Vai fazer faculdade em Chapecó? A UCEFF é a sua melhor opção

8 minutos para ler
Qual Engenharia escolher? Descubra respondendo o quiz!

Está nos seus planos fazer faculdade em Chapecó? Saiba que a cidade é um importante polo industrial e financeiro, o que auxilia na inserção do profissional no mercado de trabalho e também apresenta uma gama de opções para aqueles que têm afinidade com questões gerenciais.

Escolher uma boa instituição de ensino e que tenha tradição de mercado é essencial no processo de adequação em uma nova carreira. Para entender melhor essa questão, conversamos com o Diretor de Ensino da UCEFF, Elton Zeni. Entenda por que a UCEFF é a melhor opção na região do “ABC Catarinense!”

A importância de se escolher uma boa instituição de ensino

Sabemos que escolher uma faculdade pode ser uma tarefa difícil de tomar. E optar por uma instituição de ensino requer a análise de uma série de fatores que serão primordiais para tomar a decisão de ingressar no Ensino Superior.

É preciso analisar tanto a infraestrutura quanto o histórico da instituição, além de localização, horários de aula e a adequação às necessidades do mercado de trabalho.

Aliás, dar preferência a uma instituição que esteja alinhada às demandas externas deve ser prioritário para o estudante que busca boas chances de empregabilidade.

Questões como networking com nomes do mercado, além do desenvolvimento de habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos — como liderança e motivação — são alguns dos pontos que permitem que os seus objetivos profissionais sejam alcançados com sucesso.

Vai estudar em Chapecó? Continue a leitura.

Estudar em Chapecó: conheça a UCEFF

A origem da Unidade Central De Educação Faem Faculdade (UCEFF), que surgiu como faculdade empresarial de Chapecó, diz muito sobre a instituição. Estruturada com o objetivo de formar profissionais para as empresas da região, a UCEFF sempre teve como foco e ponto de atenção a aposta em professores com experiência prática e gestão.

O Diretor da UCEFF lembra que, por isso, a instituição de ensino tem um percentual alto de professores que também estão no mercado. “Valorizamos os profissionais que atuam na área e que, da mesma forma, ministram disciplinas”. Isso acontece porque a UCEFF integra tanto a parte teórica quanto a prática.

Foco na prática e no mercado de trabalho

Por ser uma instituição pensada para aqueles alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho ou desejam iniciar a carreira ainda durante a graduação, grande parte dos cursos da UCEFF tem horários diferenciados.

“Os alunos podem exercer suas atividades laborais durante o dia e estudar à noite”, lembra Elton Zeni. Por essa razão, a grande parte dos cursos da UCEFF está disponível no horário noturno — com exceção de Odontologia.

Algumas outras facilidades oferecidas pela UCEFF são:

  • matriz curricular flexibilizada, para que o aluno decida sobre seu percurso formativo;
  • horários flexíveis, com a praticidade do ensino a distância (EAD);
  • cursos premium, com matérias interdisciplinares e foco em resolução de situações reais;
  • projetos integradores, com a finalidade prática de promover a integração de conhecimentos convergentes;
  • cursos de extensão, contribuindo no processo de atualização do profissional.

Outro ponto essencial a ser avaliado na escolha da faculdade em Chapecó é a infraestrutura.

Infraestrutura que contribui para o aprendizado

O Diretor de Ensino afirma que “a UCEFF conta com uma estrutura que busca garantir que os acadêmicos possam ter um atendimento o mais customizado possível nas questões práticas”. Isso pode ser percebido, por exemplo, na Odontologia. Neste curso, há uma cadeira odontológica para cada dois alunos — independentemente do volume de estudantes na sala de aula.

Como um diferencial, a equipe se preocupa em oferecer espaços e equipamentos suficientes para todos os alunos, para que eles tenham uma experiência prática completa. Mas o foco na gestão é outro ponto que não pode ser ignorado.

Tecnologia e alta gestão: o perfil do egresso da UCEFF

O egresso da UCEFF absorve um conhecimento técnico, aprofundado, mas, sobretudo, o desenvolvimento de habilidade e atitudes pessoais. “O que nós percebemos, atualmente, é que nossos profissionais devem dominar a habilidade do relacionamento interpessoal, assim como ter empatia, resiliência e proatividade”, explica Elton. Esses são fatores mais importantes do que a própria questão técnica, de acordo com o Diretor de Ensino.

