Teoria X prática: entenda a importância de aliar esses dois pontos

teoria x prática
6 minutos para ler

Seja qual for a sua área de atuação, saiba que aliar a teoria com a prática é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional. Os conhecimentos são essenciais para ter uma formação completa e para atender às demandas do mercado de trabalho.

Dessa forma, ao optar por uma instituição de ensino superior, é preciso prestar bastante atenção a esse ponto. Isso porque a faculdade deve propiciar o desenvolvimento de ambas as vertentes simultaneamente para que o aluno ganhe experiência e se destaque dos demais.

A seguir, veja qual a importância da teoria x prática, tanto na educação quanto no ambiente de trabalho. Confira!

Qual a importância de estudar a teoria e como isso ajuda na prática?

A teoria é uma parte indispensável para o aprendizado dos estudantes no período da graduação. Por meio dela, o aluno forma as bases do conhecimento sobre a sua área de atuação e direciona sua trajetória no mercado de trabalho. A teoria, diferentemente da prática, pode ser adquirida em livros, textos, artigos, dentre outros meios.

Sendo assim, a teoria é fundamental para a prática profissional, uma vez que aborda uma série de assuntos que serão vivenciados na profissão. Com isso, o estudante aprofunda as informações vistas nas aulas da faculdade, tendo a chance de tirar dúvidas e acumular referências que serão bastante úteis para o seu futuro.

Por que as atividades práticas são importantes na graduação?

As atividades práticas também são cruciais no período da graduação. Aulas em laboratórios, oficinas, programas de extensão, estágios, entre outros, podem fazer com que o aluno desenvolva habilidades e competências importantes para atuar no mercado de trabalho de modo competente e eficiente.

A prática, portanto, é uma maneira de aprender como atuar na profissão escolhida. Ela aprofunda a vivência, o conhecimento e aumenta a possibilidade do estudante aplicar os fundamentos teóricos adquiridos na realidade da prática profissional. Isso ainda permite que o graduando identifique dificuldades e, também, seus pontos fortes em determinadas atividades, o que é extremamente relevante para buscar por áreas de atuação mais condizentes e adequadas ao seu conhecimento.

Teoria x prática: como aliar?

Atualmente, o mercado de trabalho busca por profissionais completos, que tenham o conhecimento necessário para avaliar pontos de vista diferentes e tomar decisões melhor embasadas. Assim, quem consegue aliar a teoria à prática na profissão tende a ser muito mais valorizado por líderes, gestores e pelo mercado de trabalho como um todo.

A tendência é que os empregadores exijam cada vez mais esse perfil de colaborador para assumir cargos elevados e bem pagos, como os de gerência, direção e liderança. Por isso, é fundamental trabalhar ambas as vertentes ainda no período da graduação, dedicando-se a aplicar a teoria das aulas no cotidiano da carreira.

A seguir, veja alguns caminhos possíveis que podem auxiliar você na tarefa de aliar a teoria à prática.

Estágios

Fazer um estágio dentro da sua área de atuação é imprescindível para ganhar experiência e conhecimento e desenvolver competências e uma relação mais prática da teoria vista na graduação. O estágio ainda facilita a entrada no mercado de trabalho, garantindo que o aluno aprenda de maneira mais utilitária sobre os diferentes campos da sua profissão.

Além de tudo, ao participar de um programa de estágio, você estará trocando experiências com colegas de trabalho e terá a chance de aprender atividades que podem ajudá-lo significativamente a alcançar novas oportunidades. Até porque, dependendo do seu empenho, é possível efetivar o contrato de estágio e crescer em uma empresa ou cargo.

Apenas os trabalhos e as aulas da graduação não são suficientes para aplicar o conhecimento adquirido na faculdade. Por isso, se o seu desejo é aprender de forma colaborativa e interdisciplinar, o estágio é um dos caminhos mais rápidos e eficientes para atingir tal objetivo.

Programas de extensão

Os programas de extensão, assim como o estágio, funcionam de modo a complementar os conteúdos abordados no curso superior. O público-alvo geralmente é abrangente e inclui estudantes que estão na graduação, já se formaram e, até mesmo, quem ainda não ingressou na faculdade.

Assim, a oportunidade permite que o aluno acompanhe as atualizações e demandas do mercado de trabalho, desenvolva competências técnicas, humanas e interpessoais, explore temas e conceitos vinculados à sua área de formação, além de aprimorar suas capacidades para sua atuação profissional.

Trata-se, portanto, de um ótimo incentivo para ter mais autonomia nos estudos e, consequentemente, um currículo mais valorizado e diferenciado diante dos empregadores. Com a experiência, é possível se tornar um colaborador melhor e mais apto a enfrentar os inúmeros desafios do mercado de trabalho.

Empresa júnior

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos gerenciada por estudantes que estejam devidamente matriculados em cursos de graduação. Esse tipo de organização contribui para o desenvolvimento acadêmico e capacita os alunos para a atuação no mercado de trabalho.

A associação apenas realiza atividades que estejam diretamente relacionadas com o curso e que façam parte das atribuições da profissão. Todo o trabalho é feito de maneira voluntária e é gerenciado de forma autônoma, sem ligação com a direção da faculdade ou os centros acadêmicos. Por isso, as empresas juniores devem ter a orientação e supervisão de professores ou profissionais especializados do setor para funcionar.

Fazer parte de uma empresa júnior é uma excelente oportunidade para aplicar o conhecimento teórico na prática do dia a dia da profissão. Além disso, estar vinculado a uma empresa júnior pode ser um diferencial no momento de buscar um emprego ou oportunidade de trabalho na sua área.

Ao aliar teoria x prática, tanto na educação quanto no trabalho, o indivíduo tem mais chances de se diferenciar e de alcançar mais e melhores possibilidades de crescimento no futuro. O mercado atual tem valorizado bastante os colaboradores que conseguem aplicar o conhecimento prático aliado à teoria, uma vez que possibilita o desenvolvimento de habilidades, competências e espírito empreendedor, esses que são requisitos essenciais para qualquer profissional de sucesso.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 7 dicas para combinar teoria e prática em uma graduação a distância!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This