Quem não quer alcançar cargos mais altos na empresa que trabalha, ganhar um salário maior ou mesmo conseguir uma vaga em organizações mais condizentes com o que você espera do seu futuro profissional? Essas etapas não acontecem de um dia para o outro, e para funcionar, é preciso pensar — e investir — no seu desenvolvimento pessoal.

Objetivos, especializações e boa utilização do tempo: são várias ações que podem facilitar o crescimento da sua carreira. No entanto, é importante entender que as coisas só vão sair do lugar quando você começar a se movimentar para isso. Promoções, novos cargos e maiores salários não vão simplesmente cair do céu.

Que tal, então, saber quais ações colocar em prática para acelerar o seu processo de desenvolvimento pessoal? Separamos algumas dicas neste artigo que vão ajudar você a evoluir na sua carreira e conseguir, por exemplo, alcançar o cargo dos seus sonhos. Quer saber como? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é desenvolvimento pessoal e qual é sua importância?

Quantas pessoas que você conhece falam que querem crescer na carreira? Muito provavelmente, até mesmo você almeja esse objetivo. A pergunta que fica é: quem realmente está fazendo alguma coisa para alcançar essas metas? Apenas repetir e cumprir as suas obrigações e responsabilidades diárias não é o suficiente.

Por isso, é importante pensar no seu desenvolvimento pessoal. O que isso significa na prática? Entender melhor quais são as escolhas e ações que vão permitir que você dê esse salto no âmbito profissional, ou seja, compreender as suas habilidades, competências, fragilidades, desafios e, a partir disso, definir o direcionamento da sua carreira.

Como essa prática interfere no seu desenvolvimento profissional? Diretamente, já que as suas escolhas pessoais — de como você organiza o seu tempo até mesmo cursos e especializações que você decide fazer — vão modificar a sua rotina de trabalho. Com as escolhas certas, a tendência é de crescimento nas duas esferas da sua vida.

Portanto, se você quer melhorar a sua performance no ambiente de trabalho e aprofundar os seus conhecimentos — tanto teóricos quanto práticos —, você precisa pensar no seu desenvolvimento pessoal. A partir de algumas práticas e muita organização, o sonho de mais valorização financeira ou de um novo cargo no trabalho fica muito mais próximo.

Quais são as 7 melhores dicas de desenvolvimento pessoal para fazer sua carreira decolar?

Que tal saber quais são as melhores dicas que vão permitir o seu desenvolvimento pessoal e, como consequência, facilitar o crescimento da sua carreira profissional? Para facilitar essa tarefa, separamos 7 ações que você deve colocar em prática o mais rápido possível para alcançar os seus objetivos. Confira!

1. Estipule metas e objetivos claros

O primeiro passo para o seu desenvolvimento pessoal é estipular objetivos claros para o seu futuro. Não adianta pensar em um “um cargo melhor”. Defina e dê detalhes, como ser gestor em determinado setor na sua empresa ou ganhar um salário que seja o dobro do atual em dois anos. São essas metas que vão estimular você nas suas obrigações diárias.

A partir desse cenário, você pode realizar o seu planejamento pessoal, ou seja, colocar no papel tudo aquilo que precisa fazer para alcançar esses objetivos. Para fazer a escolha certa do curso de pós-graduação ou do idioma a aprender, é preciso entender, antes de mais nada, onde você quer chegar e como essas decisões vão ajudar nessa tarefa.

2. Administre melhor o seu tempo

Agora é hora de se organizar para otimizar o seu tempo, ou seja, aproveitar cada minuto para o seu desenvolvimento pessoal. Isso vale para reservar tempo para tarefas e responsabilidades no trabalho e, é claro, para o seu lazer, compromissos com amigos e familiares. Essa organização vai acabar com a velha desculpa da falta de tempo.

3. Descubra e desenvolva os seus pontos fortes

Outro ponto importante para o seu desenvolvimento pessoal é fazer um mapeamento das suas competências, entendendo os seus pontos fortes para traçar os caminhos para torná-los verdadeiros diferenciais competitivos. Desenvolver uma habilidade, saber utilizar uma ferramenta ou mesmo dominar um assunto pode destacar o seu currículo no mercado.

4. Busque conhecimento

Conhecimento é parte fundamental do processo de desenvolvimento pessoal, e nada melhor do que fazer uma pós-graduação ou especialização para aprimorar as suas habilidades. Além da parte teórica, você também vai ter acesso às aulas práticas — tudo para que você melhore a sua performance no ambiente de trabalho.

5. Fortaleça o seu networking

As suas companhias também influenciam no seu crescimento, por isso é importante atentar-se ao seu networking. Aproxime-se de quem você admira, de quem consegue se destacar no trabalho ou mesmo em tarefas fora do ambiente profissional. Além eventuais oportunidades de emprego, tenha companhias que podem tirar o melhor de você.

6. Aprenda novos idiomas

Além de ser uma excelente forma de conhecer e descobrir novas culturas, aprender um novo idioma também pode ser importante para crescer profissionalmente. Novas oportunidades de emprego podem se abrir ao dominar o inglês ou ao aprender francês/mandarim. Isso significa desenvolvimento pessoal e profissional em uma só cartada!

7. Não se esqueça da leitura

Aprender sempre é importante e você deve reservar um tempo para se concentrar na leitura de livros, revistas, artigos e notícias. Se você almeja cargos de gestão, por exemplo, busque conteúdos voltados para liderança e empreendedorismo — materiais que podem ajudar você a desenvolver habilidades para liderança e motivação.

O desenvolvimento pessoal é, portanto, peça-chave para que o crescimento e a evolução da sua carreira profissional sejam possíveis. Sem evolução nas suas competências, a tendência é que você fique estagnado, por isso é tão importante se orientar. Com a adoção das práticas certas, o crescimento é o caminho natural.

Gostou deste conteúdo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre a importância de focar no seu desenvolvimento pessoal? Esperamos que sim! Agora, que tal ficar por dentro de outros assuntos tão relevantes como este? Assine a nossa newsletter e receba artigos e materiais que vão ajudar você a crescer no mercado de trabalho!

Facebook Comments