Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Que todo profissional precisa se aprimorar para ter êxito na carreira não é novidade, certo? O sucesso na sua área de atuação está diretamente ligado ao seu esforço de atualização constante. No entanto, cursos de graduação e pós-graduação não são os únicos que contribuem para incrementar seu currículo.

Já ouviu falar dos cursos de extensão? Se não sabe o que é essa modalidade, está na hora de conhecer e talvez investir nela a fim de turbinar sua carreira. A melhor parte: eles são de duração mais curta e garantem uma ótima carga teórica e prática!

Quer sair na frente? É só continuar lendo este artigo, pois vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que são cursos de extensão?

Os cursos de extensão oferecem aos profissionais aprofundamento em conhecimentos específicos que, muitas vezes, não são contemplados nos cursos de graduação ou mesmo de pós. É uma modalidade de ensino mais enxuta e objetiva, que abastece seus alunos com cargas teóricas e práticas que podem impactar diretamente sua atividade profissional.

Esse tipo de curso é uma espécie de complementação curricular e é ofertado pelas instituições de ensino tanto para a comunidade em geral (cursos livres) quanto para a própria comunidade acadêmica (extensão universitária).

É importante mencionar que os cursos de extensão são previstos pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece uma série de diretrizes e bases para a educação nacional. Ou seja: mesmo que não substitua uma graduação, por exemplo, extensão é coisa séria!

Para que eles servem e quais são seus benefícios?

No geral, os cursos de extensão são formas de garantir uma educação continuada e atendem bem a quem não quer, por exemplo, fazer uma pós-graduação no momento. É como se fossem módulos específicos de várias áreas do conhecimento e de atuação que tornam um profissional mais preparado para determinadas atividades e funções.

Pode ser um curso de capacitação em determinado software muito utilizado por uma profissão ou de aprimoramento das habilidades em uma ferramenta específica, por exemplo. Com metodologia objetiva, o curso de extensão é perfeito para resolver potenciais carências que você tenha no seu currículo.

O mais interessante é que os cursos de extensão são de curta duração. Dessa maneira, você pode fazer vários (inclusive, em sequência) de modo a melhorar seu desempenho em tópicos específicos. Com isso, certamente conseguirá ótimos resultados.

Os cursos de extensão não substituem a graduação, a pós-graduação ou qualquer outro curso validado formalmente como basilar para exercer determinada profissão. Mas eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e geram certificados para que você prove que tem carga a mais de conhecimento em determinado assunto.

Aliás, a graduação não é um pré-requisito para cursar uma extensão. Você pode estar ainda na faculdade ou não ter ingressado na educação superior: mesmo assim será acolhido na extensão — o que beneficia quem tem conhecimento pela experiência em uma determinada profissão, mas ainda não teve oportunidade de recorrer à educação formal.

Como funcionam?

Os cursos de extensão têm duração curta, de até 360 horas. Isso significa que, dependendo de como a carga horária for dividida, você pode finalizar um curso de extensão em três meses, por exemplo.

50% de desconto na matrícula utilizando a nota do ENEMPowered by Rock Convert

Eles são ofertados por instituições de ensino superior e se apresentam como uma opção de aprendizado que funciona muito bem paralelamente à graduação. Por exemplo: você pode fazer um curso de extensão enquanto faz a graduação para ser mais qualificado em habilidades específicas na sua área de atuação.

Também são muito válidos para quem já se formou e quer “dar um up” em determinado tópico do qual precisa fazer uso constante no trabalho. Dessa maneira, eles são excelentes como maneira de se aprimorar profissionalmente e se manter sempre atualizado quanto a conceitos e técnicas da sua atividade profissional.

Por serem mais curtos, eles são também uma opção mais interessante financeiramente. Por meio do curso de extensão, você pode ainda decidir se aquela pós-graduação que estava pensando em fazer é ideal para seus objetivos ou se é melhor escolher uma nova estrada. Isso porque essa modalidade permite que você experimente, sinta o gostinho do que é se aprofundar em um conhecimento específico.

Qual a validade para o mercado de trabalho?

Como dissemos, o curso de extensão não tem validade acadêmica como uma graduação, uma especialização ou um mestrado, por exemplo, mas é muito bem-visto pelas empresas, pois mostra que você se interessa em oferecer sempre o melhor serviço dentro do que se dispõe a fazer.

Os cursos de extensão podem ajudá-lo a abrir seu leque de atuação dentro da própria área de formação, uma vez que fornecem conhecimento específico. Assim, você pode montar seu próprio caminho recorrendo a esses cursos pensando nos rumos que deseja para sua carreira. Incrível, não?

É possível fazer cursos de extensão sobre quais temas?

Existem cursos de extensão vinculados a todas as áreas do conhecimento e, provavelmente, algum deles representa o que você precisa para melhorar seu currículo e sua empregabilidade. A seguir, apresentamos algumas opções.

Manipulação de Alimentos

Mesmo sem graduação (padeiro, cozinheiro etc.), alguém que atua no ramo da alimentação pode fazer um curso de extensão em Manipulação de Alimentos. Assim, é possível aperfeiçoar o controle sobre requisitos da legislação de alimentos e reduzir, no cotidiano da profissão, o risco de doenças transmitidas por manipulação, preparo e armazenamento de alimentos inadequadamente.

Gestão Empresarial

Pessoas com formações diferenciadas ou ainda cursando graduação podem se beneficiar, e muito, de um curso de extensão em Gestão Empresarial. Se você pensa em empreender ou se preocupa em ter uma visão mais voltada para o business em sua carreira, pode cursar disciplinas como gestão de pessoas, tecnologia aplicada aos negócios, gestão financeira e gestão de marketing e vendas. Todas ideais para quem quer inovar.

Práticas de Gestão de Riscos Corporativos

Práticas de Gestão de Riscos Corporativos é um curso extremamente útil para variados campos do conhecimento, especialmente para quem trabalha em áreas estratégicas da administração (processos, projetos ou segurança da informação) ou tem seu próprio negócio. No conteúdo programático, estão tópicos como identificação e análise de vulnerabilidades e análise e avaliação do risco.

AutoCAD

Quem é das áreas de Engenharia, Arquitetura, Design de Interiores e afins sabe que ser “fluente” em AutoCAD é fundamental na profissão. Por isso, investir em um curso de extensão em AutoCAD é estratégico: o domínio do programa — que é usado principalmente para elaboração de desenho técnico 2D e criação de modelos 3D — é justamente o que o mercado de trabalho quer de um talento.

Excel

Quem nunca teve dificuldades ao tentar fazer uma planilha no Excel? Pois não há quem não reconheça a necessidade de dominar essa ferramenta. Contudo, na graduação, não há fôlego para ver esse tópico com tanta propriedade. Um curso de extensão em Excel I e II, por exemplo, vai ajudá-lo a criar fórmulas que facilitam seu cotidiano profissional.

Então, gostou do nosso conteúdo especial sobre cursos de extensão? Temos certeza de que várias opções podem interessá-lo e fazer a diferença na sua formação. Aproveite e entre em contato com a gente agora mesmo para conversarmos a respeito!

 

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert