Atualmente, uma das maiores dificuldades que um aluno de curso superior enfrenta é a falta de qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho — ainda mais se estiver recém-formado. Afinal, além dos processos seletivos para um emprego, até mesmo alguns estágios estão exigindo certa familiaridade profissional.

Contudo, como conseguir experiência profissional na faculdade o suficiente para se candidatar pela primeira vez para qualquer um desses dois? Bem, não se preocupe. Saiba que a quantidade de oportunidades para ganhar mais prática no mercado de trabalho são vastas. Basta querer colocar a mão na massa!

Por isso, neste post, vamos contar a você 6 maneiras de se qualificar ainda no começo do curso superior e, com isso, conseguir ficar um passo à frente da maioria dos seus concorrentes. Pronto para começar? Venha conosco!

1. Faça trabalhos voluntários

O primeiro passo para adquirir boa experiência profissional ainda no começo do curso é se candidatar para trabalhos voluntários. Procure por aqueles que têm mais a ver com sua área e, é claro, com você. Por exemplo, se você faz licenciatura em Letras, que tal procurar por monitorias para ensinar disciplinas com as quais você tem mais facilidade?

Saiba que a quantidade de ofertas em atividades desse tipo são altas. Além disso, o melhor de tudo é que elas são tão excelentes quanto um estágio, por exemplo, para treinar sua postura profissional. 

2. Participe de projetos de pesquisa

Uma forma excelente de ganhar experiência profissional e acadêmica é participar de um projeto de pesquisa (seja ele remunerado ou não). Nele, você poderá desenvolver pesquisas de interesse próprio, auxiliar os professores com os projetos deles e, aos poucos, adquirir mais conhecimentos para alavancar sua carreira.

Além disso, lembre-se de que, uma vez que você trabalha com outras pessoas, a sua rede de contatos aumenta exponencialmente. Sendo assim, certifique-se de fazer um bom trabalho para colher excelentes frutos mais tarde, quando estiver na hora de buscar por novas oportunidades e boas recomendações.

3. Trabalhe na faculdade

Sabia que existem outros métodos de ganhar experiência sem precisar sair da faculdade? Basta trabalhar nela! Para isso, procure por cargos como tutorias (uma espécie de monitoria dada por alunos mais experientes) ou até mesmo administrativos (como auxiliar em secretarias, bibliotecas etc.).

A ideia aqui é ganhar mais experiência profissional sem sair do seu local de estudos. Dessa forma, você mantém todas as atividades em um só lugar, otimizando o seu tempo e, é claro, ganhando um dinheiro extra e vários contatos.

4. Dê aulas particulares e monitorias

Umas das melhores formas de conseguir experiência profissional na graduação é usar suas habilidades a seu favor. Se você tem facilidade com alguma disciplina (seja ela ofertada na faculdade ou não), que tal ensiná-la a outras pessoas que têm dificuldades com ela?

Por exemplo, se você está cursando Comunicação e é bom em escrita, que tal dar aulas de gramática ou redação para vestibular? Ou então, se sua matéria predileta é Redação Publicitária, que tal ofertá-la por conta própria a seus colegas de classe que precisam reforçar seus conhecimentos? Assim, você pode trabalhar de forma autônoma, sem depender da faculdade e seus processos seletivos para bolsas de monitoria etc.

Além de conseguir dar aquela turbinada no currículo, essa atividade ainda lhe permite desenvolver algumas práticas profissionais como relacionamentos interpessoais, disciplina, gestão, otimização de tempo e administração das próprias finanças.

5. Participe de empresas juniores

Já ouviu falar dessa atividade? Bem, uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos destinada apenas a estudantes do ensino técnico e superior. Nela, os alunos têm a oportunidade de aprender e exercer várias funções do mundo corporativo como as de gerente, analista e até mesmo presidente.

Esse recurso é extremamente valorizado no mercado de trabalho. Afinal, muitas empresas gostam de contratar pessoas que já colocaram a mão na massa de fato. Para isso, esse tipo de empresa é excelente porque as oportunidades de se desenvolver na carreira praticamente triplicam e, muitas vezes, você sequer precisa sair de dentro da faculdade para isso.

6. Busque por estágios (remunerados ou não)

Nesse tópico, já chegamos a um momento em que suas habilidades estão mais bem trabalhadas e aprimoradas. Nessa altura do campeonato, saiba que fazer um bom estágio é extremamente relevante para seu futuro profissional. Por isso, se você já conseguiu mais preparação com os tópicos anteriores, esse aqui será fichinha.

Acontece que, atualmente, muitas empresas estão ofertando ótimos estágios em função da crise pela qual o país está passando. Assim, elas conseguem pagar um preço justo (na maioria das vezes) ao estagiário e ainda passar mais conhecimento a ele. Contudo, fique atento às ciladas empresariais, viu? Trabalho escravo é coisa do passado!

Além disso, como você já estará inserido em uma organização, as chances de ser contratado assim que se formar (ou até mesmo antes disso) são enormes. Por isso, lembre-se de se esforçar bastante e fazer um bom trabalho.

7. Faça bons contatos

Muitas oportunidades ao longo das nossas vidas aparecem por meio de contatos e indicações. Por isso, faça questão de nutrir boas e importantes relações enquanto estiver na faculdade. Pode ser com professores mais influentes, com palestrantes que a faculdade traz ou até mesmo com colegas de períodos mais avançados que já estão bem posicionados no mundo profissional.

Sendo assim, não deixe de aproveitar todas as oportunidades que surgirem para você, seja durante uma reunião com o orientador ou com os chefes de outros setores do seu estágio. O importante aqui é aumentar sua rede de contatos e, assim, multiplicar suas chances de conseguir um bom emprego.

Viu que conseguir experiência profissional na faculdade não é um bicho de sete cabeças? Colocando essas dicas em prática, você se tornará ainda mais apto a conseguir aquele emprego dos sonhos. Basta se esforçar bastante, e o resto virá de forma natural.

Agora que você já sabe quais caminhos percorrer para ter oportunidades de ingressar no mercado de trabalho ainda na faculdade, que tal assinar nossa newsletter e ficar ainda mais por dentro dos assuntos dessa área?

 

Facebook Comments