Além disso, com o programa “Tô de Volta“, alunos UCEFF recebem 50% na mensalidade do curso ao investir em uma segunda graduação. Dessa forma, egressos e portadores de diplomas podem voltar à faculdade e, dessa forma, ampliar o leque de conhecimento.

Da mesma forma, os egressos da instituição são favorecidos pelo “Programa SOU Sempre UCEFF.” A iniciativa permite que o acadêmico curse uma disciplina por semestre, como forma de acompanhamento e atualização gratuita de conhecimentos. Ao final do curso, recebe uma certificação como aluno do programa.

A UCEFF se aprofunda nas questões técnicas, mas também se dedica a explorar outras habilidades que são primordiais no mercado de trabalho — e se compromete com a atualização constante de seus egressos. 

Um profissional com uma ampla rede de contatos

A possibilidade de conviver e aprender com pessoas do mercado amplia a rede de contatos de quem escolhe a UCEFF ao fazer faculdade em Chapecó. Além disso, as disciplinas e conteúdos sempre são baseados em cases reais. Ou seja, fatores próprios da região do “ABC Catarinense” — o que amplia o grau de conhecimento do egresso e faz com que ele esteja plenamente capacitado para atuar em alto nível.

Os indicadores do Ministério da Educação (MEC) são outro diferencial. Elton comemora que as avaliações têm sido excelentes, pois isso representa um retorno positivo do MEC e o comprometimento da instituição. Nas últimas duas análises, por exemplo, a instituição alcançou Conceito 5 (em uma escala de 1 a 5) tanto na graduação em Direito quanto no credenciamento para o EaD. 

Faculdade em Chapecó: vantagens de estudar na UCEFF

Os recursos necessários para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser plenamente realizado sempre foram prioritários na UCEFF. Elton destaca que “isso compreende não somente corpo docente altamente qualificado, como a infraestrutura física”.

Mais que isso, as áreas de conhecimento começaram a ser agrupadas para que pudessem somar umas às outras. É o que acontece, por exemplo, no caso das graduações em Administração e Ciências Contábeis. “O trabalho é realizado muito próximo e, em alguns momentos, até mesmo se cruza, uma vez que certos conhecimentos compartilhados pelas duas áreas convergem cotidianamente”, explica o Diretor.

A mesma abordagem foi introduzida nos cursos de Engenharia. “Um dos passos foi reunir as graduações em um mesmo ambiente. A partir disso, a troca de saberes e experiências se torna mais comum e construtiva”, salienta Elton. 

Dessa forma, foi possível fazer com que todos os cursos se estruturassem em consonância, o que contribuiu muito para aperfeiçoar a qualidade do ensino ofertado na instituição. Mas outra vantagem é a oferta do sistema de ensino personalizado chamado Loop.

Sistema LOOP

A educação híbrida, que combina a integração do ensino presencial e online, é outro diferencial ofertado pela UCEFF. Por meio de metodologias que exploram projetos integradores, os alunos podem buscar as disciplinas que mais estejam de acordo com seus interesses.

Como uma forma de ensino personalizado, o Loop foi implementado em todos os cursos. Dessa maneira, é possível cursar as disciplinas que serão úteis na jornada pessoal e profissional. Afinal, a UCEFF acredita que a flexibilidade e a autonomia contribuem para o aprendizado pautado pela experiência.

Mais um destaque é o aprendizado continuado. 

Aprendizado continuado com a UCEFF

Nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, a grade curricular foi estruturada, exatamente com 50% dos conteúdos idênticos. Dessa forma, é possível concluir ambas as graduações em apenas 6 anos.

Optar por uma instituição que tenha tradição de mercado, composta por um corpo docente de professores com prática de mercado, é um importante diferencial que contribui tanto para a empregabilidade do profissional quanto para a construção de uma carreira de sucesso. Ao buscar por uma faculdade em Chapecó, a UCEFF sai na frente, por aliar tradição à infraestrutura e ao foco em gestão.

Já sabe qual curso escolher? Baixe o nosso Guia de Carreiras gratuito!

 

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This