É possível usar a nota do Enem para faculdade particular?

É possível usar a nota do Enem para faculdade particular?

É possível usar a nota do Enem para faculdade particular?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma oportunidade de ouro para estudantes do país inteiro que desejam entrar no ensino superior. Entretanto, uma dúvida de muitas pessoas diz respeito à viabilidade de a nota do Enem servir para o acesso a faculdades particulares. Se esse é o seu caso, acredite: é possível usar o Enem para faculdade particular.

Essa é uma informação que pode simplificar radicalmente a sua preparação para chegar o quanto antes ao ensino superior. Quer saber mais? Então, acompanhe o texto até o final.

As possibilidades

Na realidade, acaba sendo muito mais simples conseguir uma vaga usando a nota do Enem do que se imagina. Existem duas maneiras distintas de você fazer uso dessa opção para entrar em uma faculdade particular: ProUni e ingresso direto.

Lembre que, além dessas, existem também soluções destinadas a faculdades públicas, no caso o Sisu e a possibilidade de usar a nota do Enem como complemento para a pontuação no vestibular, mas isso não é o foco deste texto.

Tanto o ProUni quanto o ingresso direto são soluções que precisam ser consideradas pelo estudante que tem interesse em determinada instituição particular. Se você se encontra nessa situação, confira a seguir, detalhadamente, como passar por esses processos e conseguir a sua vaga.

O ProUni

Criado com o intuito de oferecer bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes de baixa renda, o Programa Universidade para Todos (ProUni) usa a nota do Enem como critério de seleção dos candidatos às bolsas que oferece.

O sistema do ProUni abre duas vezes por ano, atribuindo vagas para o primeiro e o segundo semestre. O processo ocorre totalmente por meio da internet, e o candidato pode escolher até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. Como as ações são informatizadas, é o sistema que recupera as notas do Enem de maneira automática e, assim, preenche as vagas de acordo com o desempenho dos estudantes cadastrados.

A disputa considera as opções feitas pelo aluno de acordo com curso, turno, faculdade e tipo de concorrência, ou seja, se participa do sistema de cotas ou não. O próprio ProUni atualiza o aluno em relação a notas de corte e permite até a modificação da escolha enquanto as inscrições estiverem acontecendo.

Existe o processo seletivo regular, pelo qual o candidato precisa ter desempenho de, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota maior que zero na redação para almejar as vagas. Existe, também, o processo de bolsas remanescentes, em que pode ser apresentada a nota do Enem de qualquer ano após 2010. Nesse caso, a concorrência é pelas vagas de alunos que desistiram de seus cursos.

Uma vez selecionado, o estudante deve comparecer à faculdade e apresentar os documentos exigidos para fazer a matrícula.

O ingresso direto

A outra opção é o ingresso direto, e depende de cada faculdade. Existem instituições que usam o desempenho do Enem como forma de ingresso, e outras não. Nesse caso, vale conferir no site daquelas que são do seu interesse se é possível aproveitar o resultado do exame. Na maioria dos casos, é necessário apenas apresentar a nota e, caso ela tenha atingido o valor mínimo exigido, efetuar a matrícula.

É bom lembrar que cada faculdade determina como serão as regras do processo de acordo com seus interesses. Existem aquelas que costumam atribuir pesos diferentes a cada área do conhecimento, as que solicitam uma média de pontuação e outras que exigem apenas que a nota na prova de redação seja superior a zero. Além disso, é preciso ficar atento à possibilidade de existirem critérios diferentes para cursos diferentes dentro de uma mesma instituição.

Por isso, uma dica importante é ler o edital do processo seletivo da faculdade do seu interesse ou procurar a secretaria da instituição para se informar sobre essas regras.

A escolha

O ideal é que você valorize as suas prioridades. Se quer cursar odontologia, por exemplo, em uma faculdade que usa as notas do Enem, mas que também oferece seu vestibular próprio, organize-se tanto para a prova do Enem quanto para a prova da instituição que oferece o curso desejado. Assim, você aumenta as suas chances de conseguir a vaga.

Lembre-se de que as instituições oferecem sistemas de ingresso diferentes. Por isso, ter como se preparar ao longo do ano de maneira específica para as provas que mais interessam é um diferencial importante.

É bom ressaltar que nada impede o aluno de tentar sua aprovação via ProUni e ingresso direto, por isso faça uso das oportunidades disponíveis e aumente as chances.


O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu como um método de avaliação da qualidade do ensino médio no país. Com o tempo, a avaliação passou a servir também para qualificar os estudantes a entrar no ensino superior. Hoje, instituições de diferentes perfis usam o sistema do Enem como alternativa para seus vestibulares próprios, incluindo faculdades públicas e privadas.

A sua metodologia, dividindo as áreas do conhecimento em quatro categorias (Linguagens e códigos, Ciências humanas, Matemática e Ciências da natureza), bem como a maneira como é implementada, ou seja, uma vez ao ano e contemplando todo o território nacional, faz da prova uma importante ferramenta de democratização do acesso à universidade.

Consequentemente, o Enem permite que o estudante se concentre em apenas um perfil de prova ao longo de sua preparação para ter maiores chances de ingresso. Assim, por exemplo, em vez de ter que prestar inúmeras provas para conseguir uma vaga, como acontecia até alguns anos atrás, agora o candidato pode se preparar apenas para o exame e, no máximo, o vestibular da instituição que deseja cursar, caso ela ofereça essa opção.

Enfim, com essas informações você já sabe que não é somente fazendo o vestibular de cada instituição que é possível garantir sua vaga no ensino superior. Com o Enem, você ganha uma chance a mais para conquistar o seu acesso.

Agora, que conhece as possibilidades do Enem para faculdade particular, não deixe de compartilhar o texto nas suas redes sociais e divulgue o conteúdo.

Facebook Comments

About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ainda mais dicas?

Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.

guia-da-graduacao-ead

guia-da-transformacao-digital

UNIDADE CENTRAL

Rua Lauro Müller, 767 Bairro Santa Maria Chapecó - SC | Contato: (49) 3319-3838 / 89812-214

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | Contato: (49) 3678-8700 / 89896-000

UCEFF Palmital

Av. Irineu Bornhausen, 2045 Bairro Quedas do Palmital Chapecó - SC | Contato: (49) 3319-3800 / 89814-650

Share This