhor com o seu perfil!

Emprego formal

Hoje em dia, a maioria das faculdades (principalmente as particulares) já oferece opções de cursos noturnos. Com isso, os alunos não precisam largar seus empregos ou deixar de procurar um para se manter na graduação.

Ou seja, é possível conciliar trabalho e estudos frequentando o curso à noite e atuando durante o dia. Se a graduação for feita na modalidade EAD, você conta com ainda mais liberdade para fazer seus horários e organizar a vida financeira sem perder rendimento no estudo.

Nesse sentido, você consegue se inscrever para empregos nas mais variadas áreas — como centrais de atendimento, restaurantes, lojas etc. Se houver disponibilidade de trabalho com menor carga horária, pode ser a melhor opção para não atrapalhar seu rendimento nas aulas.

Estágio

Quem está evitando se comprometer com empregos formais porque deseja focar sua atuação na área em que está se formando tem sempre a opção de fazer um estágio remunerado. Geralmente, essa alternativa se apresenta depois de, pelo menos, um ou dois semestres da graduação.

Após esse tempo, o estudante já tem uma bagagem e começa a se tornar interessante para as empresas. Então, fique ligado às oportunidades que possam surgir: observe os avisos da sua faculdade, peça indicação para colegas e professores e acompanhe grupos nas redes sociais que costumam divulgar vagas.

O melhor do estágio é que ele alia a possibilidade de renda à vantagem de aprofundar seus conhecimentos profissionais e relacionar teoria e prática. Assim, ele é sempre uma alternativa muito relevante para os estudantes da graduação.

Bolsa de iniciação científica

Mais uma chance de ganhar dinheiro trabalhando na sua área de formação é fazer pesquisa na faculdade. Algumas instituições oferecem bolsas de iniciação científica para os alunos que se envolvem nessa atividade. Ou seja, você recebe um dinheiro para estudar e participar de pesquisas científicas com os professores.

Além da garantia de renda, essa é uma oportunidade muito interessante, pois agrega valor ao currículo e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades. É uma iniciativa importante, principalmente, para quem deseja conhecer e seguir na profissão de pesquisador ou professor de Ensino Superior.

Reforço escolar

Também é possível ganhar dinheiro na faculdade aproveitando o que você aprendeu até o momento. Que tal dar aulas de reforço para quem ainda está na escola? Esse é um trabalho realizado por muitas pessoas que buscam uma renda extra.

O mercado tem boas oportunidades, já que a maioria dos pais não consegue acompanhar a vida escolar dos seus filhos. Logo, eles precisam de alguém de confiança para reforçar a aprendizagem e ajudar com as tarefas escolares.

Ainda nesse campo, é possível encontrar clientes também na faculdade. Em muitos casos, os alunos dos primeiros períodos precisam de uma ajuda em disciplinas mais complicadas. Se você teve um bom rendimento nelas, pode lucrar bastante oferecendo monitoria. Montar aulas online também é uma opção.

Vendas

Produzir e vender produtos ou trabalhar com revenda são meios muito viáveis de conseguir uma renda estando na faculdade. Essa alternativa apresenta diversas vantagens — como não exigir muito tempo. Além disso, são inúmeros os itens que você pode escolher para vender.

Uma das opções mais fáceis e com melhor rentabilidade é a gastronomia. Fazer salgados ou doces e vender para seus colegas de curso pode trazer bastante retorno. Poucas pessoas resistem a um lanche ou sobremesa, não é mesmo?

Se você tem facilidade com artesanato pode produzir as próprias peças para oferecer na faculdade e entre seus conhecidos. Revender produtos diversos (como roupas, acessórios, maquiagem etc.) também é uma ótima maneira de ganhar dinheiro na faculdade.

Revisão de trabalhos acadêmicos

Essa é outra ideia para compor sua renda aproveitando o nicho da faculdade. Muitos estudantes não sabem ou não tem paciência para revisar e formatar seus trabalhos acadêmicos. Mas o Ensino Superior exige adequação às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Então, é comum que eles paguem alguém para fazer esse serviço.

Assim, além de digitar ou revisar artigos, você pode ganhar dinheiro com a formatação. Essa é uma oportunidade riquíssima: basta aprender as regras para os trabalhos acadêmicos e divulgar seu nome na faculdade e em outras instituições da região. Com certeza a demanda de clientes não vai decepcionar você.

Continuando na área acadêmica, existe procura para alguns serviços diferentes — transcrição de entrevistas ou tradução de textos, por exemplo. A segunda é voltada apenas para quem domina outra língua, mas a transcrição pode ser feita por qualquer pessoa e é uma atividade bem simples.

Serviços freelancer

Assim como as vendas, o trabalho freelancer oferece muita diversidade e flexibilidade. Você pode escolher entre diversas áreas e é o responsável por fazer os próprios horários de trabalho, o que torna mais fácil conciliar a fonte de renda com os estudos.

Tente pensar nas coisas que você sabe fazer para encontrar boas possibilidades de trabalho autônomo. Uma delas é atuar como redator freelancer para empresas que investem em marketing de conteúdo na internet.

Outra ideia é oferecer serviços de design gráfico (se você não tem habilidade com isso, pode investir em um curso para aprender). O mesmo vale para manutenção de aparelhos eletrônicos — é possível ganhar dinheiro na faculdade se oferecendo para formatar computadores, instalar programas, entre outros.

Se você estava preocupado em como ganhar dinheiro na faculdade, agora acaba de conhecer diversas maneiras de fazer isso. Lembre-se de que muitos estudantes passam por esse mesmo desafio e conseguem driblar as dificuldades. Basta encontrar uma atividade adequada para o seu perfil e iniciar o trabalho!

E então, este post ajudou você a se planejar melhor para a graduação? Aproveite para compartilhar nossas dicas nas suas redes sociais!

 

Facebook Comments